Menina pulando

Como ter bons hábitos para ter uma vida melhor

Você deseja mais equilíbrio e tranquilidade em sua vida? Você quer se sentir mais relaxado e ter tempo para você e suas necessidades em vez de correr de uma tarefa para a outra? Tudo isso é possível – com rotinas bem escolhidas.

Neste artigo, vou dar uma olhada nos bastidores e compartilhar minhas rotinas e rituais pessoais com você. Você também aprenderá por que as rotinas são tão incrivelmente poderosas e como você pode usá-las para moldar sua vida da maneira que deseja.

Um vislumbre dos bastidores

Para ser sincero, trabalho muito. Muito muito.

Tenho certeza de que pelo menos meus pais pensam que sou um workaholic. Provavelmente meus amigos também.

Voce esta certo. Há anos atrás de mim trabalhava 7 dias por semana. E todos os dias não tinha apenas as 8 horas habituais, mas significativamente mais. Não me orgulho disso, nem vale a pena lutar por isso.

Não estou dizendo isso para lamentar . Mas porque quero ser aberto e honesto com você. Eu mesma escolhi minha vida cotidiana e adoro meu trabalho. Ou melhor, meus empregos. Talvez você ainda não saiba. soulsweet é meu último projeto de bebê e coração, mas eu já estava mais do que ocupado com meu trabalho autônomo como consultor e coach e meu trabalho como pesquisador no Hospital Universitário em Heidelberg. Muitas vezes tenho ouvido as pessoas dizerem: “Eu nem sei como você faz tudo isso.”

Para mim, isso nunca foi uma questão. Sou uma pessoa cheia de energia e gosto pela ação. Cheio de entusiasmo pelo que faço e um desejo aparentemente interminável de aprender e experimentar coisas novas. Preciso de variedade, adoro diversidade e gosto quando me deparo com desafios. Este sou eu.

Isso – e isso está claro para mim há muito tempo – torna necessário que eu cuide muito bem de mim mesma. Eu tentei muito. Algumas coisas pegaram fogo, outras não.

Mulher na praia
Mulher na praia

Não apenas alimente os outros, mas você também

Nos últimos quatro anos, tenho procurado consistentemente maneiras que funcionem para mim. Há uma razão.

Dou muito, gosto de estar ao lado dos outros e tiro energia disso. No entanto, houve muitos impactos pequenos e grandes em meu ambiente nos últimos anos. Isso significava muitas preocupações e medos, tristeza, muita existência, muita generosidade. Isso desafiou a todos nós – às vezes de forma muito prática por meio de desafios organizacionais, mais frequentemente emocionalmente.

Desta vez deixou muito claro para mim: eu tenho que mudar alguma coisa para que eu sou realmente produtivas (sempre amendoim para mim) e tomar a minha auto- atendimento tão importante quanto todo o resto.

Meu momento chave pessoal

Um dos momentos positivos mais importantes no caminho foi através da minha formação em psicologia positiva , que comecei em 2016. Para concluir o Nível 1 do treinamento, precisávamos, entre outras coisas, de uma tese. Este consistiu na apresentação de casos de coaching ou de um “portfólio pessoal”. Eu poderia facilmente ter escrito os casos de coaching – é meu trabalho diário. Ficou imediatamente claro para mim que o “portfólio pessoal” era o mais desafiador para mim. E aquele do qual eu, pessoalmente, mais me beneficiaria. Então decidi fazer isso.

O portfólio incluiu:

  • Criando um plano para si mesmo com exercícios de psicologia positiva,
  • para realmente implementar este plano, ou seja, incorporar os exercícios na vida cotidiana e segui-los,
  • o uso de questionários (para medir se e o que mudou ao longo do tempo) e
  • preparar e apresentar tudo isso em uma tese escrita e oral.

Eu decidi para encher o meu plano pessoal com exercícios que irão fortalecer a minha consciência e auto- cuidado. Consegui e fiz uma grande diferença desde o início.

Desde então tenho me desenvolvido e me aprimorado muito.

Mas, desde então, também soube que seguir minhas rotinas diárias me permite construir exatamente a quantidade de autocuidado em minha vida diária de que preciso para me sentir enérgica e completamente relaxada . Mesmo quando meu dia ou semana está realmente lotado e super estressante.

A marmota te saúda todos os dias

Quando falo sobre rotinas (ou rituais), refiro-me àqueles hábitos fixos que todos nós, mais ou menos conscientemente, temos em nossa rotina diária. E quem joga a nosso favor ou contra nós.

Se você se jogar no sofá todas as noites depois do trabalho e se deixar levar pela TV de lixo até tarde da noite, isso acabará se tornando uma rotina. Não importa se essa rotina é útil para você ou não.

É exatamente assim que se torna uma rotina se você reservar um tempo para ioga ou meditação todas as noites, guardar o celular e organizar o ritual após o trabalho de uma maneira consciente e relaxante.

Seu cérebro não diferencia entre rotinas boas e más! Se você fizer algo por tempo suficiente e regularmente, eventualmente será executado automaticamente. Você não pensa mais nisso, apenas faz.

Homem correndo
Homem correndo

Rotinas e rituais determinam como você vive, pensa e sente.

“O que você faz todos os dias é mais importante do que o que você faz de vez em quando.” – Gretchen Rubin

Estou firmemente convencido disso. As pequenas ações diárias são muito mais importantes para o seu bem-estar e satisfação do que as grandes ações individuais.

Sem rotinas escolhidas conscientemente, a maioria das pessoas corre atrás de seu tempo e corre de uma tarefa para a outra. Sentir o gosto suave na língua à noite, estar correndo o dia novamente e ao mesmo tempo não ter passado muito tempo com coisas bonitas.

Portanto, é importante que você reflita regularmente sobre si mesmo e sobre suas rotinas e verifique se elas o estão fazendo progredir e o enchendo de força e energia – ou não. Se você notar hábitos ruins ou irritantes, mude-os e livre-se deles! Em este artigo você vai encontrar um guia passo-a-passo

Acredito firmemente que uma rotina conscientemente montada trará a você mais clareza, foco, serenidade e realização. Se você planejar suas rotinas de maneira que sejam boas para o corpo, a mente e a alma, automaticamente se sentirá menos estressado. Você tem menos probabilidade de se esgotar , se sentir entediado com a vida e ficar preso ao modo funcional puro.

Por que as rotinas diárias são tão poderosas

Conheço pessoas que se opõem ao estabelecimento de rotinas e rituais em suas vidas. Eles acreditam que rotinas fixas são enfadonhas e rígidas e limitam sua flexibilidade, criatividade ou espontaneidade. Isso é besteira! O oposto é o caso.

As rotinas trazem exatamente a liberdade de que você precisa.

Porque seu cérebro não precisa tomar certas decisões quando já está perfeitamente claro e treinado o que acontece de manhã, no trabalho ou à noite antes de dormir. É cognitivamente menos estressado (o que é bom porque seus estoques de energia se esgotam e você toma decisões melhores por mais tempo e é mais produtivo ao longo do dia).

Talvez você já tenha tido esta discussão interior consigo mesmo no trabalho: Durante meu intervalo para o almoço , eu deliberadamente me permito o relaxamento de que realmente preciso para passar o dia de trabalho com calma ? Ou eu fico na minha mesa, respondo meus e-mails e enfio algumas mordidas no meu pão dentro de mim?

Menino confiante
Menino confiante
Esse debate interno custa energia.

Energia que você poderia colocar em coisas mais belas e mais importantes.

Mas, uma vez que você tenha transformado a sua pausa relaxante para o almoço em uma rotina, essa pergunta não mais surge. Basta se levantar da sua mesa, dar um passeio ao ar livre ou desfrutar do seu almoço na cantina. Sem ifs e buts.

Para mostrar como a construção de uma rotina é aliviadora em seu cérebro, quero compartilhar com vocês um estudo do livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg .

Nesta foto você pode ver a comparação da atividade cerebral de um rato durante um experimento. Todos os dias, o rato passava pelo mesmo labirinto para receber uma recompensa no final. Depois de apenas uma semana, ela precisava de significativamente menos atividade cerebral para encontrar seu caminho através do labirinto e resolver a tarefa.

Claro, você não é um rato. Mas está provado que o efeito é o mesmo para nós, humanos.

Rotinas bem escolhidas são perfeitas para você, especialmente se você tem uma agenda lotada e um dia a dia estressante. Eles formam o sistema que o ajudará a ser suficientemente autossuficiente e a se organizar bem (o que lhe poupará tempo, que é livre para outras coisas importantes).

Mas isso nunca funciona para mim!

Você provavelmente sabe tão bem quanto eu que não é nada fácil mudar ou reconstruir uma rotina.

Afinal, você vem fazendo exercícios respiratórios no trabalho todos os dias há várias semanas e ainda não se sente mais relaxado. Ou você tem trabalhado em sua autocompaixão por um tempo e, no entanto, o crítico interno continua batendo e jogando insultos em você.

Você está tentando – por que não vê nenhum efeito?

Porque sua curva de progressão não é linear, é exponencial. Se você fizer algo para relaxar todos os dias, não ficará um pouco mais relaxado a cada dia.

Isso parece abstrato, e é por isso que é mostrado claramente novamente aqui:

Quando você começa a construir rotinas positivas, não acontece muita coisa por um tempo. Isso é irritante porque gostaríamos de nos livrar de todos os nossos maus hábitos da noite para o dia e substituí-los por bons. Mas é assim mesmo.

Em algum momento, o ponto de viragem virá. No momento em que você percebe que seus esforços estão realmente valendo a pena. Graças aos seus exercícios respiratórios, você pode ficar relaxado em um dia estressante de trabalho. Quando você cometer um erro, trate-se com amor e compreensão, em vez de se castigar. O que você tem trabalhado nas últimas semanas está finalmente valendo a pena. Depois de tanta conquista, é claro que é mais fácil manter a rotina.

A partir daí, as coisas realmente vão para cima! Tão silenciosa e silenciosamente quanto sua curva de progresso balança à sua frente no início: se você ficar nela por tempo suficiente, ela sobe ainda mais abruptamente! Sua nova rotina tem um efeito cada vez mais positivo em você e em sua vida – e você sentirá esses efeitos cada vez mais.

Garanto-te: a tua perseverança vale a pena!

Menina feliz
Menina feliz

Algumas das minhas rotinas que mais me ajudam

Trabalhei em minha rotina matinal por um tempo particularmente longo . Ele contém atividades muito diferentes que me fortalecem, trazem-me energia e equilíbrio e o tempo que eu sempre quis. Basicamente, minha rotina matinal consiste em muitas pequenas rotinas e rituais individuais.

Eu faço essas coisas de manhã, porque como diz o ditado: como você começa o dia, é assim que vai ser.

Além disso, fiz a experiência de que muitas vezes não conseguia colocar a maioria das coisas importantes para mim à noite. Agora me levanto a tempo, por exemplo, para tomar café da manhã em paz, para ter tempo no banheiro, para meditar ou para praticar ioga. Definir uma intenção para o meu dia e reservar um tempo para ler algo, ouvir um podcast inspirador ou me educar.

Mas minha rotina matinal não é a única coisa que eu ritualizei …

Vou para a cama dentro de uma determinada janela de tempo e durmo 7 horas todos os dias . Me acostumar com essa rotina foi muito difícil porque eu dormia apenas 2 ou 3 horas por noite para fazer tudo. Eu fui capaz de mantê-lo e meu alto nível geral de energia ainda me ajudou durante os dias. Mas sinto a diferença, estou muito mais equilibrado. Curiosamente, também não tenho permissão para dormir muito mais, porque senão fico muito pior.

No início da minha jornada de trabalho, tenho uma visão geral das minhas tarefas e as priorizo ​​de uma certa forma para que no final não faça o que me propus a fazer com todos os e-mails ou telefonemas. Tenho uma ordem clara no processamento das tarefas. Durante este tempo estou focado e não me permito ser distraído. No final de cada dia, há uma pequena revisão e uma crítica positiva do dia no meu diário.

Presto atenção aos intervalos regulares, pequenos e grandes, durante o dia de trabalho, para me sentir em forma e acordar novamente (em vez de trabalhar como antes e derramar litros de café em mim).

Eu arrumo todos os dias à noite – a ordem externa e interna andam de mãos dadas.

Essas não são, de forma alguma, todas as minhas rotinas. Mas talvez eles o inspirem e mostrem que hábitos muito diferentes podem minimizar seu estresse e trazer serenidade e tranquilidade. Se você quiser ainda mais ideias e inspiração, dê uma olhada neste artigo  . Nele, vou mostrar 9 maneiras pelas quais você pode desacelerar a vida cotidiana. 

Minha arma secreta com a qual asseguro a implementação de minhas resoluções

Existe uma bala de prata quando se trata de estabelecer minhas rotinas e novos hábitos. Um diário de bala. O que é isso? )

Comecei meu primeiro diário com marcadores há dois anos. Eu amo papel, bons artigos de papelaria e gosto de ser criativo. Para mim, criar sozinho tem um caráter meditativo – ou seja, calmante.

Para mim, o diário com marcadores não é apenas meu cronômetro e planejador de tarefas, mas o ponto de partida para minhas rotinas e garantia de minha sustentabilidade. Infelizmente, minha autodisciplina é uma força adormecida – e no passado muitas vezes tive problemas para entrar e me agarrar a ela.

No meu diário, posso não apenas registrar meus planos, mas também rastreá-los e verificar se estou indo bem (ou mal). Aos poucos, a resolução se torna rotina.

Você tem vontade de fazer algo assim agora? Então dê uma olhada neste artigo . Existem 6 idéias inspiradoras de bullet journal para mais autocuidado em sua vida cotidiana esperando por você.

Como desenvolver rotinas perfeitas e sob medida para você

Na melhor das hipóteses, você agora deseja desenvolver rotinas e rituais úteis para si mesmo. Isso seria maravilhoso!

Como as rotinas diárias criam consistência para você, elas o ajudam com seu tempo e autogestão e o apoiam a estabelecer hábitos promotores de saúde em sua vida.

Mas como isso funciona exatamente? Como você desenvolve uma rotina sob medida para você? Estas são as melhores etapas a serem executadas:

  1. Decida qual rotina você deseja desenvolver
  2. Descreva o porquê: Por que você deseja estabelecer essa nova rotina? O que você espera disso?
  3. Limpe suas rotinas atuais!
  4. Faça um brainstorm de ideias que você adoraria apresentar e que devem se tornar parte de sua nova rotina.
  5. Reduza a lista para 3 a um máximo de 5 itens.
  6. Descreva a rotina o mais especificamente possível.
  7. Vá em frente e faça!

Com o boletim informativo para este artigo, enviei um guia de 7 páginas para todos os assinantes do Soulspirations, um verdadeiro guia passo a passo para o desenvolvimento de novas rotinas. Com dicas específicas, exemplos e espaço para preencher.

Esses extras e guloseimas são regulares. Se você quiser se beneficiar com isso no futuro, cadastre-se aqui .

Espero que este artigo o convença do poder que os rituais e rotinas podem ter em sua vida e o inspire a desenvolver hábitos úteis para si mesmo. Quero, pelo menos, encorajá-lo a prestar mais atenção às suas rotinas e hábitos diários. Porque tenho certeza de que com algumas mudanças simples você já pode criar grandes efeitos para si mesmo.

Escreva-me nos comentários

  • Qual é a sua rotina perfeita?
  • Que tipo de hábito (s) incômodo (s) você tem atualmente e dos quais gostaria de se livrar?
  • Como você garante que implementará suas resoluções a longo prazo?

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