Menina na janela

Como ter mais confiança e esperança no futuro

Que sentimentos você tem na área do estômago quando pensa sobre o seu futuro? Você está confiante, otimista e animado com o que está por vir? Ou você se sente bastante desconfortável? Você está inseguro, duvidando ou ponderando sobre o que coisas ruins podem acontecer com você?

Se você se identifica com a segunda variante, este artigo foi feito para você. Quero mostrar como você pode desenvolver expectativas mais otimistas e positivas para sua vida. Como substituir seus medos, inseguranças e dúvidas por autoconfiança, confiança e esperança.

Como isso deveria funcionar?

É simples: trabalharemos juntos na sua maneira de pensar. Pensamentos positivos e otimistas são a pedra angular. Eles são a base para você se empenhar para enfrentar certos objetivos, enfrentar ativamente os problemas e se sentir melhor em geral.

É importante para mim não apenas fazer promessas vazias e frases de paz e alegria ao longo do caminho. Porque para mim, ser confiante e otimista significa, além de uma convicção interior correspondente, na segunda etapa tornar-me realmente ativo e agir. Não apenas girando os polegares. Mas para tomar o seu futuro em suas próprias mãos, autodeterminado e alinhado com seus objetivos. Portanto, um verdadeiro treinamento de confiança está esperando por você neste artigo :-). Vamos começar imediatamente.

Menina rezando
Menina rezando

O que significa estar confiante

Ter confiança e esperar o melhor tem muito a ver com otimismo. Com essa atitude positiva em relação ao futuro, não me refiro a caminhar pela vida com óculos cor de rosa e ignorar os lados mais sombrios da vida (que definitivamente estão lá).

No entanto, como uma pessoa confiante, você escolhe conscientemente querer ver o que é positivo. E direcionar seu foco para o que está indo bem e não para o que está faltando e pode dar errado.

Mesmo que algo não dê certo, pessoas esperançosas não se deixam cair, apesar dos desafios ou contratempos .

Eles sabem que 1) as experiências “negativas” fazem parte da vida tanto quanto as positivas e que 2) às vezes são necessárias para poder apreciar e desfrutar as coisas maravilhosas que a vida lhes proporciona ou para se desenvolverem mais .

Basicamente, os otimistas presumem um bom resultado. Eles acreditam que a vida é a favor e não contra eles.

Você pode imaginar que ter uma atitude alegre e positiva em relação à vida terá um efeito imediato em seu humor.

Porque você não dá estressores desnecessários e banais de sua vida cotidiana (por exemplo, estar preso em um engarrafamento, perder o próximo trem, etc.) o poder de abalar sua satisfação interior . Se você conseguir encarar a vida com uma espécie de curiosidade positiva ou, pelo menos, uma abertura ou uma atitude benevolente, de aceitação e aceitação, mesmo em situações estressantes, você automaticamente ficará muito mais relaxado e satisfeito no aqui e agora .

Sim, eu sei: é sempre mais fácil pensar positivamente do que realmente pode ser implementado

Em muitos artigos, já dei a você valiosos impulsos que o ajudarão a treinar esse tipo de pensamento confiante. Aqui você pode descobrir, por exemplo, como se tornar um otimista, aqui como a psicologia positiva pode ajudá-lo e aqui como é importante se destacar e, às vezes, dizer não. Ah, e claro, não quero negar a gratidão como a ferramenta de felicidade final de você.

Também recomendo que você se lembre de seus sucessos. De todos os desafios que você superou até agora. Nós os varremos para baixo do tapete muito rapidamente e os honramos e celebramos muito pouco. Ele imediatamente lhe dá um impulso positivo se você se permitir reconhecer a si mesmo, seus sucessos e conquistas na vida.

Além disso, pense cuidadosamente sobre as pessoas com quem você passa seu tempo. O ambiente ao seu redor tem uma forte influência sobre se você é positivo ou negativo.

Nós, humanos, tendemos a nos ajustar ao “nível de consciência” dos outros. Se você só lida com reclamantes e pessimistas, em algum momento você se concentrará cada vez mais rapidamente em tudo que não está indo bem, no que lhe falta, no que você poderia criticar ou criticar.

Portanto, é melhor procurar modelos de comportamento, ou seja, pessoas que tenham um carisma admirável e positivo. Quem diz sim à vida e quer aproveitá-la. Porque isso afeta você diretamente!

Como última dica, mais simples e eficaz, posso dar-lhe o seguinte: Escolha uma atitude positiva. E de forma bastante deliberada e com força total.

Porque, no final das contas, continua sendo uma questão de sua perspectiva e de sua vontade. Você quer acreditar no positivo da vida, no sucesso, no futuro desenvolvimento e na qualidade de vida ou não?

Homem correndo
Homem correndo

Como pensar e agir andam de mãos dadas

Ser confiante não o ajuda apenas a lidar com fatores estressantes e situações difíceis do presente. Mas também para dominar melhor o seu futuro.

Como assim?

Se você está convencido de um bom desenvolvimento, automaticamente se torna ativo (mais). Você é corajoso (mais), toma decisões claras e permanece capaz de agir.

Deixe-me explicar isso com mais detalhes. Você provavelmente conhece pessoas, seja no ambiente de trabalho ou no círculo de amizades, com quem as coisas não poderiam ir melhor. Uma promoção ou aumento salarial atrás da outra, um pedido do parceiro dos sonhos e agora o casal feliz pode se mudar para a casa dos pais que querem ir para o exterior por mais tempo. Mesmo que ache difícil de acreditar imediatamente: nem tudo “simplesmente acontece” com você.

Como designer de sua vida, você tem um impacto em suas experiências e oportunidades

Se você pensar positivamente e presumir que coisas positivas acontecerão com você, você poderá ver isso imediatamente. Você tem um carisma mais positivo e fala de acordo. Isso, por sua vez, atrai automaticamente outras pessoas (positivas), experiências e encontros em sua vida. Você age de maneira muito diferente de alguém que é pessimista. Todos esses são fatores que, em última análise, aumentam a chance de que algo realmente positivo aconteça com você.

Deixe-me explicar isso com 1-2 exemplos

Digamos que você tenha uma entrevista para um emprego que sempre quis. Definitivamente fará diferença se você abordar o assunto com confiança, se você acredita em si mesmo, em seus talentos e habilidades e está convencido de que é a pessoa certa para o trabalho. Ou se você implicitamente pensa que não pode realmente fazer isso, que no final eles deveriam contratar outra pessoa e há alguns que seriam mais adequados.

A decisão a favor ou contra você como “candidato” depende muito menos de fatos e qualificações “objetivos” do que de sua atitude, sua presença, seu carisma. Apenas como você age e o que você diz ou pergunta. Tudo isso é amplamente determinado pelo fato de você abordar algo com confiança ou, melhor, com ceticismo, desconfiança e medo.

Vamos dar outro exemplo. Você está solteiro há um bom tempo (digamos, 4-5 anos). Não voluntariamente, porque você quer um parceiro ao seu lado. Novamente, vamos jogar com duas perspectivas e abordagens diferentes. (Por favor, admita um pouco de exagero …)

Variante 1: Depois de alguns encontros malsucedidos, você desistiu, sinta pena de si mesmo e diga a si mesmo que vai morrer sozinho.

Variante 2: você sabe que ainda não encontrou o certo, mas isso não significa que ele não exista. Tudo tem seu tempo e você tem certeza que mais cedo ou mais tarde haverá um final feliz no amor para você também.

Quais são as consequências comportamentais dessas duas visões?

Você saberá onde estou chegando. Uma pessoa da variante 1 tende a se esconder em seu apartamento, a enxugar, a se encontrar com menos frequência, a não andar pelas casas com seus “amigos do casal”, a andar pelas ruas e sua vida cotidiana com os olhos “fechados”. Já a pessoa 2 estará aberta a possíveis encontros, fará muito com os amigos, ampliará seu círculo de amizades e ousará se dirigir a estranhos.

O que você acha: qual pessoa tem mais probabilidade de em breve estar em uma parceria feliz e gratificante ?!

Menino confiante
Menino confiante

Espero ter conseguido mostrar a você com esses exemplos que, pela maneira como você pensa, tem uma influência direta sobre o que acontece com você na vida.

Você influencia e molda muito ativamente – em uma direção ou outra. Tudo começa com seus pensamentos. Eles levam a certos comportamentos que você assume com base em seus pensamentos. E assim finalmente acontece no sentido de uma profecia autorrealizável, como Henry Ford reconheceu há muito tempo:

Quer você pense que pode ou não, você certamente terá razão.

Vamos ser realmente práticos. Afinal, prometi treinamento de confiança. Mas era importante para mim que você entendesse a interação e a interligação de: pensamento positivo / confiança >> comportamento apropriado >> consequências / consequências desejáveis ​​no futuro.

Como você pode treinar especificamente sua confiança? Como você consegue realizar suas próprias idéias e visões com a ajuda de uma alegre expectativa de futuro?

Para que você possa entrar em ação imediatamente, gostaria de apresentar a Teoria da Esperança, de Charles Richard Synder, um psicólogo americano que já faleceu.

Charles Richard Synder enfatiza em sua teoria que por trás da confiança e da esperança existe uma intenção, uma intenção. A esperança, conforme entendida por Snyder, motiva você a perseverar; ele mobiliza energias. Portanto, não se trata apenas de se entregar a fantasias positivas. Mas para ficar ativo. O ingrediente-chave que torna possível essa definição de confiança baseada em ação: metas.

3 maneiras baseadas na Teoria da Esperança de Snyder

Snyder define confiança e esperança como a maneira como você pensa sobre seus próprios objetivos.

Ele estava convencido de que você, como pessoa confiante, está determinado a atingir seus objetivos (os chamados “objetivos”) e que acredita em alcançá-los. Se você acredita nisso, é a teoria dele, você também pensa sobre os meios e maneiras de atingir esses objetivos (“Pensamentos do Caminho”). E desenvolva estratégias e planos apropriados (“pensamentos de agência”) para colocar seus objetivos em prática.

Eu gostaria de explicar essas 3 etapas e maneiras para você novamente com mais detalhes ou explicar o que você deve fazer com os componentes individuais para que seu treinamento de confiança possa desenvolver seu efeito.

Etapa 1: saiba o que você quer – defina seus objetivos

Antes de tomar as medidas adequadas para garantir que sua vida se desenvolva de acordo com seus desejos e ideias, primeiro você precisa saber como deve ser uma vida pela qual valha a pena lutar – em pequena e grande escala.

Para se aproximar da sua visão de vida, pergunte-se o seguinte: “Se eu acordasse amanhã e cada vida fosse possível, como seria?”

Pense no máximo de detalhes possível.

Onde voce moraria Como seria sua casa, seu apartamento? Quem estaria ao seu lado Com quem você passaria seu tempo? Que atividades você faria? Em que trabalho você trabalharia? Ou o que você faria no total?

Como você pode ver nas subquestões, provavelmente é mais fácil lidar com diferentes áreas (família, trabalho, lazer / passatempos, amigos, local de residência e arredores, saúde) e formular objetivos específicos para a área. Podem ser objetivos grandes e de longo prazo, bem como objetivos pequenos e simples. Dentro das metas, você pode formular mudanças (por exemplo, eu gostaria de dedicar mais tempo à ioga) ou descrever a continuação de um estado, as chamadas metas de inventário (por exemplo, quero manter meu curso de ioga semanal no futuro).

Os diferentes objetivos serão importantes para você de maneiras diferentes. Se desejar, você também pode priorizar por numeração ou algo semelhante. Não há limites para você – formule e organize as metas de uma forma que pareça certa para você. Certifique-se de formular as metas positivamente – afinal, sua visão de vida deve motivá-lo e preparar o caminho ideal para passos mais próximos.

Melhores dicas para ser feliz
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Sua tarefa para a etapa 1:

Pegue uma ou duas folhas e anote seus objetivos. Talvez você queira embelezar suas folhas de visão com lápis de cor, desenhos, citações ou adesivos? Projetos e objetos belamente projetados fazem seu coração bater mais rápido e você prefere ver sua obra de arte com um olhar entusiasmado. Você também pode ativar sua veia criativa e artística – você precisa dela para a etapa 2 ;-).

Para que tudo fique claro, peço que escolha (e marque) um dos objetivos que foram anotados. Com este objetivo, você executará as próximas etapas. Em princípio, não importa qual você escolher. Pode ser uma meta que você considere particularmente boa ou particularmente importante no momento. Ou que, com uma visão otimista, você considere viável no momento. Um que evoque um sentimento particularmente bom em você ou que contenha a solução para um problema urgente no momento.

Para mostrar a você as próximas duas etapas em particular, gostaria de apresentar um exemplo neste ponto. Uma grande amiga minha acabou de terminar os estudos e está prestes a dar o grande passo para entrar na vida profissional. De muitos outros objetivos possíveis, “um início de carreira bem-sucedido” é atualmente considerado o mais importante para ela. É por isso que vou voltar a ele mais tarde como uma ilustração para você – lembre-se :-).

Etapa 2: como você poderia chegar lá – pensando de maneiras

Agora que você sabe para onde ir, a próxima pergunta é como você pode chegar lá da maneira mais rápida e eficiente possível.

Portanto, trata-se de gerar o máximo de ideias e estratégias possíveis.

Se você olhar para seus objetivos, certamente notará rapidamente que objetivos diferentes também contêm pontos de partida muito diferentes para sua realização. Portanto, não há solução mágica para esta etapa.

Em qualquer caso, vai ajudá-lo a explorar sua abertura e criatividade e tentar expandir seus espaços de pensamento. Quanto mais possibilidades você pensar, melhor. A classificação só ocorrerá mais tarde. Realmente não há limites para sua imaginação aqui. Pelo contrário: quanto mais absurdas e malucas as ideias parecem, melhor. Então você pode realmente enlouquecer mentalmente.

Uma olhada em seu passado também pode ajudá-lo nesta etapa. Pense em quais estratégias e procedimentos você usou até agora, ou seja, quais já levaram ao sucesso. Talvez você possa usar alguns aspectos dela para atingir seus objetivos agora. Mas você também pode obter insights valiosos e experiências de aprendizado de seus “fracassos”. Por exemplo, você sabe que a) não deve mais agir da mesma maneira e pode b) pensar sobre como é possível atingir seu objetivo com sucesso com mudanças mínimas. Quanto mais detalhadamente você analisar as “situações de falha”, mais informações você pode obter e usar para atingir seus objetivos e tomar sua decisão.

Sua tarefa para a etapa 2:

Deixe sua imaginação correr solta . Anote todos os cursos de ação que vierem à mente e que possam aproximá-lo de seus objetivos.

Dica extra: um mapa mental é particularmente adequado para esta fase de brainstorming.

Não se trata de censurar ou avaliar suas ideias agora. Tente realmente derrubar as cadeias e paredes mentais e não cortar o pensamento emergente pela raiz com: “Não vai funcionar de qualquer maneira, não vai funcionar.” Não há limites para sua imaginação.

Menina com sorriso
Menina com sorriso

Em seguida, tente algum tipo de teste mental na próxima etapa.  Experimente as diferentes maneiras de atingir seus objetivos da maneira mais concreta possível em sua imaginação. Preste atenção em quais abordagens você tem um sentimento positivo e onde ainda há um problema ou podem surgir dificuldades ou obstáculos. É importante que você permaneça flexível: nada é definido em pedra. Você coletou apenas ideias que podem ser corrigidas novamente durante a implementação real.

Depois de ter trabalhado com todas as opções em sua cabeça, agora é hora de decidir (pelo menos por enquanto), ou seja, decidir sobre um determinado método de atingir seus objetivos. Então você está bem preparado para a próxima e última etapa.

(Se for difícil para você: ouça seu instinto! Se você se sentir dentro de si mesmo, certamente será capaz de detectar uma tendência.)

Etapa 3: Motivação para se tornar ativo: desenvolver a capacidade de agir

Depois de decidir sobre uma estratégia e um plano de ação específicos, você está pronto para começar. Uma parte essencial da última etapa é se convencer de que seguirá com sucesso o caminho que escolheu para atingir seu objetivo.

Portanto, é importante que você tenha crenças internas apropriadas prontas para motivá-lo e apoiá-lo.

Em psicologia, chamamos isso de expectativa de autoeficácia, ou seja, a convicção de que você alcançará um resultado ou uma ação por conta própria, com base em suas próprias competências e habilidades. Uma espécie de autoconfiança.

Esse sentimento, a crença em você mesmo, é importante em todas as fases da realização de seu objetivo.

No início, dá-lhe uma espécie de impulso motivacional e ajuda-o a “entrar no pote”. Se você está no caminho de alcançar seus objetivos, uma mentalidade apropriada o ajudará a aceitar feedback e a permanecer flexível no procedimento posterior. Em particular, porém, a autoconfiança e a autoeficácia são importantes quando surgem obstáculos no caminho para a meta. Porque então você será capaz de persistir, apesar dos contratempos ou períodos de vacas magras, e não se deixar abater.

Sua tarefa para a etapa 3:

Certifique-se de falar consigo mesmo de uma maneira encorajadora, motivadora e amigável e, assim, fortalecer sua autoconfiança e sua capacidade de agir. Pense em frases que você pode dizer a si mesmo nos vários estágios de cumprimento de metas, como:

  • “Eu farei.”
  • “Eu acredito em mim.”
  • “Eu confio em minhas habilidades e talentos.”
  • “Eu não serei interrompido.”
  • “Eu posso fazer isso.”

Escreva as frases em cartões de índice que você carrega com você. Quanto mais você os puxa para fora em sua vida cotidiana e, assim, se lembra de suas crenças internas, mais fácil e rápido você internaliza esse pensamento. É mais poderoso e eficaz quando você lê o pensamento em voz alta para si mesmo e se olha no espelho nos olhos (mesmo que seja um pouco estranho no início). Então você está bem preparado para os primeiros passos.

Você chegou ao final do treinamento e do artigo. Eu realmente espero ter sido capaz de convencê-lo de quanto você se beneficia com a construção e construção de seus músculos de confiança. Para seu presente e seu futuro.

Escreva-me sobre as perspectivas em seu pensamento que surgiram após a leitura do artigo. Que momentos de aha você teve? E, por favor, deixe um comentário se você tem as ferramentas certas à sua disposição com os passos práticos para iniciar e criar com confiança e entusiasmo pela vida. quais são os próximos passos? O que você escreveu nas 3 etapas consecutivas?

Aguardo seus comentários e relatórios. Como sempre, escreva-os sob o artigo nos comentários.

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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