Como ter mais força mental – Parte 01

Não seria maravilhoso se as grandes tempestades da vida apenas ricocheteassem em você? Se você pudesse lidar facilmente com crises e golpes do destino? E mesmo os numerosos mini-estressores em sua vida cotidiana não podiam mais irritá-lo – seja seu chefe colérico ou seus filhos loucos?

Se você está pensando agora “continue sonhando – como isso deve funcionar”, você está no lugar certo. Porque mesmo que você não acredite em mim agora: você não precisa de superpoderes desumanos para isso. Mas apenas a capacidade de ativar seus recursos internos quando forem necessários. E, assim, para expandir sua resiliência psicológica: para promover a resiliência.

Neste artigo e no da próxima semana, quero dar uma olhada nas pessoas resilientes com você: Quais habilidades e atitudes interiores são particularmente fortes nelas? Como você consegue dominar sua vida cotidiana estressante com todos os seus altos e baixos com tanta confiança?

Recomendo enfaticamente que você dê uma olhada em algumas dessas maneiras de pensar e se comportar. Porque eles o aproximam muito de uma vida feliz e livre de estresse. Vamos fazer uma jornada de descoberta juntos : em quais áreas de resiliência você já está bem posicionado? Em que áreas devemos promover sua resiliência e buscar juntos como podemos dar um passo adiante?

O que distingue as pessoas resilientes – os 8 campos de competência

Muitos pesquisadores têm se debatido com a excitante questão de quais propriedades e comportamentos estão ocultos por trás da nova palavra mágica resiliência. E, acima de tudo, para obter insights sobre como você pode impulsionar sua promoção de resiliência o mais rápido possível. Como você provavelmente pode imaginar, surgiram algumas idéias e conceitos modelo que são mais ou menos semelhantes. Mesmo que a pesquisa sobre resiliência ainda seja muito nova e os pontos de partida sejam diferentes, agora existem fatores muito claros que estão relacionados à capacidade de sobreviver às tempestades da vida ileso e sair mais forte delas.

Eu gostaria de apresentar a você oito áreas de resiliência. 7 campos de competência são baseados nos pilares da resiliência desenvolvidos pelos dois psicólogos americanos Andre Shatté e Karen Reivich. Eu adicionei um oitavo campo de competência, o apoio social. Isso está provado ser um dos fatores de resiliência mais importantes.

Como não quero esperar que você percorra todos os campos de competência em um único artigo, mas é muito importante para mim que você os leia com atenção, decidi dividi-los. Nesta semana e na próxima, você conhecerá quatro áreas de resiliência.

Mas agora informações preliminares suficientes – vamos finalmente começar: Quais são os primeiros 4 de um total de 8 fatores que o ajudam a lidar (mais) de forma construtiva com as tensões e exigências pessoais e profissionais? Quais competências as pessoas resilientes construíram e treinaram? O que caracteriza as pessoas mentalmente fortes?

Menina liberta
Menina liberta

Área de competência 1: controle de emoção

Não devemos esquecer que os pequenos sentimentos são os grandes mestres da nossa vida, aos quais obedecemos sem sequer nos darmos conta.
Vincent van Gogh

Com esta citação, Vincent von Gogh expressa muito bem o poder de suas emoções e sentimentos. O que você provavelmente já viu algumas vezes. Por exemplo, em situações em que você decidiu permanecer calmo e relaxado. No entanto, onde você então se deixa ser completamente guiado pelas emoções emergentes. Se o seu parceiro não tiver lavado a máquina de lavar louça novamente, embora você tenha feito um orçamento. E você grita com ele assim que ele destranca a porta e entra no seu apartamento. Quando sua namorada te chama para sua festa de aniversário e você deixa uma resposta desafiadora e ofensiva. Sem saber por que ela não pode vir.

A maneira “certa” de lidar com seus sentimentos: recuperar o controle da situação

Quais são as características das pessoas resilientes? É porque eles não sentem nenhuma emoção negativa, como raiva, ciúme, mágoa e decepção? Oh sim, eles definitivamente querem! E isso é uma coisa boa, porque seus sentimentos negativos têm tanto direito de existir quanto os positivos e são pelo menos tão importantes. Portanto, não deve ser seu objetivo suprimi-lo, porque você não entende nada disso. Exceto que em algum ponto eles vão contra-atacar com força concentrada.

Mas as pessoas resilientes são muito boas em perceber suas emoções negativas. Você consegue ter uma meta perspectiva de si mesmo e de seus sentimentos. Na próxima etapa, eles tomam as contramedidas adequadas para que se sintam melhor novamente. Eles também não ignoram seus sentimentos ou tentam não senti-los. Em vez disso, eles lidam com isso e tentam chegar à raiz do problema.

Isso soa familiar para você?

Deixe-me explicar usando o exemplo de agora. Muito simplificado, é claro, mas tenho certeza de que você verá o que quero dizer em um momento. Então: Ok, você está loucamente bravo com seu parceiro e pode arrancar a cabeça dele agora mesmo. Antes de sair da pele, respire fundo e tente não reagir imediatamente. Distraia-se. Não, não batendo nas portas ou sabendo o quê. Em vez disso, faça algo que seja bom para você. Tome uma xícara de chá, tome um banho ou faça algo sozinho. E então, quando você desce e não está mais borbulhando como um vulcão, você se pergunta por que está tão chateado e o que o faz subir na palmeira.

Quando estiver animado, você pode calmamente buscar uma conversa à noite, explicar seu ponto de vista a ele e explicar que o comportamento dele o incomodou. Fale sobre seus sentimentos e atenda às suas necessidades. No final, escreva um pedido. Isso aumenta a probabilidade de ele ceder, mostrar compreensão e atender aos seus desejos no futuro. E evita que a noite termine em cascatas de gritos.

O controle da emoção também significa: perceber as coisas positivas

Pessoas resilientes são dotadas de outra qualidade positiva no que diz respeito ao controle de suas emoções. Você é capaz de se concentrar não apenas no negativo, mesmo em situações difíceis e resilientes (por exemplo, estresse permanente percebido). Mas ainda perceba coisas positivas e coloque-se em um estado emocional agradável. Por exemplo, na volta do trabalho para casa, curtir as lindas flores na beira da estrada (mesmo que fosse um péssimo dia de trabalho), perceber o sorriso de um transeunte e admirar a exuberante alegria das crianças brincando. Como resultado, apesar do dia, eles abrem a porta do apartamento com um sorriso.

Resumindo: pessoas resilientes conseguem gerar mais sentimentos positivos do que negativos e, ao regular seus sentimentos, equilibram seu estado de espírito.

E você Você está bem posicionado no campo do controle emocional?

Imagine uma escala de 0 a 100. Você deve se avaliar nesta escala. 0 significa “iniciante” (que ainda não tem) e 100 significa “já um profissional pleno para lidar com suas emoções”, que não precisa mais promover resiliência nessa área. Onde você estaria localizado?

Com as seguintes perguntas você pode verificar como está indo no momento:

-Como você pode se recuperar emocionalmente de perdas e / ou derrotas?
-Você pode induzir emoções positivas de forma consciente e regular e saboreá-las?
-Você consegue perceber e analisar seus sentimentos de forma diferenciada? (ou seja, você pode dizer exatamente o que está sentindo em vez de apenas ser capaz de dizer “bom” ou “ruim”)
-Você se dá bem com situações que têm um alto grau de ambigüidade e incerteza?
– Você é capaz de sentir suas emoções sem ser oprimido por elas permanentemente?

Menina pensando
Menina pensando

Área de competência 2: Otimismo realista

Pessoas resilientes cultivam uma certa atitude interior: a convicção de que as coisas podem e vão dar certo novamente. Isso não significa que eles vejam tudo através de lentes cor de rosa. Ou negue que existem fases e momentos difíceis na vida. Mas as pessoas resilientes acreditam que sempre há “uma luz no fim do túnel”.

Diga adeus às reclamações e concentre-se no lado positivo

Essa convicção lhes dá coragem, confiança e força para tirar o melhor proveito, mesmo em momentos difíceis e difíceis. Pessoas resilientes conseguem romper com uma visão geralmente negativa das coisas. Eles simplesmente não acreditam que a vida é “um vale de miséria” ou “não significa isso bem para eles” (“Por que sempre eu?”). Sua avaliação realista da realidade permite que ela descubra um senso de propósito e algo positivo em cada situação. O copo está meio cheio e não meio vazio.

Vamos aplicar essa maneira de pensar à vida real. Por exemplo, há alguns dias conversei com alguém que tinha EM (esclerose múltipla). Você certamente pode imaginar que, após tal diagnóstico, você não pulará em nuvens rosadas. Como se isso não bastasse, seu marido se separou dela.

O que ela me disse? Que ela vai lutar para passar. Ela percebeu que isso não a fará cair no desespero depressivo. Ou se transformar em um pessimista e de agora em diante só ver tudo na cor preta. E que, apesar desses contratempos, ainda existem coisas bonitas o suficiente para fazer a vida valer a pena. Ela quer dar um passo de cada vez. Agora pense neste dia. E ela diz uma frase de encorajamento que lhe dá confiança. Ao mesmo tempo, ela sabe que a EM vai piorar aos poucos. E prepare-se para isso.

Este é um comportamento resiliente: aceitar o que está no momento e ainda olhar com otimismo e alegria, mas ao mesmo tempo de forma realista para o futuro. Porque não ajudaria você a minimizar sua situação difícil e estressante e esperar coisas no sentido de um sonho que nunca acontecerá. Isso apenas os impediria de lidar com eles mesmos e com seus sentimentos negativos de medo, que neste caso são inteiramente apropriados.

E agora vem minha pergunta para você novamente. O que você diria? Você está realisticamente otimista ? Ou talvez um otimista que sonha desesperadamente ou mesmo um pessimista?

Em uma escala de 0 a 100 por cento, onde você se colocaria? Para descobrir até que ponto devemos aumentar a sua construção de resiliência nesta área, você pode se perguntar se você …

… acredito que as coisas vão acabar bem no final.
… aproveitar as oportunidades que surgirem.
… pense que você vai superar as dificuldades com sucesso.
… você tende a ver tudo através dos famosos óculos cor de rosa e superestima seus sucessos, mas subestima os riscos.
… avalia as fases difíceis da vida como temporárias.

Menina com sorriso
Menina com sorriso

Área de competência 3: Apoio social

Mesmo que o fator suporte social não apareça no conceito dos 7 pilares de Andre Shatté e Karen Reivich, qualquer pesquisa sobre estresse, bem-estar e satisfação aponta para a importância crucial desse recurso. Acho que você pode confirmar isso com apenas um único olhar sobre sua vida. Quando coisas e eventos importantes estão pendentes em sua vida, você geralmente não os faz sozinho, mas junto com outras pessoas. Como ser social, você está sempre inserido em uma rede de relacionamentos. Na melhor das hipóteses, esses relacionamentos são bons para você. Isso te fortalece, te dá força. Incentive-se e com quem você pode facilmente “se divertir”. Se sim, então parabéns. Porque o apoio social e bons relacionamentos agem como um amortecedor contra eventos negativos,

Além da função de aliviar o estresse, as relações sociais funcionais fazem uma coisa acima de tudo: te fazem feliz. Portanto, eles representam recursos em ambas as direções.Recursos que pessoas resilientes usam particularmente bem. Você tem uma rede social maior e mantém relacionamentos mais positivos e intactos. Além disso, eles são capazes de encerrar relacionamentos negativos e, portanto, ocupam ainda mais tempo com pessoas importantes e individuais.

Manter relações sociais só é possível com muito tempo? Erro!

Uma coisa é certa: à primeira vista, não é tão fácil cuidar de seus contatos sociais quando você tem uma agenda lotada. Mas posso lhe garantir: você tem tempo para manter suas relações sociais, mesmo que agora esteja se perguntando como e, acima de tudo, onde deve acomodar isso agora. Porque esse é exatamente um equívoco comum por muitos: Você precisaria de muito tempo (livre) (que infelizmente não tem) para estar ao lado de seus entes queridos e mostrar-lhes seu afeto.

Imagine que seu colega traz seu café favorito, seu chefe agradece na próxima reunião de equipe na frente da equipe reunida ou seu parceiro lhe escreve uma carta adorável. Com todos esses comportamentos, você se sentirá confortável; são sinais de apreço. Isso exigia que outras pessoas fizessem coisas que lhes custavam muito tempo? Dificilmente provável. Não precisa ser assim. Você também pode usar pequenos gestos e comportamentos (adequados à sua agenda lotada 😉) para mostrar às outras pessoas que você é importante para elas. Quem não utiliza esse recurso e grande fonte de felicidade e não investe tempo e esforço na manutenção do relacionamento social está perdendo muito.

As relações interpessoais também existem para serem utilizadas!

Talvez você também conheça alguém que pensa que você sempre tem que fazer tudo sozinho? E é orgulhoso demais para pedir ajuda, mesmo quando precisa desesperadamente dela? Imagine que seu colega extremamente competente e ambicioso recebesse um pedido urgente de seu chefe uma hora antes do final do dia. Em princípio, ela sabe muito bem que nunca, jamais conseguiria fazer isso sozinha. E por dentro, ela está, em primeiro lugar, incrivelmente irritada, em segundo lugar, totalmente desesperada e, em terceiro lugar, ela não sabe o que fazer agora. Em vez de perguntar a si mesmo ou a outra pessoa, no entanto, ela age externamente como se tivesse tudo sob controle. Resultado: ela faz 3 horas extras e entra em seu apartamento à noite, exausta e de mau humor. Quando ela vai para a cama pouco tempo depois, é claro, desligar e dormir está fora de questão.

O que eu queria deixar claro para você com este exemplo? Que é extremamente importante que você se atreva a usar sua rede social para ajudar, principalmente em situações de emergência. Mostre suas verdadeiras emoções, diga-lhes aberta e honestamente como você é e inclua-as. Só assim pode desenvolver-se o efeito protetor e edificante do apoio social.

Amigas juntas
Amigas juntas

Como está o seu suporte social? Que valor você daria a si mesmo em nossa escala imaginária de 0 a 100?

Estas perguntas aqui lhe darão uma pista de onde você está:

-Você regularmente reserva tempo suficiente para manter suas relações sociais ?
-Você tem pessoas com quem pode conversar com benevolência sobre sua vida cotidiana, seus sentimentos e seu bem-estar?
-Há pessoas que você conhece que têm o seu apoio, aconteça o que acontecer?
-Você também usa seu suporte social existente e contata seus entes queridos, mesmo quando você realmente precisa dele e isso o aliviaria?

Área de competência 4: análise causal

Você está de mau humor há três dias seguidos. Você descobriu sobre seu mau humor? Você definitivamente deve fazer! Porque se você não analisa onde está a origem do seu mau humor ou dos seus sentimentos em geral, você não pode tomar as decisões e medidas corretas para mudar algo.

Pessoas resilientes mostram um alto nível de autorreflexão . Isso permite que eles identifiquem corretamente as causas dos contratempos e os estados emocionais negativos associados. Eles pensam em muitas soluções e estratégias de ação potencialmente possíveis que restauram seu bem-estar. Assim, você não assume o papel de vítima , mas torna-se ativo de maneira autodeterminada e, portanto, permanece capaz de agir.

Saiba o que você realmente quer: por que você deveria se olhar mais de perto

Deixe-me explicar isso com mais detalhes. Imagine ter uma discussão com seu parceiro. É sobre o seu relacionamento que não está indo muito bem ultimamente. Quando você considera qual poderia ser a causa, você pensa principalmente em coisas que o incomodam nele e em comportamentos a seu respeito que, na opinião dele, são responsáveis ​​pela desaceleração no relacionamento. Você joga para ele que ele só vive para o seu trabalho. No momento em que você assume esta postura de censura – o que você acha, que reação obtém do seu parceiro? Dificilmente um perspicaz – em vez disso, ele tentará se justificar (na verdade, “para proteger a si mesmo e sua autoestima”).

No entanto, se você tivesse dedicado tempo para analisar e descobrir qual desejo está realmente por trás de sua acusação, sua conversa teria se desenvolvido de forma muito diferente. Seu verdadeiro objetivo é passar mais tempo com seu parceiro. Se você sabe de onde vem sua excitação emocional, você pode fazer a coisa certa na próxima etapa: diga honestamente ao seu parceiro que sente falta dele e que não (sempre) deseja compartilhá-lo com o trabalho dele. Então, a noite da discussão poderia ter se tornado uma noite aconchegante e a probabilidade de muitas mais no futuro teria disparado ;-).

Talvez você também tivesse se perguntado se seu parceiro e o comportamento dele são a fonte de seus sentimentos. Você pode ser desencadeado por crenças ou antigos padrões e anseios que nada têm a ver com seu parceiro, mas onde você deve fazer mudanças para você mesmo, em vez de transferi-las para seu parceiro.

Pessoas resilientes, portanto, sabem por meio de sua constante auto-análise como o coelho funciona dentro delas.

Assim, eles conhecem seu piloto automático mental, sabem sobre seus críticos internos , seus condutores e as armadilhas de pensamento em que sempre gostam de cair (como personalizar (“Algo me acontece …”), generalizar (“Tudo sempre é ruim .. . ”) Ou catastrofizante (” Um pequeno contratempo é um desastre absoluto “)). Reconhecido?

Aqui também estou interessado (e espero que você também): Qual é sua pontuação (de 0 a 100) no campo de competência de análise causal?

Pense nisso: até que ponto …

… você reflete sobre suas experiências e tira conclusões delas?
… você é capaz de analisar problemas de forma criativa e pragmática?
… você se questiona, sua atitude e seu comportamento de forma autocrítica (sem andar em círculos!) E percebe que existem outros pontos de vista e possibilidades além dos seus?
… você conhece seu programa de controle implícito? Seus próprios drivers e automatismos que podem dificultar sua vida?
… você lida conscientemente exatamente com esse piloto automático mental?

Você chegou ao final da primeira parte. Apresentarei os outros 4 campos de competência em um segundo artigo na próxima semana. Portanto, é tão emocionante! Espero que você já tenha uma imagem melhor de pessoas mentalmente fortes do que antes. E uma primeira impressão de onde precisamos começar mais intensamente em sua própria promoção de resiliência.

Esta semana você recebe uma pequena tarefa de observação. Afinal, você deve usar o que leu teoricamente para sua vida cotidiana. Para cada um dos 4 campos de competência descritos, procure uma pessoa em seu ambiente que já tenha um comportamento forte e resiliente nessa área e observe como ela age em quais situações. Com um campo você pode já ter alguém em mente, com o outro você tem que trabalhar um pouco mais. Claro, você também pode atuar como um protótipo para um dos campos de competência se sua pontuação estiver acima da média. Então, sua função é observar-se durante a semana em relação aos comportamentos descritos.
Estou extremamente curioso para ver se e como você terá sucesso nesta tarefa desafiadora e ficaria muito feliz em receber relatórios, observações e histórias em um comentário.

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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