Como ter mais força mental – Parte 02

Os termos resiliência e força mental estão crescendo. E com razão, em minha opinião. Porque a capacidade de enfrentar as crises e manter a calma quando há um incêndio o protege de ataques à sua felicidade pessoal e permite que ela cresça ainda mais. Um olhar mais atento às características das pessoas resilientes definitivamente vale a pena para você!
Em seu caminho para mais força mental, você deve antes de tudo fazer uma coisa: pensar cuidadosa e intensamente sobre si mesmo. 
E é exatamente isso que quero ajudá-lo a fazer. Vamos dar uma olhada juntos: O que já está do meu “lado da resiliência”? E o que ainda falta para uma gestão ativa e saudável de crises e desafios? No artigo da semana passadaApresentei a você as primeiras quatro áreas de competência para pessoas resilientes. Os outros quatro virão hoje.

Você está pronto para embarcar em um processo interno e se desenvolver ainda mais? Então vamos começar!

Área de competência 5: Expectativas de autoeficácia

Autoeficácia é uma palavra complicada que alguns psicólogos criaram. Mas: É TOTALMENTE central se você deseja desenvolver sua força mental!

A expectativa de autoeficácia significa sua expectativa pessoal de acreditar que pode dominar situações e tarefas exigentes por meio de suas próprias ações.

Pessoas resilientes aceitam potenciais gatilhos de estresse como um desafio. Porque eles conhecem suas habilidades e pontos fortes e confiam em suas habilidades. Pela expectativa de alta autoeficácia, apresentam mais fôlego e disposição para se esforçar mesmo diante de contratempos e obstáculos.

Como isso aparece na vida cotidiana? Vamos supor que você tenha filhos e sua filha esteja na puberdade infame, o que você também está sentindo. Embora você tenha um relacionamento muito bom e íntimo com ela até agora, não conseguiu abordá-la por algumas semanas. E isso seria realmente necessário, porque o desempenho escolar deles caiu drasticamente. Em geral, ela tem uma estação chuvosa permanente, ela parece abatida e sem ânimo. Você está começando a ficar realmente preocupado. Se você conversar com ela sobre isso e perguntar o que está acontecendo, ela apenas bloqueará ou dará respostas atrevidas e ríspidas.

Embora a situação pareça incrivelmente difícil e estagnada à primeira vista, é importante que você não ceda e pare de falar com sua filha. Porque é exatamente isso que uma alta expectativa de autoeficácia significa: estar convencido de que faz diferença se você faz algo e age (por exemplo, busca a conversa repetidamente) ou não. NÃO importa se você deixa tudo “ir” ou se você se mantém firme e cuida de sua filha. Mesmo que não pareça ter nenhum efeito à primeira vista.

Menina bonita
Menina bonita

Seja ativo e aja de forma independente

Ser auto-eficaz também significa que é VOCÊ quem enfrenta ativamente o problema. Não me entenda mal neste ponto: isso não significa necessariamente que você deva forçar sua filha em nosso exemplo fictício a lhe contar o que está acontecendo. Força mental também significa reconhecer quando é mais produtivo envolver outras pessoas e talvez até delegar tarefas. Em nosso exemplo, isso pode significar falar com o parceiro e determinar como proceder juntos. Talvez ele ou ela possa controlar melhor sua filha. Ou você decide, se as coisas continuarem assim, ir a um centro de aconselhamento educacional para fazer as suas necessidades e obter dicas.

Pessoas mentalmente fortes também são fundamentalmente mais abertas à mudança: seu senso de autoeficácia (isto é, de influência e controle sobre as coisas) permite que não deixem que o medo de eventos futuros as domine. Força mental não significa não ter medo. Mas significa lidar ativamente com esse medo e não se render a ele indefesa. Pessoas resilientes têm um conhecimento realista de suas forças e limites pessoais. Eles dizem a si mesmos: “Posso encontrar maneiras de resolver meus problemas e controlar a mim mesmo, meus sentimentos e meu bem-estar.”

Onde você se colocaria na escala de expectativa de autoeficácia de 0 a 100? Tente se avaliar quando 0 significa que sua expectativa de autoeficácia está totalmente no porão e 100 significa que sua  expectativa de autoeficácia é muito alta. 

Para facilitar a sua avaliação, tenho algumas perguntas para reflexão, como na primeira parte deste artigo :

  • Você está convencido de que pode influenciar desenvolvimentos que afetam você e seu ambiente imediato por meio de suas próprias ações?
  • Você acredita que pode (normalmente) fazer tudo o que se propôs a fazer?
  • Você cresceu por meio de experiências e desafios difíceis e, como resultado, você se desenvolveu ainda mais?
  • Você se encoraja e reafirma a si mesmo e sua capacidade de lidar com situações difíceis e enfrentá-las?

Área de competência 6: orientação para metas

Se você não tem metas, corre o risco de se sentir vazio por dentro e se questionar sobre o significado o tempo todo. O significado do seu trabalho ou mesmo o significado da sua vida. Você está menos motivado e, na pior das hipóteses, não tem impulso.

Pessoas resilientes sabem da importância dos objetivos e visões para o futuro. Você permite que eles o guiem, o motivem a agir e se esforçar constantemente para crescer e se desenvolver. A principal razão pela qual conseguem fazer isso é porque têm uma imagem clara e realista do que desejam alcançar. Eles concentram e focam suas energias em realizar esses objetivos aqui e agora. Se você conseguiu isso, você desfrutará do seu sucesso e olhará para trás com satisfação e verá o que foi alcançado .

A arte de ficar ligado – mas também saber quando é o suficiente

Força mental não significa, entretanto, perseguir esses objetivos a qualquer preço. Pessoas resilientes também podem desistir quando chega a hora. Mas, enquanto este não for o caso, não se distraia. Mesmo que haja contratempos que o desviem de seu objetivo, continue perseverando nele. Ou tenha paciência quando se trata de uma meta que só aos poucos conseguem alcançar, por falta de tempo. Em vez de desistir desmotivados, eles estabelecem janelas de tempo específicas que usam de forma vinculativa para trabalhar nessa meta e seguir em frente.

Vou explicar isso a você com um exemplo em que a probabilidade é alta de que você se sinta abordado ;-). Digamos que você tenha tomado a decisão de se exercitar mais no futuro. Como a força mental se mostraria aqui?

Bem, um primeiro passo importante é que você avalie a si mesmo e sua “carreira esportiva” de forma realista: Se você não pratica nenhum esporte há anos, não pode esperar que se transforme em um atleta de ponta em 3 semanas. Portanto, escolha uma meta desafiadora, mas viável, como: Vou me exercitar por pelo menos 45 minutos duas vezes por semana – seja de bicicleta, dar uma caminhada ou nadar. Se você conseguir fazer isso por várias semanas: Fique orgulhoso de si mesmo e satisfeito com seu desempenho antes de continuar com uma expansão do programa de esportes, se necessário. Mesmo que leve vários meses antes de você notar algum progresso: fique atento – isso é força mental e comportamento resiliente.

Moça em meditação
Moça em meditação

Estabeleça metas que farão você crescer pessoalmente

Uma orientação para metas elevadas não significa que pessoas resilientes corram incansavelmente de uma visão para a outra e precisam de um sentimento de realização como garantia de felicidade e auto-estima. Talvez você tenha visto o filme “From Business to Being” ? Lá Rudolf Wötzel, um ex-banqueiro de investimentos que deixou o emprego após um esgotamento severo, descreve como foi perseguido de uma meta a outra por anos (do ensino médio à formatura, entrada no emprego, progressão na carreira). Ele usa a comparação com o alpinismo. Durante anos, ele lutou para escalar montanhas de que dificilmente gostava. Apenas para perseguir um pico após o outro.

Este tipo de orientação de meta não é o objetivo. Em vez disso, trata-se de definir metas que o farão crescer pessoalmente. Talvez um objetivo que esteja de acordo com seus valores. Uma meta pela qual você também deve se esforçar. É sobre metas que você gostaria de definir para si mesmo. Não aqueles que são trazidos a você com base em expectativas externas. Pessoas resilientes gostam de definir metas dessa forma e dos processos de aprendizagem e desenvolvimento resultantes que lhes permitem desenvolver plenamente seu potencial.

E quanto a você? Você está bem posicionado na orientação de metas de campo de competência? Que pontuação (de 0-100) você se daria aqui?

Eu diria um bem alto se …

  • … você gosta de definir objetivos para si mesmo e torná-los realidade. Você não se importa se ficar um pouco mais difícil.
  • … você pode facilmente adaptar ou alterar seus planos e planos de forma flexível, se a respectiva situação assim o exigir.
  • … você não perde de vista seus objetivos, mesmo na presença de distrações ou obstáculos.

Área de competência 7: Controle de impulso

Alguém está frustrando seus planos na reta final. Você está tão  bravo que você revida. Embora você saiba secretamente que agir afetivamente geralmente não é a melhor ideia.

É claro que essa atuação indomável também pode se relacionar com você. Por exemplo, quando você se agride porque algo que se propôs a fazer não deu certo.

Controle seus próprios impulsos com autodisciplina

Você precisa ter a capacidade de controlar os impulsos em muitas situações. No caso descrito acima, por exemplo, evita que você expresse suas emoções intensas, como a raiva, sem controle. Ele o ajuda a domar emoções que surgem violentamente. O controle de impulso também o ajuda quando você deseja perseguir um objetivo e surgem todos os tipos de distrações. Como o seu eu interior mais fraco , por exemplo , que quer convencê-lo do contrário. Ela então garante que você não o deixará vencer, mas que não perderá de vista seu objetivo e continuará a persegui-lo.

Pessoas resilientes são capazes de controlar seus impulsos dentro e fora de situações de pressão no sentido de seus objetivos definidos. Eles usam estratégias para organizar a si mesmos e seu comportamento. Essa autodisciplina permite que eles concluam as coisas com total concentração, apesar das distrações. Mesmo que demore um pouco mais. Força mental também significa reconhecer que você não pode colher louros direta e imediatamente por cada comportamento. É fundamental que você esteja pronto para ficar sintonizado e que tenha disciplina para fazê-lo a longo prazo.

Como você pode imaginar isso? Suponha que você queira perder peso. Como você mesmo sabe que sua dieta não é exatamente a mais saudável, está decidido a mudá-la. Você foi a uma nutricionista com quem elaborou um plano nutricional. Você resistiu bem por uma semana, mas na segunda semana eles vieram despreparados: desejos de comida! Você fica fraco e se dá bem com meia barra de chocolate (o que, é claro, não aparece em nenhuma parte do seu plano alimentar).

Mulher descansando
Mulher descansando

O controle do impulso não significa ser excessivamente rígido consigo mesmo

Como a força mental é mostrada na forma de controle de impulso? Em primeiro lugar, não há sentido em se rebaixar e dizer a si mesmo que você não pode fazer nada e que não pode fazer de qualquer maneira. Em vez disso, encoraje-se e diga a si mesmo que tal lapso não acontecerá com você no futuro – mas que algo assim é totalmente humano. Afinal, você se alimentou dessa maneira por anos; então você não pode esperar que seja excluído com o apertar de um botão.

Em segundo lugar, não desista só porque você sofreu um revés, não consegue ver o progresso imediatamente e está passando por momentos difíceis. Força mental em termos de controle de impulso significa: Não se deixe distrair e desviar do curso. Supere o seu eu interior mais fraco – nem tudo na vida é fácil para você imediatamente.

Pessoas resilientes tornam mais fácil para si mesmas cumprir com o estabelecimento de rituais, por exemplo. Eles aliviam seu cérebro e ajudam você a controlar seus impulsos. Nesse caso, por exemplo, sempre que você sentir vontade de comer, pode colocar fones de ouvido e ouvir sua música favorita. Ou beba um copo d’água – também enche o estômago. Esses rituais ajudam a controlar os próprios impulsos e pessoas mentalmente fortes sabem sobre o poder de tais rituais, que os apoiam em situações difíceis.

Você consegue controlar bem seus impulsos? Qual valor de escala (0-100) melhor descreve seu nível atual neste fator de resiliência?

Essas perguntas o ajudarão a descobrir:

  • Você consegue resistir ao impulso de jogar algo quando nada sai de acordo com o planejado?
  • Você percebe conscientemente todos os seus impulsos, mas ainda não deixa que eles determinem você?
  • Você é capaz de regular seus sentimentos e pensamentos por si mesmo?
  • Você tende a ceder ao primeiro impulso? Ou você consegue verificá-los antes de agir?

Área de competência 8: empatia

Pessoas resilientes são mestres da empatia. É fácil para eles sentir empatia pelos pensamentos e sentimentos das outras pessoas.

Empatia ou empatia descreve a arte de ouvir e compreender seu interlocutor. Significa colocar os “óculos” do outro. Se você conseguir mergulhar no mundo dele, também achará muito mais fácil entender as conclusões, motivos e ações resultantes.

Coloque-se no lugar do outro – mesmo que seja difícil

Claro, a empatia é fundamentalmente necessária e torna os contatos interpessoais mais fáceis para você. Mas torna-se especialmente desafiador quando a empatia é exigida em situações estressantes. Ou quando há uma diferença de opinião ou durante um conflito. Supondo que você tenha uma vaga no trabalho que está procurando secretamente há muito tempo. Seu chefe também sabe sobre esse desejo. Ele já prometeu que manterá seus interesses em mente.

Quando o cargo fica vago, você sente sua chance e tem certeza de que finalmente conseguirá o emprego dos seus sonhos. Afinal, seu trabalho tem estado impecável ultimamente. Você estava extremamente comprometido e motivado. Do contrário, você é o candidato perfeito para isso. Certa manhã, ao entrar no escritório, você descobre que seu chefe cedeu o cargo a um candidato externo. Você está – compreensivelmente – extremamente desapontado e magoado. E com raiva de seu chefe.

Força mental significa não permitir que os sentimentos negativos o levem embora. Porque isso arruinaria seu trabalho e você vai para o escritório permanentemente de mau humor. Que pena, porque você passa muito tempo lá Se você “explorar” a capacidade resiliente de empatia em tal situação, você se perguntará sobre “as boas razões do seu chefe”, apesar dos sentimentos negativos. Isso significa não apenas pensar: “Que merda, espere, você verá o que você ganha com isso.” Pessoas resilientes tentam entender como os outros pensam e agem, mesmo em tais situações de conflito. Então, eles estariam procurando os motivos pelos quais seu chefe decidiu contra você e a favor de outra pessoa. Talvez ele pense que é importante que suas tarefas continuarão a ser realizadas por uma pessoa confiável e competente como você? Ou talvez o outro candidato fosse ainda mais adequado para o cargo?

dalai-lama
dalai-lama

Empatia como atração interpessoal

Como o exemplo esperançosamente deixou claro, seu alto nível de empatia ajuda as pessoas mentalmente fortes a perceberem seus sentimentos, colocá-los sob controle e controlá-los. Também torna mais fácil construir e manter relacionamentos com outras pessoas. É lógico. Se você puder ouvir bem, mostrar respeito ao seu interlocutor e responder com atenção e empatia a ele, você será visto como uma pessoa solidária. Então, outras pessoas querem estar perto de você e ter algo a ver com você. Seja na vida privada ou profissional – um alto nível de empatia torna mais fácil para você estabelecer e manter contatos interpessoais. E aumenta a probabilidade de relacionamentos de longo prazo, bem-sucedidos e de alta qualidade, nos quais você se sinta confortável, compreendido e seguro.

Você se descreveria como uma pessoa empática?

Novamente, peço que você atribua a si mesmo um valor entre 0 e 100 depois de ter pensado nas seguintes questões para reflexão:

  • Você é capaz de perceber e se ajustar aos sentimentos e pensamentos dos outros?
  • Você diria que conhece bem as pessoas e pode confiar em sua intuição sem hesitar?
  • Você é um bom ouvinte e as pessoas ao seu redor costumam pedir conselhos?
  • Você está realmente tentando entender o que está preocupando a outra pessoa ou o que a faz se comportar? Também ou especialmente em situações complicadas e difíceis?

Como você pode usar todo esse conhecimento para si mesmo?

Agora você conhece as 8 competências que as pessoas mentalmente fortes possuem e que lhes permitem superar crises e desafios. Para que você possa usar isso para si mesmo e para sua vida significativa e autodeterminada, recomendo uma auto-reflexão extensa como o primeiro passo. Aproveite o tempo para responder com calma às perguntas que eu elaborei para você para cada área de competência. Se quiser, você também pode pedir a outras pessoas sua avaliação externa. Uma perspectiva externa costuma ser bastante útil.
Depois de fazer esse inventário, você saberá quais habilidades pode utilizar ativamente nos esforços diários. A melhor coisa a fazer é se perguntar especificamente como você pode usar essa força e habilidade na próxima vez que surgir um problema.

Você também sabe quais dessas características úteis são menos pronunciadas em você e quais parafusos de ajuste você tem se quiser desenvolver ainda mais sua força mental.

Na semana passada, dei a você uma pequena tarefa de observação, que você também deve fazer melhor para as competências apresentadas aqui. Isso significa: Encontrar um profissional para cada área de competência da resiliência que já esteja bem desenvolvido. Tente descobrir como eles agem em diferentes situações e como essa habilidade se faz sentir. Se você acha que está bem posicionado nesta dimensão, é claro que você está convidado a se examinar cuidadosamente.

Qual é o seu registro geral de resiliência?

E é claro que estou curioso (de novo): quais são as duas habilidades nas quais você obteve a pontuação mais alta, quais são as duas habilidades nas quais você obteve a pontuação mais baixa? Já que eu planejo vidas no Facebook e também artigos específicos nas áreas individuais de competência, seria ótimo se você me explicasse em um comentário. Então, posso apresentar dicas e exercícios particularmente úteis para essas áreas de competência, que o ajudarão a desenvolver suas habilidades nessa dimensão no futuro. Estou ansioso para isso :-).

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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