Mulher no mar

Como usar o sistema biológico para reduzir o estresse

Você anseia por paz interior e equilíbrio? Você tem a sensação de estar constantemente tenso? Isso está batendo em você de fora todos os dias? Se você perder a calma e a serenidade, não é apenas por causa do estresse e da tensão. Basicamente, não é o seu estresse que o está incomodando. Provavelmente, a verdadeira causa é que você estava fora de compasso. Do ritmo natural de tensão e relaxamento.

Não é o seu estresse em si que é o problema

Você provavelmente está pensando agora: ah, claro – posso sentir em meu próprio corpo que espirais de pensamento, pressão, dúvidas e preocupações não são nada boas para mim! Você está absolutamente certo e também é mais do que plausível. Porque seu corpo muda para o modo de perigo durante o estresse e os hormônios correspondentes garantem que você mobilize todas as suas reservas disponíveis. Claro que é exaustivo.

O problema não é esse estado “alto” em si, mas o fato de que você não consegue mais encontrar um canal para liberar a energia ativada. Você não consegue “desacelerar” e ficar mais ou menos “estressado”, mesmo que já tenha passado o momento que colocou seu sistema de estresse em alta.

Esse é o problema.

Que você está em um certo (e muito alto) nível de excitação interna o tempo todo. Em outras palavras: que sua tensão não seja seguida de relaxamento.

Portanto, se você gostaria de passar pela vida com um nível mais baixo de estresse básico e deseja mais paz interior apesar do estresse, deve garantir que as fases de estresse sejam seguidas por fases de não estresse, ou seja, fases de recuperação. Isso é pelo menos tão importante quanto tentar reduzir seus estressores e estressores externos.

Familia unida
Familia unida

Paz interior apesar do estresse? É tudo sobre o ritmo

Tudo em nossa terra segue um certo ritmo. Quer seja a mudança das estações, a vazante e a vazante da maré ou o dia e a noite – tudo flui e está em constante movimento.

Seu corpo também tem um ritmo biológico completamente natural que você pode imaginar como um movimento de onda. Inspire e expire. Adormecer e acordar. Tensão e relaxamento. Tudo natural.

Infelizmente, muitas pessoas se tornaram bastante desequilibradas. Principalmente quando se trata das fases de tensão e relaxamento. Isso então custa a paz interior. É hora de mudar isso!

Com este artigo, gostaria de apoiá-lo para restaurar sua paz interior e tornar-se mais resistente a todas as influências externas negativas que fluem em você todos os dias. Aprenda como seus sistemas simpático e parassimpático trabalham juntos em seu corpo, o que exatamente isso tem a ver com sua experiência de estresse e quais estratégias você pode usar para recuperar seu equilíbrio interior – apesar do estresse.

Seu corpo cuidará do estresse para você – se você deixar

Você tem dois sistemas em seu corpo que tentam trazer equilíbrio e um ritmo saudável todos os dias. O simpático e o parassimpático. Talvez a campainha toque para você agora e você se lembre de uma de suas aulas de biologia * assustadora *.

Não se preocupe, você não precisa mergulhar muito no assunto ;-). Mas também tem uma contrapartida física e uma razão pela qual ando por aí com o equilíbrio e a alternância de tensão e relaxamento. Porque sua experiência de estresse é amplamente determinada pelo fato de os sistemas simpático e parassimpático trabalharem juntos sem problemas.

Se sua interação funciona para que um equilíbrio dinâmico seja estabelecido. Ou se eles estão descompassados, ou seja, um dos dois sistemas está em operação contínua enquanto o outro não está sendo usado.

Simpático e parassimpático – seu sistema de estresse biológico

As duas partes agem como oponentes – no jargão técnico: antagonistas.

Como você pode imaginar isso?

Simpático: ativação, fornecimento de energia e ação

O sistema simpático basicamente coloca seu corpo em um estado de maior consciência, alerta e prontidão para fugir. Portanto, é ativo quando você está muito tenso, tem algum tipo de dor ou está sob estresse e tensão. Ajuda você a sobreviver incólume a momentos estressantes e a lidar com eles.

Como exatamente ele faz isso?

O sistema nervoso simpático garante que os batimentos cardíacos e a respiração se aceleram, a pressão arterial aumenta e as pupilas dilatam. Seus pulmões trabalham mais para bombear mais sangue para todos os músculos.

Ao mesmo tempo, ele estrangula o suprimento de sangue para todos os órgãos atualmente “sem importância” que você normalmente não precisa em combate ou na corrida (você se lembra de seus ancestrais – tigres dente-de-sabre, etc.). Isso inclui seus intestinos, incluindo todo o trato digestivo ou o fígado. É por isso que você raramente sente sede ou fome em momentos de alto estresse e gosta de “esquecer” de comer, beber ou ir ao banheiro.

O foco do seu corpo é completamente diferente nessas situações. Seu sistema imunológico também é desligado em segundo plano. É por isso que você é muito mais suscetível a todos os tipos de doenças em tempos de estresse, mas especialmente resfriados e infecções semelhantes à gripe, como tosse, coriza ou dor de garganta.

Mas isso não é tudo: seu sistema nervoso simpático garante que os hormônios do estresse adrenalina e noradrenalina sejam liberados por meio de uma certa ativação de suas glândulas supra-renais para manter o alto nível de energia e, assim, seu corpo na ponta dos pés. Portanto, ajuda você a lidar bem com situações estressantes ou tensas.

Idealmente, o sistema nervoso parassimpático entra em ação após essa fase de esforço externo e interno. Seu trabalho é garantir que você desça novamente, entre em equilíbrio. Você pode pensar na atividade do sistema nervoso parassimpático como uma espécie de programa de recuperação e proteção.

Menina fantasiada
Menina fantasiada

Sistema nervoso parassimpático: repouso, regeneração e proteção

Ele traz seu corpo de volta ao descanso após o momento estressante. Por exemplo, ele garante que sua freqüência cardíaca diminua e sua pressão arterial baixe novamente. Ele literalmente pisa no freio (depois que o seu sistema simpático se certifica de que o acelerador está pressionado).

Ao mesmo tempo, estimula toda a atividade digestiva: estimula todas as glândulas e músculos do trato digestivo, na esperança de recarregar o corpo. Todo o seu processo digestivo é estimulado para acelerar a ingestão de energia.

Isso também explica por que você pode enfiar toneladas em si mesmo após um evento estressante, como um exame ou uma palestra importante ;-). Seu corpo retira nutrientes de sua comida, entre outras coisas, que pode usar na forma de energia.

O objetivo do seu sistema nervoso parassimpático não é fornecer energia de curto prazo, mas reconstruir os estoques vazios de energia. Portanto, torna possível, em primeiro lugar, que seu sistema simpático possa recorrer a um estoque de recursos e energia bem abastecido ao enfrentar desafios.

Mas não foi só isso. O sistema nervoso parassimpático instala um mecanismo de proteção real para protegê-lo da melhor maneira possível de doenças.

Seu sistema nervoso parassimpático o protege de doenças relacionadas ao estresse

Por muito tempo, médicos e cientistas presumiram que você corria um risco maior de contrair doenças se seu sistema simpático estivesse hiperativo, ou seja, seu corpo estivesse permanentemente sob tensão e corrente.

Hoje sabemos que a interação entre o sistema nervoso simpático e parassimpático é particularmente importante para o seu estado de saúde e bem-estar. Em linguagem simples: se você relaxar mais e levar mais tempo para se regenerar, não se importará de ter “mais” estresse. Porque seu sistema nervoso parassimpático poderia facilmente obter energia novamente durante as fases de descanso, que agora está disponível para você.

No entanto, se você não reservar um tempo para recarregar as baterias, seu corpo terá que “tirar proveito do vazio” desde o início – é claro, cada menor evento externo que for diferente do planejado se tornará um estresse extremo para você.

Você corre um risco muito maior de adoecer se o seu sistema parassimpático não estiver mais funcionando de maneira adequada e regular. Porque então os programas de proteção do próprio corpo não podem mais funcionar, o que o protege de inflamação e pressão alta. Isso é exatamente quando você está propenso a “sintomas de estresse”, como resfriados, indigestão, problemas de estômago e assim por diante.

Deixe-me explicar o que essa percepção significa para você e sua experiência estressante

Portanto, se você deseja reduzir sua experiência de estresse, deve verificar se a interação entre os sistemas nervoso simpático e parassimpático está funcionando bem para você.

Claro, sua exposição externa pode ser muito alta. Faz todo o sentido que você veja as medidas que pode tomar para reduzir esse fardo. Por exemplo, com tempo apropriado ou estratégias de gerenciamento de pensamento .

Para criar o equilíbrio interno crucial, é particularmente importante que você trabalhe seu “lado parassimpático”, ou seja, acumule seus recursos e sua capacidade de relaxar ao mesmo tempo.

E isso só funciona se você der ao seu corpo uma chance de desligar. Porque só então seu sistema parassimpático pode fazer seu trabalho. No entanto, se você está sob constante fogo, exponha-se a um momento estressante após o outro e não se permita uma pausa, apenas seu sistema simpático estará ativo 24 horas por dia.

Essa distribuição desigual de trabalho, é claro, não ficará sem consequências em seu corpo a longo prazo. Com estresse constante, todo o seu sistema biológico é reconstruído e a cooperação é organizada inteiramente em torno da atividade simpática.

O que isso significa e como você percebe isso? Seu sistema nervoso simpático ataca muito mais rápido, fica à espreita permanentemente, é altamente sensível. Você é muito mais rápido para responder a potenciais gatilhos de estresse. O que não o estressou anteriormente, você de repente acha super irritante e ultra exaustivo.

Satisfação
Satisfação

Uma interação que funcione bem como garantia de mais paz interior, apesar do estresse

Para a maioria de nós hoje, a lista de tarefas se enche sozinha. As montanhas de trabalho ou compromissos que queremos cumprir Portanto, o simpático sempre tem algo a fazer.

E é ainda mais importante que você neutralize conscientemente esse desequilíbrio potencialmente automático. Coloque muito “peso” no lado parassimpático para que a balança de estresse-relaxamento possa recuperar o equilíbrio.

Principais fatos para ir

Qual foi o aprendizado com a excursão biomédica? Eu resumi o conteúdo essencial que você definitivamente deveria levar com você, de forma breve e nítida.

1. Seu corpo é feito para o estresse e o estresse por si só não é o problema

Você absolutamente não tem seu sistema simpático em vão. Uma certa quantidade de tensão e estresse é bom para você. Isso irá encorajá-lo a ser produtivo, criativo e de forma positiva.

Se você está sendo honesto, provavelmente já percebeu isso. Por exemplo, se você ficou animado em fazer uma apresentação para seu chefe. Que você então dominou com louvor. Ou quando as montanhas de trabalho estão apenas se acumulando na sua mesa. Mas você ainda “de alguma forma conseguiu fazer um ótimo trabalho”.

Todas as situações em que a atividade do seu sistema simpático o deixou mais concentrado, mais alerta, mais atento e mais produtivo. Com uma dose saudável de estresse, ele mobilizou reservas adicionais de energia que estavam disponíveis para você.

Acredite em mim: você não quer nenhuma vida livre de estresse

Porque então você literalmente fica pendurado como um gole d’água na curva. Você tem o pé sempre no freio, falta-lhe direção, senso de propósito e alegria de viver. Em vez disso, você “não sente nada”, está cansado e exausto.

Já tentei convencê-lo em um ponto ou outro de que o estresse é erroneamente demonizado como um companheiro odiado. E neste artigo eu mostrei como você pode usar seu estresse para si mesmo com a ajuda de uma mentalidade de estresse positiva e uma abordagem construtiva.

Como em tudo, é sobre o “como” e menos sobre o “o quê”. Porque você nem sempre pode mudar o “o quê” e os estressores externos que estão afetando você. Mas o “como” faz.

2. É importante garantir que seus períodos de estresse sejam seguidos por períodos de recuperação. Ou, falando biologicamente: que seus sistemas nervosos simpático e parassimpático estão em equilíbrio.

Um desequilíbrio e uma mudança excessiva em qualquer um dos sistemas não são bons para você. Claro, você deve prestar atenção ao seu nível de estresse e saber exatamente quando e como seu sistema simpático começa. Quais são os seus gatilhos de estresse ou seus primeiros sinais de alerta para muito estresse. Só então você pode neutralizar ativamente isso, ou seja, garantir descanso, relaxamento e regeneração antes que  seu estresse se torne crônico e leve ao esgotamento.

Ao tomar contra-medidas ativamente, no entanto, não quero dizer que você esteja espremendo uma espécie de “relaxamento idiota” em algum lugar de sua agenda de compromissos no sentido de “ah, hoje ainda não relaxei”. Porque estes são apenas mais pit stops que não vão tirar a sensação de agitação, pressa e aceleração – pelo contrário. É muito mais importante que você encontre um ritmo razoável ao longo do dia. E isso não significa, no sentido de uma lógica preta e branca, que deva ser totalmente rápido ou desacelerado como um caracol.

Menina com elefante
Menina com elefante

Então, no final do artigo, vamos ser muito práticos e específicos

Como você pode administrar sua vida cotidiana para superar a unilateralidade solidária e focada no estresse que pode ter se infiltrado em você sem querer?

Colocando mais ênfase em sair da unilateralidade e em direção a um ritmo saudável. Que então crescem juntos para um ritmo coerente de vida cotidiana e muda significativamente a qualidade do seu tempo. Alguns exemplos muito específicos da vida cotidiana mostram o que quero dizer:

Correr na vida cotidiana e suas tarefas vs. passear

Quando a lista de tarefas é mais longa do que o que é realisticamente gerenciável, a maioria das pessoas árduas reage dobrando ou triplicando seus esforços. Principalmente aumentando o ritmo. Para trabalhar ainda mais e, acima de tudo, ainda mais rápido. Mas acredite em mim: não ajuda e não muda nada se você processar tudo roboticamente com uma mentalidade rápido.

Porque antes que todos os pontos sejam feitos, novos são adicionados. Portanto, tente muito conscientemente variar seu ritmo de vez em quando. Isso significa que: após o trabalho árduo (simpático), você se entrega a uma tarefa na qual se imerge mais e onde conscientemente gasta tempo para fazê-la devagar e em paz (parassimpático).

As diferentes qualidades de velocidade também se aplicam naturalmente ao seu ritmo de corrida. Novamente, você pode jogar em seu próprio ritmo e experimentar o que isso faz a você e a seu corpo. Dê um passo irregular quando o bonde sair em 5 minutos, mas também dê um passeio vagaroso pelo seu parque e observe e aprecie as flores maravilhosas, os raios do sol e o chilrear dos pássaros.

Por exemplo, preste atenção em como você vai de uma reunião para a outra. Você corre (simpático) ou se permite andar devagar e respirar profundamente (parassimpático)?

Trabalhe focado vs. deixe-se ser interrompido

Assim que você deseja iniciar o novo projeto, seu colega aparece na porta e tem “apenas 2-3 pequenas perguntas”. Quando você finalmente se livra dele e quer trabalhar, o telefone toca. Quem não sabe deixar de trabalhar permanentemente e não poder enlouquecer em tais momentos?!

Não é ideal ofender seus funcionários ou colegas (olá, relacionamentos interpessoais agradecidos ou “o que você não quer que alguém faça a você, não faça isso a ninguém”), nem é orientado a objetivos e significativo quando todos podem entrar em seu escritório a qualquer momento.

Novamente, há uma chance de retornar a um ritmo saudável. Em que você mesmo toma uma decisão clara de às vezes trabalhar sem ser perturbado e adiar para mais tarde colegas que querem algo de você ou redirecionar seu telefone para a secretária eletrônica. E se deixar ser interrompido em outros lugares também, porque o que esse colega pode querer de você neste momento é importante.

(realmente) dormindo vs. estar (realmente) acordado

A rotina diária ou o ritmo sono-vigília é a melhor evidência de que fases de tensão devem ser seguidas de fases de descanso. O seu corpo simplesmente não foi feito para o poder. O sono é um dos melhores métodos de relaxamento para nós, humanos. E é exatamente por isso que vale a pena dar uma olhada mais de perto.

Como é o seu ciclo de sono-vigília? Você está dormindo o suficiente? Tempo suficiente para acordar também tem tempo suficiente para dormir?

(Se você achar que precisa se atualizar, leia este artigo , que inclui dicas e truques para ajudá-lo a construir um sono saudável.)

Seja útil e generoso em vez de se diferenciar

Mesmo com este tópico, uma mudança de ritmo e equilíbrio é o alfa e o ômega. Estar ao lado de seus semelhantes, ou seja, apoiá-los com palavras e ações, mesmo que seja muito cansativo para você, é extremamente importante para o seu vida social Manter relacionamentos . Apoiar os outros faz você se sentir incrivelmente bem consigo mesmo e retorna para você 100 vezes.

No entanto, isso não significa que você deva sempre dizer sim e amém. Porque é tão importante se demarcar de vez em quando com um NÃO muito consciente . Dedicar um tempo para cuidar de si mesmo e estar ciente de suas próprias necessidades.

Agora pergunte-se onde você está lendo isso, mas e quanto a você e sua vida cotidiana:

  1. Em uma escala de 1 a 10 – quanto você acha que tem esse tipo de ritmo, a alternância de tensão e relaxamento em sua vida agora?
  2. Em que pontos, em que situações, momentos e áreas da vida você ainda é muito unilateral e onde uma mudança seria boa para você?

Fico muito feliz se você compartilhar seus pensamentos e respostas comigo e com todos os outros nos comentários ou em nosso grupo no Facebook.

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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