Como viver o aqui e agora

Onde você está com seus pensamentos agora? Você está realmente totalmente presente no momento presente? Ou sua mente está presa no passado e em loops “e se …” ou “Eu preferiria …”? Ultimamente tenho recebido muitas mensagens e perguntas de meus leitores que descreveram exatamente este problema. Para quem é difícil romper com o passado. E eles sentem exatamente como isso os impede de ficarem satisfeitos no aqui e agora e com sua vida atual.

Neste artigo, quero mostrar por que todos estão dizendo como é importante estar no aqui e agora e como exatamente isso está relacionado à satisfação interior. Acima de tudo, porém , gostaria de lhe dar um guia prático com o qual você pode finalmente se libertar de pensamentos e ruminações sobre seu passado. Porque uma vez que este véu de névoa, que obscurece sua percepção atual, for levantado, você descobrirá como sua vida já é maravilhosa e gratificante. Com mais clareza e consciência do aqui e agora, mais da satisfação interior que você anseia aparecerá automaticamente.

Moça mentalmente focada
Moça mentalmente focada

Sua felicidade está no momento presente

Para começar, quero compartilhar com vocês um estudo impressionante que mostra de forma impressionante como é realmente importante “estar no aqui e agora”.

O estudo foi conduzido pelo psicólogo Matthew Killingsworth e seus colegas da Universidade de Harvard. ( Aqui você pode ler o estudo na íntegra.) Seu objetivo era determinar a satisfação e a presença mental das pessoas durante o dia e descobrir as relações que existiam com a satisfação dessas pessoas.

Para tanto, foram contatados 2.250 participantes do estudo no decorrer do dia a dia por meio de um gerador aleatório em um aplicativo e questionados em que “estado de consciência” se encontram no momento. Você provavelmente está se perguntando o que significa estado de consciência. Deixe-me explicar as respostas alternativas que os participantes podem escolher. Você pode especificá-los

1.) persiga seus pensamentos, ou seja, vagueie em frente sem estar ciente disso (nos referimos a isso no jargão técnico como divagação da mente – um termo muito legal, eu acho)

ou que estão
2.) totalmente focados na atividade que estão fazendo no momento.

Além disso, os pesquisadores pediram aos participantes do teste que avaliassem o quão baixo ou alto estavam seus sentimentos de felicidade ou satisfação naquele momento e que atividade eles estavam fazendo naquele momento.

O resultado foram dois resultados particularmente empolgantes:

1. Quase metade do nosso tempo, nós, humanos, estamos no modo de divagação da mente, ou seja, basicamente na ausência mental

Sim, você leu corretamente.

Inacreditável?

Você passa 47% do tempo em que está realmente “acordado”, num estado em que está inconscientemente perseguindo pensamentos. Em que você pensa sobre coisas, experiências, experiências ou questões que nada têm a ver com o aqui e agora. Você dificilmente pode influenciar deliberadamente qual conteúdo concreto surge durante essa divagação mental (ou seja, quando sua mente divaga).

Ainda preso na Idade da Pedra, seu cérebro se concentra nos aspectos negativos em particular: perigo potencial, medo e sobrevivência. Hoje não se trata mais de sobrevivência real, mas esse mecanismo negativo permanece com você até hoje. E é a fonte de suas espirais de pensamento negativas, aparentemente repetidas sem fim , nas quais você também pode ficar preso às vezes.

Por exemplo, se você passear pela zona de pedestres, uma mulher bonita com a figura perfeita passa por você e imediatamente inveja e sentimentos de inadequação surgem em você, causados ​​por pensamentos como “Eu não sou bonita / magra / o suficiente”, “ Nunca vou ser assim, parecer bem ”. No estado de divagação da mente, você não é livre e espiritualmente independente.

Como ter mais força mental
Como ter mais força mental

2. Quando sua mente divaga, você fica mais infeliz. Ou, dito de outra forma: plena atenção e atenção proporcionam paz interior e satisfação

Essa foi a segunda descoberta importante do estudo. Se você vagueia para frente e para trás em sua mente e não está no momento presente, fica automaticamente insatisfeito. E, de acordo com os pesquisadores, mesmo que seus pensamentos se transformem em devaneios, ou seja, em algo bonito. Os resultados mostram claramente que quando você está realmente em contato com o que está fazendo, você se sente mais feliz .

Realmente não importa o que você faça. Quer seja a sua atividade favorita, por exemplo, ser criativo ou fazer tarefas domésticas muito simples – se você estiver realmente atento ao assunto, ficará focado, concentrado e, portanto, automaticamente mais satisfeito.

Eu encontrei um vídeo no qual Matt Killingsworth resume pessoalmente as principais descobertas do estudo em poucas palavras. Eu adoro esses Ted Talks. Poder concentrado de conhecimento útil e útil para sua vida cotidiana. Então tenha certeza de verificar.

O que isso significa para você agora?

Quando sua mente divaga, você não fica feliz. Como assim? Porque então ele não se preocupa com o presente, com o aqui e agora. Mas seja com o seu futuro (em breve haverá um artigo próprio. No qual gostaria de mostrar que os pensamentos sobre o seu futuro não precisam preocupar você, mas como você pode moldá-los cheios de confiança e expectativa por uma vida feliz e realizada vida.). Ou você está mentalmente preocupado com seu passado – e é disso que trata este artigo.

Porque mesmo que você se entregue às boas lembranças do passado, você é menos feliz do que no aqui e agora. Mas como você pode controlar a sua “Vagabundagem da Mente” muito pessoal e relacionada ao passado?

Porque tens razão: é mais fácil falar do que fazer desligar-se do passado ou libertar-se de voltas de reflexão. Agora quero mostrar como funciona e como você consegue estar totalmente presente no aqui e agora, saborear sua vida ao máximo e, assim, ficar automaticamente mais calmo, mais calmo e mais satisfeito por dentro.

Ficar preso ao passado – o que está flutuando em sua cabeça

A grande questão que se coloca é: por que diabos você está pensando continuamente no seu passado, mesmo que seja tudo, menos bom para você? Se você examinar mais de perto o que são esses pensamentos taciturnos, descobrirá que eles são, em sua maioria, recorrentes. Que continuem girando em torno do mesmo assunto.

“Quão bom teria sido se …?”

Deixe-me mostrar com exemplos como você pode imaginar isso e o que quero dizer com isso. A preocupação constante com o passado pode significar que você está se culpando por algo. Por não aproveitar uma determinada oportunidade ou não dizer sim (ou não) a algo, por exemplo. Isso resulta em perguntas circulares que pertencem à categoria “deveria-seria-se”.

Como minha vida poderia parecer maravilhosa agora se eu tivesse ousado largar meu emprego naquela época?

Em que relacionamento feliz e gratificante eu estaria agora se tivesse a coragem de traçar um limite e terminar com meu namorado?

Ou você chorar após esta decisão e lamento que você terminou o relacionamento e quer que seu parceiro para trás.

Homem fora da zona de conforto
Homem fora da zona de conforto

Tudo por causa de …?

Ou talvez você não se culpe, mas culpe outra pessoa. Isso pode ser no nível físico, se você foi gravemente ferido por outra pessoa .

Se eu não tivesse sofrido o acidente de carro / bicicleta, não teria problemas de longo prazo com minhas costas / caminhada.

Ou você culpa seu namorado que terminou por fazer você se sentir mal. Ou pelo fato de você ter se afastado profissionalmente nos últimos anos por causa dele e não ter se concentrado tanto na sua carreira.

Talvez você ainda culpe seus pais pelo que você fez da sua vida ou pelo que não fez (” Se eu tivesse outros pais – o que seria possível então …” ).

Ou você responsabiliza seu chefe “colérico e nojento” pelo fato de estar profissionalmente preso em um beco sem saída. E imagine que você estaria em um departamento e posição completamente diferentes se tivesse um chefe que o apoia e o incentiva.

Você já pode ver pelos exemplos que este aspecto da culpa desempenha um papel muito importante

Você vai se prejudicar mais se se apegar a essas atribuições de culpa.

Independentemente de você culpar principalmente a si mesmo ou aos outros – isso o mantém preso de uma forma ou de outra e lhe rouba a oportunidade de lidar com isso de forma construtiva no presente. Para fugir disso.

“A maneira mais certa de evitar um problema é apontar a culpa.”
Louise L. Hay

Portanto, é muito importante na primeira etapa: Deixe claro para si mesmo: o que foi acabou – acabou. Hoje, no presente, você não poderá mudar o fato.

Quando você tiver realmente internalizado esse pensamento, verá que pode muito bem influenciar a maneira como deseja lidar com essa experiência ou resultado completo. Que você não precisa permanecer no papel de vítima e permitir que seu passado o impeça de ter uma vida feliz e plena no presente e no futuro.

Para fazer isso, no entanto, você precisa fazer uma coisa: deixar ir. Para se libertar de culpar a si mesmo e / ou aos outros. Gostaria agora de mostrar aspectos práticos e ferramentas com as quais você pode abordar exatamente esta etapa.

Rastreie seus pensamentos recorrentes

Antes que você possa abrir mão de algo, você primeiro precisa saber exatamente o que você tem que abrir mão. E isso não é fácil de descobrir. Porque quando essa divagação do passado ocorre em você, você está cavando seu passado, mas na verdade não está lidando com ele. Porque você realmente não quer admitir esses pensamentos porque eles não parecem bem.

Então você tenta afastar muito e não tem. O que, claro, não ajuda, porque os pensamentos estão e permanecem lá de qualquer maneira. Via de regra, quanto mais você tenta suprimi-los, mais freqüentemente e com mais força os pensamentos se impõem à sua consciência.

Satisfação
Satisfação

Portanto, embora eles venham repetidamente, você não percebeu e refletiu conscientemente sobre os pensamentos. Portanto, antes de dizer adeus a esses “criadores de problemas”, você precisa primeiro permitir. Perceba-o em toda a sua extensão e deixe-o estar lá. Falando figurativamente, você tem que abrir a porta para eles primeiro para que você possa decidir conscientemente mandá-los para fora.

Portanto, aqui está a primeira tarefa para você: observe e perceba seus pensamentos taciturnos muito consciente e atentamente. Talvez até pegue uma caneta e papel e escreva especificamente o que passa pela sua cabeça. A ênfase aqui está em ESCREVER. Por favor, faça um favor a mim e a você mesmo – porque mesmo que você pense que pode facilmente “apenas pensar” – não faça isso. Há uma grande diferença quando você vê as letras claramente escritas à sua frente.

Olhe seus pensamentos direto na “cara”

Neste ponto, pense sobre as motivações e motivos por trás disso. Qual é a culpa para quem esses pensamentos expressam? Que carga você carrega o tempo todo?

Então pense sobre o que você precisa ou tem que fazer para realmente deixar esse pensamento ir.

Você pode se culpar por não ter tentado de tudo para fazer as pazes com a circunstância, a experiência ou seja lá o que for.

Deixe-me explicar com mais detalhes o que quero dizer com isso. Suponha que seu relacionamento não esteja indo muito bem agora. Seu parceiro atualmente tem muito a ver com o trabalho, está viajando muito há meio ano e vocês têm muito pouco tempo juntos. No entanto, você percebe que mais canteiros de obras agora se acumularam; você não se sente mais perto dele. Ele também parece perceber isso e quando perguntou se havia algo errado, você respondeu que estava tudo bem.

Você diz a si mesmo que é apenas por causa da fase estressante e que tudo se resolverá novamente assim que os tempos de silêncio voltarem. No entanto, secretamente, você sabe que demoraria muito mais para voltar do seu lado e voltar ao relacionamento realizado e feliz que você já teve.

Em vez de literalmente ir pelo ralo, você deve se perguntar neste exemplo e em todas as outras situações:  

  • Existe alguma coisa que você mesmo poderia fazer e ainda não tentou para “salvar” a situação, para melhorá-la?
  • Você deixou algo não experimentado e você deve algo a esse respeito?

Somente quando você puder dizer a si mesmo com a consciência tranquila: “Eu fiz tudo ao meu alcance”, você será capaz de se livrar das dúvidas, acusações e experiências dolorosas ou dar o próximo passo. Portanto, se há algo que você ainda não experimentou, faz sentido se perguntar o que é e como você poderia fazer.

Claro, também pode ser que você já tenha feito tudo o que se pode imaginar, quitado suas dívidas e ainda mais, e investido. Então, a resposta às perguntas acima é um “não” inequívoco e claro e o próximo passo é virar emocionalmente. Como em qualquer processo de luto ou perda, é muito importante que você não tenha pressa.

Hora de sentir o que está lá

É importante que você dê espaço aos pensamentos e sentimentos que surgirem. O que exatamente você tem a ver com você? Existe algo para lamentar?

Então faça! Permita sua dor e reserve um tempo para ver o que está triste. Somente se você permitir os sentimentos negativos (que fazem parte da vida tanto quanto os positivos), você será capaz de superá-los.

Digamos que você se culpe por romper com seu ex muito cedo. Você fica se perguntando se não teria conseguido de alguma forma. Então, quando você o viu com sua nova namorada na semana passada, doeu no seu coração. Porém, em vez de permitir que os sentimentos admitam para si mesmo que isso o machuca muito e que ainda sente algo pelo seu ex-parceiro, você prefere correr de um encontro para o outro. E surpresa: todos correram mais mal do que bem.

Claro, isso se deve muito menos aos próprios homens do que ao fato de você não permitir que seu coração ferido e seus sentimentos de ciúme estejam presentes. Somente quando você reconhece algo doloroso pelo que é, você pode deixá-lo para trás. Claro, isso é imediatamente seguido pela pergunta?

Familia unida
Familia unida

Como você consegue abrir mão de algo?

Se você quiser deixar algo para trás, é importante dizer adeus de forma adequada. Não é à toa que há funerais que deveriam dar-lhe esse espaço de despedida e luto.

Quando se trata de pensamentos, crenças ou experiências, pode ser incrivelmente útil praticar um ato consciente de desapego. Aqui estão os rituais de uma forma incrivelmente útil e poderosa.

Para resumir os passos até agora para você novamente:
1. Olhe o que há para lamentar ou deixar ir e então
2. Fazer um ritual a partir desse processo que irá ajudá-lo.

Pense no que é mais adequado para você e com que tipo de ritual você pode fazer algo. Depois de escrever o que deseja separar em um pedaço de papel, você pode, por exemplo, acendê-lo simbolicamente no jardim. Ou amarre-o a um balão e depois o deixe voar. Vê-lo nadando no rio e rasgando-o em pequenos pedaços. Enterre alguma coisa. Não importa o que você faça, apenas veja o que parece certo para você.

Especialmente quando você considera outras pessoas responsáveis ​​por algo ou se culpa por algo e se reprova, há outro bloco de construção muito elementar na história do desapego que eu gostaria de examinar.

Estou falando sobre perdoar.

Porque somente quando você realmente perdoa a si mesmo ou aos outros, você é livre. O ritual de alcance é uma ferramenta maravilhosamente simples e descomplicada. Foi desenvolvido pelo psicólogo Everett L. Worthington. ( Neste livro, você pode ler com mais detalhes tudo que estou prestes a apresentar a você.)

As 5 letras REACH representam 5 etapas diferentes que você deve realizar uma após a outra. Talvez você até tenha um cenário imediato, uma pessoa em sua cabeça que o machucou muito e a quem você ainda precisa mordiscar e segurar. Ou uma reprovação que você acalentou e cultivou por muito tempo. Se você tem algo adequado em mente, pode trabalhar mentalmente com os próximos passos individuais usando sua própria situação de perdão.

R – Recall:

Lembre-se de sua dor da forma mais objetiva possível. Por exemplo: “Estou magoado e desapontado porque meu parceiro mentiu para mim” ou “Dói muito ver meu ex com outra pessoa. Agora tenho a sensação de que não deveria ter me separado dele naquela época. “

E-empatia:

Tente entender a situação da perspectiva do “perpetrador”. Coloque-se no lugar da outra pessoa e pense em uma constelação de situações e condições que tornam o comportamento da outra pessoa plausível. Por exemplo: “Meu parceiro não queria que eu ficasse chateado e tentou evitar uma briga.” Ou consigo mesmo (se você dificultar o sentimento de Selbstmitgefühl , imagine que você julga palavras de compaixão para seu melhor amigo): “É perfeitamente natural para isso para acontecer com você. Afinal, ele ainda significa muito para você, e vocês estão juntos há vários anos. Mas foi a decisão certa na época separar-se dele. Você não se sentiu confortável neste relacionamento por um longo tempo. “

A – Presente Altruísta de Perdão:

Lembre-se de uma situação em que você foi perdoado ou se perdoou e sinta a gratidão que sentiu naquele momento.

C – Compromisso:

“Publicamente” professam o perdão. Por exemplo, escreva uma carta de perdão ou faça algum tipo de contrato ou acordo consigo mesmo que você tenha escrito. Por exemplo: “Decidi perdoar meu parceiro por sua mentira.” Ou “… ter traçado o limite naquela época. Foi a decisão certa, mesmo quando estou emocionalmente ferido agora. Eu me permito permitir esse sentimento. “

H – Segure o perdão:

Quando a situação e sua mágoa surgirem novamente, faça um esforço consciente para lembrar sua confissão. O perdão não significa suprimir ou apagar uma memória, mas sim avaliá-la de forma diferente. Você tomou uma decisão consciente de perdoar a pessoa ou a si mesmo e ser paciente consigo mesmo por um bom motivo.

Diga claramente STOP

Portanto, se você notar que está caindo em padrões de pensamento antigos e relacionados ao passado, pare. Diga a si mesmo “PARE, esse pensamento não me ajuda mais. Não contribui para a minha satisfação interior. ”.

Em seguida, feche os olhos e conecte-se conscientemente com as coisas que o aproximam desse estado de contentamento.

O que quase sempre ajuda é a gratidão .

A gratidão o catapulta para o aqui e agora e para um nível completamente diferente de bem-estar em um piscar de olhos. Se você se perguntar e responder pelo que é pessoalmente grato, por quais pessoas, por quais memórias, experiências, por quais circunstâncias, por quais grandes, pequenas e “naturais” e puder encontrar respostas, você NÃO será mais feliz e satisfeito em tudo.

Outro ponto de partida: a questão do que faz sentido

Já expliquei em outro artigo o grande papel que desempenha a questão do significado de sua vida feliz e realizada. Quando você vê o que faz e como o faz de maneira significativa, isso lhe dá um impulso incrível de bem-estar e energia. Poderes inimagináveis ​​adormecidos em você serão liberados e você primeiro notará do que é feito e do que é capaz. Você também pode usar esses poderes de autoativação e autocura de significância para deixar algo ir e se libertar de seu passado,

Como?

Perguntando a si mesmo que significado você deseja dar a essa experiência. Porque ver o significado de algo não depende de como é sua experiência externa ou interna. Não está vinculado a conteúdos ou atividades específicos – não há nada que seja sem sentido ou cheio de significado per se. É você quem pode evocar ativamente esse sentimento a qualquer momento.

Estou firmemente convencido de que em cada experiência, em cada pensamento, especialmente se for repetidamente jogado a seus pés, existe um enorme potencial de crescimento e desenvolvimento. Mesmo que seja difícil para você ver e descobrir.

Portanto, especialmente com experiências que você não escolheu, que foram objetivamente terríveis e totalmente sem sentido, pergunte-se:

  • Que sentido quero dar a essa experiência?
  • O que posso aprender com isso – sobre mim, sobre os outros, sobre a vida?
  • Quais de minhas habilidades e pontos fortes, talentos, essa experiência permitiu crescer?

Às vezes, é perceber a importância de mostrar compaixão e amor por si mesmo. Para apreciar e reconhecer que você suportou e suportou algo difícil. Às vezes é coragem o que isso dá a você. A coragem de se defender. Ou perceber que não há nada de errado em mostrar fraqueza. Salte sobre sua sombra e busque a ajuda de outras pessoas.

Fortaleça sua satisfação no aqui e agora

No entanto, para aumentar sua satisfação no aqui e agora, nem sempre é suficiente fazer as pazes com o passado. Mas que você dê ao presente mais tempo e espaço.

Em geral, significa que você reflete regularmente, olha onde você está. E pergunte-se o que você pode fazer de diferente AGORA, se você está insatisfeito, para se sentir do jeito que deseja. Em pequena escala, trata-se de reservar um tempo ativamente para a gama de experiências que a vida reserva para você todos os dias. Positivo e negativo. Por exemplo, você conscientemente cria espaço para momentos de alegria e prazer ou concentra seu olhar no positivo.

Ops … foi um longo artigo novamente. Espero que você tenha aproveitado muito para si mesmo. Não se esqueça de me informar quais aspectos foram particularmente úteis para você.

Como foi para você enfrentar sua espiral de pensamentos e chegar ao fundo deles?

Qual ritual você gostaria de fazer pessoalmente para dizer adeus aos pensamentos do passado?

É claro que também estou totalmente curioso para saber se você já tentou seu próprio ritual ou o ritual de Alcançar o perdão e quais percepções você foi capaz de obter para si mesmo. Esta ferramenta é útil para você?

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.