Menina descansando

Escolha as vitaminas e suplementos certos para você

Os suplementos dietéticos incluem vitaminas, óleo de peixe, ervas, minerais como cálcio e muito mais. E se você tomar um, você não está sozinho. Cerca de metade dos adultos norte-americanos o fazem. Mas você deveria, ao escolher um suplemento de ashwagandha para eliminar o estresse

Essa é uma pergunta para seu médico ou nutricionista, diz Linda Van Horn, professora de medicina preventiva da Northwestern University.

“Fico preocupada quando vejo as pessoas tomarem um desses e um daqueles, só porque leram em algum lugar que um suplemento é útil”, diz Van Horn. “Desequilíbrios podem ocorrer facilmente, e você pode não estar ciente disso.”  

A comida é a melhor forma de obter vitaminas e minerais. Mas às vezes pode ser difícil comer vegetais frescos, frutas, grãos inteiros e outras opções saudáveis ​​em quantidade suficiente. Um multivitamínico pode ser uma maneira segura de aumentar seus nutrientes.

Você precisa de um suplemento?

A maioria das pessoas saudáveis ​​não precisa de um. Mas algumas pessoas podem precisar de ajuda extra, diz Jerlyn Jones, nutricionista registrado e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética. As razões incluem: se você é idoso, toma certos medicamentos ou não tem acesso fácil a uma alimentação saudável devido à renda ou ao lugar onde mora.

Converse com seu médico se você:

Está ou pode engravidar. Você pode não obter ferro suficiente dos alimentos, especialmente se tiver enjoos matinais. E todas as mulheres que estão grávidas, ou tentando engravidar, devem tomar ácido fólico. As vitaminas pré-natais fornecem “uma almofada extra de segurança”, diz Van Horn.

Cuide de uma criança pequena. Bebês e crianças podem precisar de ajuda para obter vitamina D e ferro.

Faça uma dieta restrita ou limitada. É mais difícil obter alguns nutrientes, como vitamina B12 ou cálcio, se você deixar de fora certos grupos de alimentos. Isso pode acontecer se você for vegano ou tiver alergia a laticínios.

Têm mais de 50 anos. Seu corpo começa a absorver menos vitaminas D e B12 conforme você envelhece. Depois de atingir a meia-idade, pode ser necessário tomar medidas extras para obter o suficiente.

Fez cirurgia de bypass gástrico. Seu intestino pode não absorver nutrientes também.

Têm certas condições genéticas ou de saúde. Você pode ter problemas para absorver nutrientes se tiver:

  • Doença inflamatória intestinal (como colite ulcerativa ou doença de Crohn)
  • Doença celíaca
  • Fibrose cística
  • Doença hepática
  • Câncer
  • Um distúrbio autoimune (como anemia perniciosa)
  • Dependência de álcool 
  • Uma mutação em certos genes
  • Pele mais escura (você pode absorver menos vitamina D)

Possíveis Deficiências

Se você acha que sua dieta carece de certas vitaminas ou minerais, seu médico pode recomendar um exame de sangue para confirmar. Por exemplo, se você é vegano há alguns anos, verifique seus níveis de vitamina B12, cálcio e vitamina D.

Não importa o tipo de dieta que você segue, informe o seu médico se você tiver estes sintomas:

  • Perda de cabelo extrema
  • Dor óssea ou articular
  • Cansaço grave
  • Arritmia cardíaca
  • Mudanças de visão
  • Feridas que curam lentamente

As deficiências nutricionais são raras nos Estados Unidos, onde a obesidade é um problema de saúde muito maior. Mas há uma preocupação crescente de que alguns americanos estejam falhando em alguns nutrientes essenciais, diz Jones. Entre a lista estão:

  • Vitamina D
  • Cálcio
  • Potássio
  • Magnésio
  • Ferro

Suplementos e Segurança

Os especialistas concordam que não há mal nenhum em tomar um multivitamínico todos os dias. Mas se você também comer bebidas e alimentos fortificados, poderá ultrapassar o nível superior tolerável (UL) para alguns nutrientes. Isso pode aumentar suas chances de efeitos colaterais. Alguns podem ser leves, como náuseas. Mas outros, como sangramento, podem ser graves.

“Em altas doses, (suplementos) são drogas”, diz Donald Boyd, MD, nutricionista registrado e professor assistente de medicina na Escola de Medicina de Yale.

Os suplementos dietéticos não são regulamentados como a medicina. Isso significa que não há como saber exatamente o que há neles.

Sempre informe o seu médico sobre quaisquer medicamentos que você esteja tomando. Alguns suplementos, como erva de São João e vitamina K, podem interferir no funcionamento do medicamento. Você pode sangrar mais durante a cirurgia. A anestesia pode não funcionar da maneira certa.

Certos suplementos exigem cuidado extra. Boyd diz que eles incluem:

Beta-caroteno e vitamina A . Doses altas podem aumentar as chances de câncer de pulmão se você fumar. Se você estiver grávida, a vitamina A na forma de retinol pode aumentar a probabilidade de seu bebê ter defeitos de nascença. 

Antioxidantes. O uso excessivo de vitaminas como C e E pode desencadear o crescimento do tumor. Eles também podem interferir nos seus tratamentos contra o câncer.

Vitamina b12. Os suplementos mais recentes têm doses muito altas. Você pode ter efeitos colaterais como ansiedade, tonturas ou dores de cabeça se tomar muito.

Vitamina D. Muito disso pode levar ao acúmulo de cálcio (hipercalcemia). Isso pode causar pedras nos rins.

Pesquisa em suplementos

Certos suplementos dietéticos comprovadamente ajudam. Por exemplo, o cálcio e a vitamina D podem reduzir a perda óssea e fraturas. Mas muitos produtos, incluindo ervas como ginkgo biloba, carecem de evidências sólidas de suas alegações de saúde.

E se algum suplemento disser que pode curar demência ou doença de Alzheimer, não acredite

Aqui está o que a pesquisa diz sobre algumas opções populares:

Ácidos graxos ômega-3 . Pesquisas com animais mostram que o óleo de peixe pode promover a saúde cardíaca, ajudar o fluxo sanguíneo e diminuir a inflamação. A pesquisa em humanos é menos clara. Mas alguns estudos sugerem que pode:

  • Aliviar os sintomas da artrite reumatóide, quando tomado junto com outro medicamento para AR
  • Reduza seus triglicerídeos, quando tomado como receita

A pesquisa para provar os benefícios dos suplementos de ômega-3 continua.

Vitaminas . Essa é uma boa maneira de corrigir uma deficiência de nutrientes. Mas os multivitamínicos provavelmente não o ajudarão a viver mais ou a diminuir suas chances de problemas de saúde a longo prazo. Isso inclui doenças cardíacas, câncer ou diabetes. E não há evidências de que as vitaminas podem ajudá-lo a pensar ou lembrar melhor.

Suplementos para doenças oculares relacionadas à idade (ARED) . Uma certa mistura de antioxidantes, zinco e ácidos graxos ômega-3 pode retardar a ARED.

Dicas de uso e armazenamento

Sempre verifique com seu médico primeiro, especialmente sobre a quantidade a tomar, aconselha Jones. Boas regras a serem seguidas incluem:

  • Não ultrapasse seu valor diário recomendado (DV) para vitaminas e minerais, a menos que seu médico diga que está tudo bem.
  • Multivitaminas não têm 100% de seu DV para cálcio ou magnésio. Você pode precisar de um suplemento separado.
  • Compre marcas com USP, NSF ou outro “selo de aprovação” de terceiros.

Pode ser mais fácil lembrar de tomar suas vitaminas se você as mantiver no banheiro. Mas luz, umidade e remédios podem formar uma combinação ruim. Mantenha seus suplementos em um lugar fresco e seco, como em sua cômoda.  

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