O poder da desintoxicação digital

Você se pergunta por que tem cada vez menos tempo, embora tente economizar mais com um bom planejamento? Por que você acha que tudo está ficando mais rápido e agitado e você só corre de um compromisso para o outro? E as coisas importantes, como amigos ou família sendo negligenciados? Não, não é porque você é um acéfalo absoluto em gerenciamento de tempo e tem zero vírgula zero habilidades organizacionais. Pelo menos não só …

Uma das razões pelas quais você se sente estressado pode estar em sua mão direita (talvez esquerda): seu smartphone. Junto com tablet, Ipad, PC, laptop e televisão, contribui significativamente para a aceleração e inquietação em sua vida cotidiana.

Se você deseja ter menos estresse e está se perguntando como pode desacelerar, é essencial usar horários off-line específicos.

Porque como diabos você pode construir um bom relacionamento consigo mesmo e moldar sua vida quando, estritamente falando, você está apenas meio “disponível” e não realmente presente?

Este artigo é, portanto, um apelo por mais desintoxicação digital – um tipo de cura de desintoxicação digital. Mas um apelo na forma prática. Você receberá dicas simples e estratégias úteis que o ajudarão a se libertar da exposição constante na mídia.

Antes disso, gostaria de deixar claro por que você deve estar altamente motivado e interessado em uma vida cotidiana “livre de mídia”. Porque as inúmeras horas em frente ao seu smartphone, laptop ou televisão não deixam de ter consequências negativas para o seu dia-a-dia e para a sua saúde – tanto física como mental.

Menina na janela
Menina na janela

A desvantagem da geração do smartphone

Seu smartphone emite bipes, vibra ou pisca constantemente: WhatsApp, mensagens, e-mails, outras notícias. Ah, e para acordar, navegar, tirar fotos, planejar compromissos e ouvir música, também é muito prático. É assim que você o integra, whoosh the whoosh, automática e naturalmente em sua vida cotidiana.

Numerosos resultados de pesquisas mostram que muitas pessoas se sentem assim. Em 2017, pronova BKK entrevistou 1.000 alemães com 18 anos ou mais em seu estudo “Die Addictions of Germans 2017”, representante de gênero, idade e estado federal. De acordo com os resultados, 33% afirmam que definitivamente não podem prescindir do smartphone no dia a dia. Um em cada seis entrevistados chegou a usar o telefone celular enquanto comia. Um número assustador de 13% não consegue tirar as mãos do smartphone, mesmo quando dirige um carro ou bicicleta.

Violento, não é?

Certamente não preciso dizer que, com a desatenção e a distração, você não só está se colocando em perigo, mas também aos outros. Mas há outras razões pelas quais você deve ser um pouco mais sensível ao consumo de mídia e por que uma desintoxicação digital seria mais do que boa para você. Porque o modo de vida atual dá origem a verdadeiras “doenças tecnológicas”.

1.) Você está causando danos massivos ao seu corpo!

Qual é a sua postura quando está com o telefone na mão?

Sua cabeça está inclinada para a frente, suas costas estão tortas.

Você certamente pode imaginar que isso fará tudo menos bem ao seu corpo a longo prazo – pelo contrário! Seus tendões na região do pescoço estão sobrecarregados e seus discos intervertebrais e coluna cervical também estão recebendo muita pressão!

É como carregar uma caixa de cerveja de 15 quilos no pescoço o tempo todo!

Seu polegar também está sob muita tensão.

A dor ou tensão inicial nesta área pode levar a doenças crônicas – se você mantiver essa postura desfavorável por muito tempo.

E como seu corpo e seus sentimentos estão inextricavelmente ligados, sua postura curvada e mesquinha também afeta literalmente seu humor. Está necessariamente neste artigo aqui para ver do que se trata e que exercícios físicos e posturas lhe fazem bem!

Menina na floresta
Menina na floresta

2.) Você aumenta seu nível de estresse e, portanto, a probabilidade de todos os tipos de doenças relacionadas ao estresse!

Acho que não preciso dizer muito mais sobre isso. Porque você pode sentir por si mesmo que o smartphone está se tornando uma fonte adicional de estresse.

Continuam chegando novas notificações que quase sempre exigem uma reação – seja na forma de uma resposta, outra para fazer na lista ou qualquer outra coisa. Mesmo se não, você ainda será distraído por piscar e bipes. Seus pensamentos vagam e você não pode mais se concentrar em sua tarefa ou atividade até que tenha olhado.

Resumindo: os smartphones provavelmente reservam um tempo para relaxar, descontrair e recarregar as baterias, assim como sua concentração para fazer bem as suas tarefas.

3.) Você negligencia os relacionamentos INTERPESSOAIS e perde o acesso a si mesmo!

Mão no coração: você encontra uma amiga em um café e ela vai ao banheiro. Será que sua primeira mão está na bolsa e você puxa o smartphone?

O ruim: muitos nem esperam até que a outra pessoa vá embora. Eles olham para a tela em sua presença. Pelo menos sempre que um sinal piscando indica que uma notificação foi recebida. O smartphone chama mais atenção do que a pessoa com quem você está falando.

Claro, isso também é perceptível em sua parceria. Quando você está sentado um ao lado do outro no sofá e cada um está absorvido em seu dispositivo em vez de falar um com o outro

Por último, mas não menos importante, os smartphones e companhia impedem que você realmente gaste tempo consigo mesmo. E isso só funciona se você não receber 1000 estímulos, mas sim NADA. Percebendo o silêncio ao seu redor, sentindo o seu corpo e, assim, construindo uma boa conexão com você e seus sentimentos e necessidades .

Mas eles geralmente são abafados por vibração, toque ou quaisquer vozes estranhas da televisão.

Não me entenda mal – não quero demonizar o próprio smartphone.

Eu mesmo uso e “aproveito” as vantagens ;-). Porque facilita muitas coisas quando você está trabalhando.

E, claro, também existem muitos aplicativos interessantes que podem até mesmo ajudá-lo a ter uma vida relaxada e sem estresse – leia mais sobre isso neste artigo . No entanto, defendo o uso saudável de smartphones e similares.

E para mim, quando o consumo constante se torna quase normal, isso também inclui uma desintoxicação de vez em quando.

Ok, acho que agora você vai concordar comigo que um pouco mais de tempo móvel e sem mídia não faria mal!

Claro, surge a pergunta: como você faz isso?

Antes de apresentar dicas de desintoxicação digital muito pragmáticas, recomendo que você faça um pequeno inventário do uso. Como grande parte da mídia agora está automatizada e inconsciente, você provavelmente nem sabe quanto está consumindo.

E sim: se você conferir o Instagram primeiro pela manhã e assistir a um vídeo no YouTube pela última vez à noite, vale a pena encarar os fatos!

Para ter uma ideia de quanto tempo você realmente passa ao telefone, recomendo que você monitore seu tempo de uso. Se você possui um iPhone com o software mais recente, seu tempo de tela será registrado automaticamente dependendo das configurações. Mas também existem muitos aplicativos de rastreamento úteis, como Moment – Screen Time Tracker, QualityTime ou Checky, que fazem isso para você.

Sem querer se assustar: você pode ficar chocado ao ver o tempo que passa no celular em um dia normal. E não há TVs, iPads, laptops, PCs e a batalha diária por e-mail com eles.

Menina feliz
Menina feliz

Por favor, não se sinta mal com isso, não tenha vergonha e não tenha a consciência pesada!

Conscientizar é o primeiro passo para a melhoria!

Agora vamos dar uma olhada muito prática no que você pode fazer para se afastar da sucção da mídia e ficar mais atento, alerta e animado no aqui e agora.

Dicas, hacks e estratégias para sua própria desintoxicação digital

1.) Quarto da zona tabu

Você também é uma daquelas pessoas que deixa o smartphone acordar e, portanto, é a primeira a pegar o celular na mesa de cabeceira?

Não é bom se você está gastando muito tempo nisso!

Porque há uma grande tentação de verificar notícias “rapidinho” ou no Instagram.

Nesse caso, recomendo usar o bom e velho despertador. Compre outro se você não tiver mais um. Existem modelos realmente bons com tons de alarme agradáveis.

Aí não há mais razão para levar o celular para o quarto. Portanto, é melhor deixá-lo completamente de fora!

Pessoalmente, também não sou fã de uma tela de TV enorme na frente da cama. Não existe comigo. (Embora a última vez que eu assisti TV foi quando eu estava com meus pais e a TV estava ligada. Ainda temos uma TV aqui, mas na verdade só porque não nos livramos da peça de 70 kg de Bang Olufsen …)

Melhor pegar um bom livro à noite. Você adormece muito melhor e mais suavemente .

2.) Definir “orçamentos” e horários de telefone celular

Assim que seu celular pisca, vibra ou toca, você reage.

O que você pode fazer a respeito?

Muito simples: basta desligá-lo. Existem alguns recursos que o ajudarão com isso. Por exemplo, você pode e deve desativar a função push para aplicativos e serviços. Então, você não será mais mostrado na tela de bloqueio quando alguém escrever para você.

Outra função que aprecio muito: o modo de voo! Você não pode apenas usá-lo quando estiver realmente acima das nuvens. O modo de voo é uma grande vantagem, especialmente nas duas primeiras e últimas horas do dia.

A coisa maravilhosa sobre isso: você então toma uma decisão consciente ao lidar com a “enxurrada de notícias”. E não reaja cega e automaticamente como um viciado a cada pequeno bipe.

Eu recomendo fortemente pensar em horários fixos por dia para dedicar ao seu telefone e verificar e responder às notificações. Talvez 3 vezes ao dia – tente e experimente encontrar a variante que melhor se adapta a você.

Essas “janelas de processamento” também são altamente aconselháveis ​​para e-mails! Neste artigo , reuni mais dicas para você controlar com eficácia sua enxurrada de e-mails.

Minha próxima dica é um pouco mais radical, mas ainda mais eficaz.

imagem da natureza

3.) Apresente um dia de desintoxicação por semana

Defina – de preferência junto com seu parceiro – um dia por semana em que seu smartphone, laptop, Ipad, TV e Cia tenham uma pausa na transmissão.

Como pode ser difícil durante a semana – acho que você provavelmente também usa as tecnologias mais recentes no / no trabalho – a experiência tem mostrado que um dia de fim de semana é adequado para isso.

Independentemente de ser sábado ou domingo: experimente desligar todos os aparelhos e ficar 24 horas sem mídia.

Se você está se perguntando o que deve / pode fazer, então: maravilhoso.

Então você pode deixar sua criatividade correr livre e fazer um brainstorming de atividades e empreendimentos que você goste. E provavelmente um pouco negligenciado devido à vida cotidiana centrada na mídia!

Acredite em mim: um dia como este é muito bom e mostra de forma muito convincente que alegria, vivacidade, leveza – a vida real – acontecem do lado de fora e não na frente da tela.

4) Desintoxicação regular da mídia social

Talvez você esteja pensando agora: … tudo faz sentido, mas um dia inteiro ou um fim de semana inteiro totalmente livre de mídia ?! Eu não vou fazer isso de qualquer maneira.

Então, deixe-me sugerir uma desintoxicação de mídia social como uma versão “atenuada”. Porque no Facebook, Instagram & Co. em particular, tendemos a nos perder mais rápido e por mais tempo.

Cuidado, potencial viciante.

Então, que tal eliminar esses desperdícios de tempo e, muitas vezes, assassinos do humor também?

Você não precisa excluir suas contas agora. Mas você pode planejar fazer pelo menos um fim de semana como um experimento, mas melhor por 4 ou, para os mais corajosos, 7 dias sem postar, “perseguir” scroll e percorrer.

Portanto, uma desintoxicação em relação a todos os canais em que você está – nada de Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat e tudo o mais que você usa.

Você ficará surpreso com quanto tempo isso economiza. Torna-se mais fácil dar uma chance a esse experimento se houver coisas que você deseja resolver ou fazer há muito tempo. Algo como um rearranjo ou ação de pegadinha no apartamento. Então, finalmente será feito porque você economiza muito tempo ao não usar as redes sociais. Mas talvez você também queira buscar novos hobbies ou experimentar algumas aulas (seja ioga, zumba ou escalada). Sem as redes sociais, você perceberá quanto tempo terá para isso.

Ou você usa o “tempo ocioso” e o “tédio” resultantes para fazer um balanço: o que é importante para você? E você está viajando de acordo com suas necessidades, desejos e sonhos? O que é preciso para se dar bem consigo mesmo?

Não se surpreenda se você gostar do intervalo nas redes sociais e até mesmo quiser estendê-lo para um mês. O tempo que você obtém como resultado significa verdadeira qualidade de vida.

Em qualquer caso, você deve ficar forte na primeira vez e aguentar por pelo menos 4, mas melhor 7 dias para sentir algum efeito.

Sinta-se à vontade para obter inspiração e motivação em um ou outro relato de experiência  .

moça feliz na natureza
moça feliz na natureza

Vale a pena ver!

Finalmente, eu realmente quero falar sobre um filme que se encaixa perfeitamente no assunto e que você definitivamente deveria assistir.

Talvez você já o conheça? Chama-se “Velocidade – em busca do tempo perdido”. Este é um documentário de 2012 de Florian Opitz. Nele, ele lança luz sobre a questão de o que significa a atemporalidade e a inquietação que experimentamos no curso de nossa digitalização e mecanização. Sua conclusão: você pode virar o tempo se ferrar. Um ritmo diferente é totalmente possível. Se apenas você quiser Não só parece promissor, como é.

Então olhe! 😉

Se você ainda tem dúvidas – aqui está o trailer

Para que você não esqueça o essencial antes do filme, tenho aqui novamente um breve resumo do conteúdo mais importante para você.

“Lições aprendidas”: é assim que você pode conseguir uma desintoxicação digital

  • Desligue a função de notificação do WhatsApp, Facebook, Instagram & Co. Por exemplo, você pode receber uma notificação coletiva por e-mail.
  • Deliberadamente, deixe seu smartphone em casa de vez em quando. Por exemplo, no trabalho ou em atividades cotidianas, como fazer compras.
  • Projete suas atividades de lazer o melhor possível, longe de telefones celulares, laptops, televisões, etc.
  • Faça dias regulares de desintoxicação digital ou pausas nas redes sociais.
  • Quando você se encontrar com outras pessoas, dê à outra pessoa sua total atenção e presença. Deixe seu celular no bolso. Principalmente se você for várias pessoas, também é aconselhável abordar o assunto abertamente e fazer um acordo de que os telefones celulares ficarão longe.
  • Não leve seu celular para o quarto e tente não usá-lo nas primeiras e últimas 2 a 3 horas do dia.
  • Vá com calma e diversão, divirta-se com isso. Não se desvalorize se você pegar o celular “de novo”, mas sorria muito mais sobre seu comportamento e sorria para si mesmo.

Então, agora é hora de começar a trabalhar. Vá em sua própria missão de desintoxicação digital!

Como você se sente “viciado em smartphone ou mídia” em relação a si mesmo? Como é para você um uso saudável do smartphone e da empresa? Você já fez dias permanentes de desintoxicação digital ou uma cura de desintoxicação de mídia social? Por favor, conte-me sobre suas experiências e escreva-me como você se sentiu!

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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