Amigas juntas

Os 5 Pilares para a felicidade plena

Você sabia que até 40% da diferença de felicidade entre duas pessoas pode ser explicada pelas diferentes maneiras como essas duas pessoas pensam e agem? Sim, você leu certo – impressionantes 40%. Apenas 10% dos diferentes sentimentos de felicidade podem ser explicados por fatores externos. Isso significa que você pode fazer muito mais pela sua felicidade pessoal do que poderia imaginar antes.

Você pode praticamente criar sua própria receita para o seu próprio bolo da sorte. Como isso funciona exatamente? Quero mostrar isso de uma forma muito prática neste artigo.

O modelo PERMA ou também: os cinco pilares da sua felicidade

Martin Seligman, um dos fundadores da psicologia positiva, pensou sobre o que realmente torna uma vida boa, realizada e, portanto, feliz. E acima de tudo: o que podemos fazer por isso. Ele resumiu os resultados de sua pesquisa e suas considerações no chamado modelo PERMA.

PERMA é um acrónimo para P emoções ositive E ngagement (forças utilizar), R elationships (relações), H eaning (sentido) e um chievement (meta realização).

Essas cinco áreas formam os pilares sobre os quais seu bem-estar e satisfação pessoal são construídos.

Imagine cinco barris. Pense por si mesmo, qual é o nível desses barris? Todos os cinco estão bem cheios?

Mostre a ideia e os resultados dos estudos. Se todos esses cinco pilares forem suficientemente preenchidos, ou seja, os níveis de preenchimento forem altos, você provavelmente também terá uma vida boa e plena.

Casal na praia
Casal na praia

1º pilar: emoções positivas ou crença, amor, esperança

O que é preciso para você ser feliz? Provavelmente desempenha um grande papel para você apenas estar confortável . É exatamente disso que trata o primeiro pilar. Para levar uma vida permanentemente plena, não é suficiente que você consiga controlar as emoções negativas ou controlá-las o menos possível.

Você está cercado por influências negativas todos os dias e é provável que as perceba mais do que eventos positivos. Se você quer levar uma vida boa, não escolha apenas lidar conscientemente com as emoções negativas, mas também escolha conscientemente os sentimentos positivos. Porque: As experiências negativas geralmente vêm por si mesmas. Precisamos fazer um pouco mais pelo positivo.

Barbara Fredrickson descreve em seu livro ” The Power of Positive Feelings “ 10 emoções positivas que têm um efeito particularmente positivo sobre sua felicidade e bem-estar. Existem:

  1. alegria
  2. gratidão
  3. Serenidade
  4. Interesse (alegria da descoberta)
  5. ter esperança
  6. Orgulhoso
  7. inspiração
  8. Diversão / prazer
  9. Admiração (espanto)
  10. amor

Pergunte a si mesmo: quando você experimentou essas emoções? Com que frequência você os convida para sua vida? O que você faz para sentir isso de forma particularmente clara?

O que você pode fazer: Com a revisão positiva do dia para sentimentos mais positivos

Para aguçar sua consciência dos sentimentos positivos que você sente ao longo do dia, a Revisão Diária Positiva pode ser uma ferramenta super simples, mas muito eficaz (e cientificamente comprovada).

Para fazer isso, você simplesmente tira 10-15 minutos à noite para visualizar o seu dia novamente e dá uma olhada bem de perto: O que foi lindo no meu dia? O que eu contribuí para isso? Neste artigo, explicarei exatamente como funciona com a Revisão Diária Positiva. Você gostaria de começar imediatamente? Em seguida, baixe meu modelo para o diário de positividade gratuitamente .

Menina com balao
Menina com balao

2º pilar: Comprometa-se ou tire o Super-homem de você

Seus pontos fortes pessoais são uma parte importante de sua vida plena. Assim que você usar seus pontos fortes corretamente e agir, você entrará automaticamente em uma “sensação de fluxo”. Você provavelmente já sentiu isso antes.

Talvez você saiba que quando você faz artesanato Você continua surgindo com novas ideias sobre como deixar sua obra de arte ainda mais bonita para ficar completamente satisfeito no final. De repente, você olha para o relógio e pensa: “O quê, já está tão tarde? Eu não percebi como o tempo voa. “

Naquele momento você estava no fluxo. E talvez a criatividade seja um de seus pontos fortes.

Um problema que experimento com mais frequência em minhas sessões de coaching é que as pessoas não dão espaço suficiente para seus pontos fortes. A maioria deles se deixa levar pelo crítico interior , que sussurra coisas como “Que bobagem é agora, quando você canta sua música favorita bem alto no chuveiro?”

Talvez você também tenha forças adormecidas profundamente dentro de você que simplesmente não usa há muito tempo, mas que estão apenas esperando para voltar à superfície?

Pergunte a si mesmo:

  • Quando e em que situação foi a última vez que tive algo como uma experiência de fluxo?
  • Existem momentos em que eu pensei que era realmente bom em alguma coisa, mas por algum motivo deixei de fazer isso?

Gosto da compilação de Martin Seligman e Christopher Peterson, que identificou 24 forças de caráter universalmente válidas. Seu uso promove a experiência de fluxo, você experimenta sentimentos mais positivos e ganha a sensação de fazer algo significativo.

5 pontos fortes particularmente importantes

Estudos científicos mostram que 5 dos 24 pontos fortes são particularmente importantes para uma vida boa e bem-sucedida. E isso é esperança, curiosidade, gratidão, capacidade de vínculo e entusiasmo.

Como você avaliaria isso? Você já usa essas forças regular e conscientemente em sua vida?

Se você acha que não está dando espaço suficiente para essas ou outras forças, posso recomendar o seguinte exercício.

Menina com balao
Menina com balao

Aqui está o que você pode fazer: olhar através de seus óculos de força

Escolha um dos cinco pontos fortes que acabamos de mencionar que você gostaria de usar com mais frequência em sua vida cotidiana, porque tem grandes esperanças por eles. Sua tarefa é usar essa força de uma nova maneira amanhã – seja em sua vida pessoal ou profissional, depende inteiramente de você.

Por exemplo, você pode expressar sua curiosidade comendo algo que nunca comeu antes. Dê mais força ao seu entusiasmo, tendo uma boa noite de sono e tomando um café da manhã tranquilo e suficiente para começar o dia com mais energia.

Não há limites para a sua criatividade (também um dos 24 pontos fortes do personagem, a propósito).

À noite, você reserva de 20 a 30 minutos para revisar o dia e fazer a si mesmo algumas perguntas :

  • Como eu me sentia antes de me concentrar conscientemente nessa força?
  • O que exatamente fiz para usar minhas forças de novo e o que senti durante esse tempo?
  • Eu achei fácil em uma escala de 1 a 10 (1 para super fácil, 10 para super difícil) para implementar a força?
  • O que mudou como resultado?
  • Eu quero repetir isso de novo? Se sim, quando e como?

Sinta-se à vontade para fazer este exercício de vez em quando. Você também pode usar outros pontos fortes para ver o que pode mudar em você e em seus sentimentos.

3º pilar: mantenha seus relacionamentos ou outras pessoas importam

Quando você voltar para casa do seu café favorito depois de uma ótima conversa com seu melhor amigo, você certamente notará como está se saindo bem. Talvez você também tenha um sentimento de felicidade por conhecer alguém como ela – alguém que apenas conhece você por dentro e por fora e com quem o tempo voa.

Ter pessoas em quem você pode confiar, que fazem você sentir que de alguma forma você chegou e que não está sozinho, é algo que desperta em nós uma satisfação incrivelmente grande. Não importa se este é o seu parceiro para você, sua família ou seu melhor amigo. Seu barômetro de felicidade funciona quando você está cercado de pessoas que lhe fazem bem e com quem você se sente seguro.

Então pare por um momento e pergunte-se:

  • Em quem você pode confiar 1000% no seu ambiente?
  • Seus contatos diários lhe dão energia ou roubam sua energia?
  • Quantas vezes por dia você é conscientemente grato pelas pessoas que lhe fazem bem?
  • Quando foi a última vez que você disse ao seu melhor amigo, parceiro ou mãe que estava feliz por tê-la?
  • Se isso foi há muito tempo, o que o impediu de contar a eles?
  • Quanto, quando e como você investe nesses relacionamentos valiosos?

Se você quer viver uma vida boa, ter um olhar crítico sobre seus relacionamentos e talvez fazer algum tipo de Primavera limpeza bem .

Termine relacionamentos que não são mais bons para você. Reserve um tempo para se encontrar com aqueles que lhe dão energia. Mostre a eles que você se preocupa com eles. Ao investir no seu bom relacionamento (tempo, palavras gentis, gestos), esse relacionamento se consolidará e se fortalecerá.

Menina calma
Menina calma

Aqui está o que você pode fazer: criar e aprofundar relacionamentos com pequenos gestos de amizade

Sobre o que você está mais animado? São os presentes grandes, como a pulseira cara com strass que você ganhou do seu marido no seu aniversário no ano passado? Ou é o pequeno buquê com suas flores favoritas absolutas que ele trouxe para você na semana passada depois do trabalho – assim mesmo?

Foi cientificamente comprovado que os chamados ” atos aleatórios de bondade “, ou seja , pequenos gestos de atenção, aumentam significativamente a satisfação. E não só com quem recebe, mas também com quem dá.

Atos aleatórios de bondade são pequenas sutilezas que você distribui aleatoriamente. E isso sem esperar nada em troca. Teoricamente muito fácil. Na prática, porém, esses pequenos gestos se perdem na vida cotidiana. Porque a maioria de nós se apressa em nossa vida cotidiana, concentre-se em nosso estresse e tenha a sensação de que não resta quase nada que seja realmente importante para eles. Espalhar esses atos e gestos aleatórios de gentileza novamente significa reservar um tempo para fazer uma pausa. Pode ser um post-it com uma mensagem amigável na cafeteira do escritório, uma flor que você entrega no caixa do supermercado.

Seja gentil quando puder. Sempre funciona. (Dalai Lama)

Portanto, pense em como você pode deixar as pessoas próximas a você felizes nas próximas semanas. Seja um convite para um brunch do Advento em sua casa, o chocolate favorito que você coloca no travesseiro do seu marido antes de ele dormir ou um cartão-postal com uma mensagem adorável para uma pessoa amada – há tantas maneiras de expressar sua gratidão, demonstrar.

Você está procurando ideias sobre o que pode fazer? Então dê uma olhada nesta coleção de 101 ideias .

4º pilar: isso faz sentido?

Muitas mentes inteligentes já lidaram com o sentido da vida. Você provavelmente já pensou um pouco sobre o propósito superior para o qual realmente faz certas coisas. E o que deve ficar de você também, se você não estiver mais lá em algum momento.

Como é com você:

  • Existe algo pelo qual você vive Com o que você está alinhando sua vida?
  • Em caso afirmativo, o que é e como você faz isso?

Muitas vezes vejo pessoas em coaching que procuram um sentido para a vida. A seguir, indico-lhes que não existe “o sentido em si”. A busca pelo significado é uma busca que nenhum de nós jamais terminará. Porque o significado só pode ser criado e criado por você. Portanto, sempre há apenas sentido na SUA vida . Você determina e decide o que faz sentido para você e o que deveria ter tornado sua vida significativa um dia.

Aqui está o que você pode fazer: Dê sentido à sua vida: escreva um obituário para você

Se você está procurando o significado de sua vida, reserve 20 minutos para pensar exatamente nisso. Como? Muito fácil (mas difícil ao mesmo tempo). A instrução “simples” para isso é: Escreva um obituário para você mesmo. Ufa, pode parecer um pouco pesado e difícil no início, mas posso garantir que, quando você começar a escrever, será muito mais fácil para você do que para você pensar

Dedique tempo suficiente para este exercício e comece a escrever. O que os outros deveriam dizer sobre você no seu funeral? Como eles deveriam pensar em você?

Encontre um lugar tranquilo e comece a escrever por 20 minutos. No final, guarde as folhas por alguns dias. Pelo menos por uma noite. Ao ler seu obituário novamente no dia seguinte ou alguns dias depois, pense em quais valores, desejos e anseios ele contém. O que você teria que fazer para que essas coisas fossem realmente ditas sobre você em algum momento?

Quer seja para investir (novamente) mais tempo em seus relacionamentos importantes, quer você bravamente siga seu próprio caminho, queira alcançar algo específico profissionalmente ou, ou, ou. A prática certamente o deixará mais perto do significado de sua vida. Então é hora de implementar.

Mulher alegre
Mulher alegre

5º pilar: zarpar e atingir metas

Ter objetivos na vida está intimamente relacionado à ideia de significado. Se você busca objetivos que façam sentido para você, automaticamente contribui para o seu bem-estar e sua vida plena. Como atingir metas aumenta sua auto-estima, você também se torna automaticamente mais confiante e satisfeito.

E você e seus objetivos? Você conhece seus objetivos importantes na vida? Você está realmente feliz com os objetivos pelos quais está trabalhando agora ou está apenas tentando alcançá-los para atender às expectativas dos outros?

Continue se perguntando essas perguntas – talvez você marque um encontro consigo mesmo uma vez a cada trimestre para este propósito:

  • Para onde eu quero ir Que objetivos desejo alcançar?
  • Supondo que alcancei essa meta, como me sentiria então?

Se você quiser diferenciar um pouco seus objetivos, considero essas três perguntas muito úteis:

  • O que você gostaria de ter?
  • O que você quer experimentar?
  • O que você quer contribuir?

Depois de encontrar as respostas para essas três perguntas, você consegue pensar no que precisa fazer para conseguir exatamente isso? Quais caminhos você terá que seguir? Que obstáculos podem surgir e como você pode superá-los?

Talvez você esteja considerando quais de seus pontos fortes você poderia usar para lidar bem com exatamente esses obstáculos.

Aqui está o que você pode fazer: Na trilha de seus objetivos com seu dia perfeito

Pode muito bem ser que você ache incrivelmente difícil encontrar objetivos específicos. Nesse caso, planeje seu dia perfeito .

Mas não me refiro a nenhum dia ideal que você possa vivenciar com mais frequência, mas sim aquele que vai além de sua vida cotidiana normal. Também aqui não há limites para a sua criatividade.

Imagine em um ano (ou 2 ou 3 anos) e pense em como será um dia perfeito. Descreva este dia tão especificamente quanto possível e tão emocionalmente quanto possível.

  • Com quem eu quero estar neste dia? Que pessoas estou por perto?
  • Como eu quero acordar?
  • Onde eu quero acordar? Em qual país eu moro? Eu tenho uma casa, um apartamento, eu moro em uma tenda?
  • O que eu quero comer e beber naquele dia?
  • Como passo meu tempo? O que exatamente estou fazendo hoje?
  • Com o que eu quero passar mais tempo? Ou seja, com qual atividade desejo gastar quanto tempo?
  • Como eu estou então Quais são meus pontos fortes e como faço para usá-los? Como estou?

A ideia por trás deste exercício é: a maioria das pessoas simplesmente não reflete com regularidade e bem o suficiente. Isso significa que eles não têm ideia de seus anseios, desejos e sonhos. E eles não podem derivar nenhum objetivo disso, para os quais eles então trabalham com toda a energia e usando suas forças. Ao fazer isso, eles também se privam dos sentimentos maravilhosos que surgem quando alcançam uma meta. Espero que você não cometa esse erro!

Sua receita pessoal para a felicidade

É claro que não existe uma receita única para o bolo da sorte definitivo de que todos gostam. Mas espero que o modelo PERMA e as dicas específicas possam ajudá-lo a fazer a sua própria massa e deixar o bolo crescer bem no forno. Para que você fique um pouco mais perto do seu próprio bem-estar e felicidade.

Se você fez um dos exercícios, sinta-se à vontade para compartilhar sua experiência conosco neste artigo. Talvez você também tenha dicas que gostaria de dar a outras pessoas ao longo do caminho? Sempre traga isso! Basta rolar para baixo e deixar um comentário.

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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