Mulher motivada

Qual o melhor método de relaxamento para você

Deixe sua alma balançar com um dia de bem-estar e uma massagem ou você prefere uma rodada de corrida ao ar livre na natureza? Treino pessoal na academia ou no sofá com um bom livro? Ou talvez você prefira praticar meditação ou ioga? Uma coisa é certa: se quiser relaxar e recarregar as baterias após um dia estressante, você terá que escolher entre uma variedade de métodos de relaxamento diferentes .

Qual é o problema disso? A maioria das pessoas nem mesmo sabe o que é realmente bom para elas. Talvez você sinta o mesmo e não seja tão fácil para você espontaneamente citar cinco atividades ou não atividades que são as melhores e mais sustentáveis ​​para você relaxar. Mas você só pode reabastecer se conhecer seu tipo de relaxamento. E é exatamente por isso que dediquei um artigo a este tópico. . Porque uma das razões mais importantes e comuns pelas quais você acha tão difícil relaxar é que você está usando o método errado. Quero ajudá-lo a descobrir o que você precisa desligar .Porque isso é totalmente individual. O que é relaxamento para você pode significar exatamente o contrário para mim, por exemplo. É por isso que preparei um pequeno teste para você * woohoo *.

Por que é importante conhecer estratégias que você pode usar para se acalmar

Você se sente exausto e esgotado. De alguma forma sinto uma inquietação constante e agitada , sem saber exatamente o porquê. Você fica mais estressado e insatisfeito, embora esteja fazendo tudo certo. Se isso o acalma, muitos pensam da mesma forma. Isso ocorre porque podemos rapidamente perder o equilíbrio na vida cotidiana se não neutralizarmos ativamente isso. Quando você vai de um compromisso para o outro, em caso de dúvida, rapidamente surge um desequilíbrio: A mistura necessária entre calma e calma por um lado e tensão e esforço por outro torna-se desequilibrada.

Costumava haver muito mais tempos de ócio e momentos ritualizados de relaxamento na vida cotidiana natural. Talvez você ainda se lembre do cochilo da tarde de sua avó ou daquela manhã tomando café e lendo o jornal antes de seu pai sair para o trabalho. Aos domingos, você pode ir à igreja, seguido por uma caminhada na floresta e uma tarde de jogos. Hoje tudo parece um pouco diferente. Você sempre pode ser contatado via celular ou e-mail, tudo pode ser usado em qualquer lugar e a qualquer hora. Quase não existem mais momentos em que simplesmente não há mais nada.

A má notícia: infelizmente, você não pode mais girar o volante. O bom: você também pode carregar suas baterias internas hoje . Você só precisa saber como.

Mulher deitada
Mulher deitada

Encontre suas próprias opções de relaxamento pessoal

Portanto, é importante que você desenvolva rituais muito individuais com os quais possa realmente relaxar. E com isso não quero dizer tentar ficar relaxado e satisfeito com todas as suas forças e no menor tempo possível. Porque esse também é um erro comum: muitos têm expectativas extremamente altas da “atividade recreativa” escolhida e tentam organizá-la perfeitamente. Se você dedicar algum tempo para fazê-lo, é claro que será particularmente bom.

Se o efeito desejado não ocorrer ou não ocorrer na extensão que você gostaria, o estresse só aumentará e as baterias ficarão mais vazias. Resultado: você está frustrado e pensa que fez algo errado. Ou talvez você apenas tenha tentado algo que não combina com o seu tipo. Só porque você leu em algum lugar que a ioga supostamente reduz o estresse e aumenta o bem-estar, não significa que funcione imediatamente e melhor para você.

Portanto, vamos descobrir juntos quais métodos e técnicas de relaxamento são adequados para você, para que você os tenha disponíveis e possa usá-los quando precisar deles.

Então, agora você finalmente chegou ao teste prometido e à pergunta empolgante:

Que tipo de relaxamento você é e em qual método de relaxamento deve confiar?

Leia as próximas 10 perguntas com atenção e escolha espontaneamente a opção de resposta para cada uma que melhor descreve você. A melhor coisa a fazer é pegar um pedaço de papel e uma caneta e anotar as respostas. Quando terminar, some as mesmas categorias de resposta (tipo A, B ou C). A carta com mais menções também mostra seu tipo de relaxamento.
Claro, pode acontecer que você tenha assinalado duas letras o mesmo número de vezes, por exemplo. Isso não é necessariamente uma coisa ruim. Você é um tipo mais misto, que pode descansar por meio de várias atividades e técnicas.

No final do teste, você encontrará uma descrição detalhada de sua categoria mais popular. Não quero apenas que você saiba que tipo de relaxamento você é, é claro, também quero que saiba quais métodos são particularmente adequados para você e quais têm probabilidade de ser particularmente eficazes. É por isso que vou apresentar a você duas ou três técnicas práticas e procedimentos estabelecidos com os quais você pode começar imediatamente e que são melhores experimentados imediatamente.

Então, vamos começar com as perguntas. Divirta-se encontrando estratégias de relaxamento adequadas!

1. Adoro malhar de verdade e ir até os meus limites. Depois disso, sinto que renasci .

Sim, é verdade. (Tipo C)
Bem, não realmente. (Tipo B)
Para mim, relaxar e treinar muito não têm nada em comum. (Tipo A)

2. Em momentos de silêncio concentrado, posso desligar e esquecer tudo ao meu redor.

Totalmente. (Tipo A)
Sim, mais provavelmente. (Tipo B) De forma
alguma, porque os pensamentos realmente giram em torno. (Tipo C)

3. Eu realmente posso relaxar em um fim de semana de bem-estar. Massagens, sauna, natação – maravilhoso!

Total! Não há nada mais bonito. (Tipo B)
Bem, definitivamente não me fará mal. (Tipo A)
Coisas de bem-estar não são para mim. (Tipo C)

4. Tenho muita imaginação e gosto de sonhar acordado.

Sim, trazer nuvem 7. (Tipo A)
Depende da situação. (Tipo B)
Não, minha imaginação é como a de um pedaço de madeira. (Tipo C)

5. Se eu não me mover fisicamente, fico de mau humor rapidamente.

Sim, você poderia descrever dessa forma. (Tipo C)
Aplica-se um pouco. (Tipo B)
Nah, isso não tem nada a ver com isso. (Tipo A)

6. No final de um dia agitado, prefiro ouvir música ou ler um livro.

Bingo. (Tipo A)
Sim, principalmente. (Tipo B)
Não, ficar vagabundeando não é para mim. (Tipo C)

7. Fico feliz se não tenho que me concentrar por muito tempo enquanto relaxo .

Em qualquer caso. (Tipo C) Em
particular, focar e reduzir ao essencial significa para mim relaxar. (Tipo A)
Se é bom para mim, por que não? (Tipo B)

8. Quando estou estressado, noto imediatamente em todo o meu corpo e fico tenso da cabeça aos pés.

Bem, posso contar um pouco. (Tipo B)
Na verdade, não. (Tipo A)
Infelizmente, sim! (Tipo C)

9. Sentar-me à beira-mar e olhar para a água é puro relaxamento para mim.

Sim Sim Sim! (Tipo A)
É relaxante, sim. (Tipo B)
Na verdade, não. (Tipo C)

10. Ficar sentado quieto é particularmente difícil para mim relaxar.

Sim, isso acerta na mosca. (Tipo C) De
jeito nenhum, é exatamente isso que te relaxa. (Tipo A)
Não muito, na verdade. (Tipo B)

mulher pensativa sentada
mulher pensativa sentada

Finalizado? Ótimo, então vamos passar para a avaliação.

Quais opções de resposta você escolheu com mais frequência?

Relaxamento tipo A: o visual – tipo auditivo

Você usa seus dois sentidos, visão e audição, para explorar o mundo ao seu redor em grande detalhe. Agora você pode estar pensando: Claro, mas não temos todos? Sim, apenas diferimos, em primeiro lugar, na intensidade com que percebemos a área circundante e, em segundo lugar, em quão fortemente isso influencia nossas reações e nosso comportamento. Com você, ou apenas um dos dois canais pode ser mais pronunciado, ou você se sente direcionado por ambas as descrições e é um tipo misto que, dependendo da situação ou do humor, se concentra mais em uma percepção (visual) ou na outra (auditiva) linha.

Se você é do tipo predominantemente visual, tem preferência pela representação visual das coisas e pode processá-las particularmente bem. Você gosta de se aprofundar em tópicos interessantes e é muito fácil deixar que as imagens surjam em sua mente.

Por outro lado, se você for mais do tipo auditivo, poderá fazer mais com sons e palavras. Em vez de ler um livro, você prefere usar uma reprodução de rádio, podcast ou colocar sua música favorita. Você é um bom ouvinte e muito procurado por seus semelhantes, porque também gosta de dar ouvidos a eles. Você se sente confortável conversando com outras pessoas e gostaria que algo lhe fosse dito.

Se você obteve a pontuação mais alta neste tipo de relaxamento, quais são os melhores pontos de partida para você? Eu tenho três ótimos métodos de relaxamento para você que são ótimos para você – independentemente de você ser mais visual, auditivo ou viso-auditivo. Talvez você já tenha feito muitas coisas certas instintivamente e experimentado um ou outro. Se não, tanto melhor, então você aprenderá algo novo agora :-).

1. Meditação

O mais clássico de todos os métodos de relaxamento, a meditação, é maravilhosamente adequado para você. Porque ajuda a aliviar e focar os sentidos, que usa e aplica mais no dia a dia. Porque se você fizer tudo ao mesmo tempo – dirigir o carro, ouvir rádio e ainda fazer ligações, pode acontecer de você usar demais seus canais e ficar tenso e estressado como resultado. A meditação acalma seus pensamentos e o ajuda a se concentrar conscientemente em um determinado objeto ou estímulo. E esconda tudo o mais. Você treina seu olho para o essencial e aumenta sua concentração e atenção plena . Você quer saber como funciona e o que você ganha com a meditação? Então é melhor ler este artigo aqui. Nele eu resumi todos os fundamentos sobre meditação para você e também recomendei meditações guiadas que são ótimas como uma introdução.

Se você consegue se imaginar meditando em grupo, pode obter informações de muitas seguradoras de saúde ou centros de educação de adultos. Existem vários cursos e ofertas – tanto para iniciantes quanto para alunos avançados. Claro, o YouTube também é um verdadeiro tesouro para meditações guiadas, se você preferir ficar sozinho. Além disso, o livro “Crashkurs Meditation” de Maren Schneider é ótimo para lê-lo e fazer você querer meditar.

2. Treinamento autogênico

O treinamento autogênico consiste em acalmar você e seu corpo e relaxá-lo – como o nome sugere. Porque a palavra grega “autógeno” é composta de “autos” = “self” e “genos” = produzir. Assim, você influencia conscientemente o seu corpo. Pode-se dizer que você está praticamente se hipnotizando. Para fazer isso, você usa principalmente o poder da sua própria imaginação.

Como funciona?

Você pode deitar-se ou sentar-se confortavelmente em uma cadeira. Você fecha os olhos e fala internamente para si mesmo frases que se concentram em certas partes do corpo. Por exemplo, “Meu braço direito está muito pesado”. Você repete esse pensamento ou frase mentalmente até que esteja ancorado em seu subconsciente. Você tenta sentir seus batimentos cardíacos e sua respiração intensamente e acalmá-los. Depois de dominar a técnica, você sempre pode usá-la quando estiver estressado e quiser desacelerar.

Encontrei um ótimo vídeo para o exercício mais famoso e fácil, o exercício de peso, que espero que o convide a experimentá-lo. Divirta-se e relaxe.

Desenvolvimento de personalidade
Desenvolvimento de personalidade

3. Jornadas de imaginação

Em uma jornada de fantasia, você pode usar sua imaginação visual de maneira direcionada para se transportar a um lugar mais bonito e permitir que o relaxamento e a calma fluam pelo seu corpo. Quando você pensa sobre suas últimas férias, provavelmente já tem alguns lugares bonitos em sua cabeça que gostaria de ter ficado mais tempo. Bem, porque não? Você pode fazer isso com o poder de sua imaginação.
A jornada da fantasia é um devaneio controlado, uma jornada para outro lugar. Talvez através do seu próprio corpo. O importante é que você deixe as imagens que surgem em seu olho interior irem e virem – sem avaliá-las.

Você encontrará muitas viagens de fantasia na rede que o levarão a uma grande variedade de lugares. Basta navegar um pouco na internet e experimentar quais você pode deixar de lado e ajudá-lo a relaxar. Pessoalmente, acho a jornada imaginária de Clara incrivelmente harmoniosa e muito bem-sucedida. Dar uma olhada.

Relaxamento tipo B: o tipo de conhecedor cinestésico

Você tem um forte senso de sentimento e reage a si mesmo e ao ambiente principalmente por meio de sentimento e empatia. Seu bom senso de linguagem corporal é freqüentemente usado em conversas com outras pessoas – por exemplo, quando você coloca uma mão compassiva no ombro de outra pessoa. Quando se trata de relaxamento, você também precisa de uma certa fisicalidade para aliviar o estresse. Claro, isso também pode significar uma massagem da qual você goste totalmente. Também uma visita à sauna, que o inspirará com novas energias. Além das atividades clássicas de bem-estar, recomendo que você combine o toque com movimentos suaves. Portanto, eu gostaria de mostrar a você dois métodos de relaxamento que provavelmente serão algo para você.

1. Yoga

A megatendência de sucesso da Índia combina exercícios físicos e mentais: os chamados asanas, sequências lentas de movimentos que alongam o corpo, são combinados com exercícios de respiração e meditação, bem como fases de relaxamento profundo. Yoga tem um efeito calmante e equilibrador: você treina força, resistência muscular, flexibilidade e senso de equilíbrio. Acima de tudo, você cultiva uma atitude de serenidade interior. Existem muitas formas diferentes de ioga, como a hatha ioga esportiva ou a ioga yin mais silenciosa, que têm diferentes enfoques. No entanto, como um iniciante, você deve primeiro descobrir se a ioga é certa para você. Eu encontrei um vídeo muito bom para isso da maravilhosa Mady Morrsion. Ela apresenta uma prática de ioga de 20 minutos para iniciantes,

Se você acha que ioga é algo para você, existem inúmeras instalações de fitness, clubes esportivos ou escolas especiais de ioga com ótimos cursos em oferta. E agora são garantidos cursos de ioga online.

2. QiGong

Semelhante ao ioga, QiGong é uma meditação holística e treinamento de movimento, uma espécie de ginástica terapêutica. Por trás disso está a filosofia do Leste Asiático, que assume uma energia vital invisível, o chamado Qi. O objetivo dos exercícios de Qigong é fortalecer e harmonizar essa energia para que ela possa fluir mais facilmente pelo seu corpo. Você pode fazer isso por meio de movimentos suaves que levam a várias formas de Qi Gong. Este vídeo oferece uma visão geral muito boa e você pode experimentar diferentes sequências de movimento e sentir o efeito delas em você.

A grande vantagem disso é que você pode fazer isso a qualquer hora, em qualquer lugar. Tudo que você precisa é de roupas razoavelmente confortáveis.

Homem em busca do sentido da vida
Homem em busca do sentido da vida

Tipo de relaxamento 3: o tipo de energia esportiva

Você gostaria de dar uma volta rápida no quarteirão três vezes para desabafar quando estiver estressado. Para você, é relaxamento quando você desafia seu corpo – e então o sente intensamente. Você gosta de estar na natureza e adora a sensação de liberdade ao fazer sua corrida matinal. Se você sentir como seus músculos gradualmente relaxam e seu corpo se afunda nesse movimento, você será capaz de acalmar sua cabeça. Para desligar. Ver as coisas com olhos diferentes e julgá-las não tão importantes quanto você fazia uma hora atrás, quando estava ficando louco.
Se aplica a você Então, tenho mais três sugestões de relaxamento com as quais você provavelmente pode fazer algo.

1. Fiação

Se você precisa de ação, spinning – treinamento de resistência intensivo em bicicletas firmemente fixadas – é o ideal para você. Você pode realmente acelerar ao pedalar. O exercício rápido irá quebrar rapidamente seus hormônios do estresse. Isso é especialmente útil se você não for fisicamente ativo no trabalho. Seu corpo provavelmente se sentirá morto de cansaço depois, mas sua cabeça e mente estarão em sua melhor forma.

Se você quiser entrar na bicicleta de spinning, o melhor a fazer é perguntar em uma academia perto de você. Lá eles agora oferecem cursos em quase todos os lugares.

2. Pilates

Como um tipo de corpo, você também não deve esquecer totalmente a mente. É por isso que pode ser incrivelmente enriquecedor para você ousar tentar outra coisa – Pilates, por exemplo. Porque isso pode fazer muito. É um treino funcional de corpo inteiro no qual você combina construção e alongamento muscular com técnicas de coordenação e respiração. Portanto, não se preocupe: você fará com que seu dinheiro valha a pena fisicamente, porque o Pilates é muito árduo se você fizer isso direito.

Como funciona? O foco do treinamento é a chamada casa de força, o centro do corpo. Você o ativa e fortalece por meio da respiração especial, na qual treina o diafragma, bem como os músculos abdominais e das costas e o assoalho pélvico. Você pode usá-lo para prevenir tensões musculares e problemas nas costas e melhorar sua postura.

É muito importante no Pilates que você execute a sequência de movimentos corretamente, ou seja, de forma lenta e fluente. Você pode errar muito com isso – é por isso que recomendo que você, como iniciante, peça a um treinador que lhe mostre o básico em uma aula individual ou comece a treinar diretamente em grupo. Eu tentei dança moderna por um tempo e fiz Pilates para isso. A ex-dançarina de balé que dirigia o estúdio era implacável. Mas foi ainda mais eficaz …

Eu fiz uma pequena pesquisa para você e encontrei um canal realmente ótimo, Happy and Fit Pilates. Os exercícios são bem explicados lá e existem inúmeros exercícios para qualquer pessoa interessada – independentemente do nível. Os mais de 50.000 assinantes falam por si ;-). Portanto, é melhor ouvir diretamente .

Então, agora você chegou ao fim. Espero sinceramente que o artigo tenha ajudado você a se avaliar (ainda) melhor. Estou curioso para saber o que saiu do teste com você. O que você poderia fazer com o resultado?

Aqui também, como em qualquer outro lugar, o seguinte se aplica: sem trabalho duro, sem preço

Portanto, convido-o cordialmente a realmente experimentar os métodos de relaxamento atribuídos ao seu tipo de relaxamento e a tomar ativamente o seu tempo.

Conte-me sobre suas experiências com ele. Se você já é um especialista em uma das técnicas, eu ficaria muito feliz se você compartilhasse seu know-how conosco e ajudasse os menos experientes entre nós a começar com algumas dicas. Talvez você também tenha dicas para blogs ou canais do YouTube? Sinta-se à vontade para escrevê-los nos comentários.

PS: Compartilhar é cuidar: Se você gostou do artigo e ajudou, compartilhe agora com seus entes queridos e com todas as pessoas que o conhecimento também pode ajudar. Obrigada!

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