Qual o nível certo de egoismo correto

Você ouvirá este anúncio em todos os voos: Em caso de perda de pressão na cabine, primeiro coloque a máscara de oxigênio em si mesmo e, em seguida, cuide das crianças e outros passageiros que viajam com você. Isso é quase tudo. Você tem que cuidar bem de si mesmo para poder estar ao lado dos outros. O que parece tão lógico em um avião é bastante difícil para muitos na vida cotidiana. Talvez você também conheça o medo de parecer egoísta quando diz não? A consciência culpada que, ao dedicar um tempo para si mesma, avisa para não se colocar acima dos outros? Se isso lhe parece familiar e você está constantemente se perguntando se talvez esteja agindo de forma egoísta ou qual é o nível certo para um bom autocuidado, então você veio ao lugar certo.

A dose “certa” de autocuidado

Talvez com antecedência: em meu coaching diário e em meus cursos online, encontro principalmente pessoas que claramente prestam muito pouca atenção a si mesmas e às suas necessidades. Mas sim, acredito que o autocuidado mal compreendido pode ser egoísta e existe muito autocuidado. No decorrer deste artigo, mostrarei dois critérios que você pode usar para determinar se está ou não cuidando de si mesmo de uma maneira boa e saudável, e no grau certo.

Como tudo na vida, cuidar de si e das suas necessidades é questão de dose certa!

Considere, por exemplo, a humildade de traço de caráter. Pessoas humildes permitem que seus sucessos falem por si mesmas, ouça com atenção os outros e não os interrompa. Você age com cuidado, pode deixar os outros brilharem e não se vê como algo especial. Na medida certa, a modéstia é ótima e torna você solidário.

Em contraste, todos os extremos são problemáticos: as pessoas menos humildes se levam muito a sério e precisam ser o foco da atenção o tempo todo. Você parece arrogante, egocêntrico e antipático. Claro, também existe modéstia “demais”. Um clássico: por pura humildade, ninguém aprende sobre seus pontos fortes e sucessos, e é por isso que os outros (valorizam) você em seu trabalho menos do que seria apropriado.

É o mesmo com o autocuidado. Todo extremo é estúpido. Se você – para colocar de forma exagerada – apenas corre de uma consulta para outra, se sente exausto e ainda não consegue dizer não, isso é, sem dúvida, um sinal de “muito pouco” autocuidado. Se, por outro lado, você entende que o autocuidado tem apenas seus próprios interesses e necessidades em mente e faz valer tudo o que é importante para você sem consideração pelos outros, isso é um claro sinal de autocuidado “excessivo”.

Então, vamos ver como você pode encontrar a “quantidade certa” de autocuidado – nem muito pouco, nem muito, mas apenas certo.

Homem com pensamentos negativos
Homem com pensamentos negativos

A quantidade certa de autocuidado para você

Claro, não existe uma medida verdadeiramente objetiva de autocuidado perfeito. Você é um indivíduo como pessoa. É sua vida. Então, por que deveríamos todos nós, humanos, ser agrupados?

Por exemplo, se você é altamente sensível, provavelmente estará muito mais ciente de seus próprios limites e se certificará de que os outros não causem poluição emocional a você do que se você não fosse. Se você acabou de passar por um esgotamento, terá que economizar seus recursos principalmente. Se você é alguém que quase não precisa de “tempo livre” (como um amigo meu), pode ficar relaxado mesmo quando confrontado com 1000 expectativas externas, contanto que possa beber chá com um amigo próximo por 2 horas uma vez por mês .

Então, basicamente, vamos encontrar o nível certo de autocuidado para você.

Um lado da moeda: é assim que você reconhece que não se preocupa o suficiente consigo mesmo

Egoísmo para autocuidado – essas duas palavras costumam aparecer juntas em sua cabeça? A questão de saber se você é egoísta porque uma vez colocou suas necessidades em primeiro lugar? Ou você está um pouco mimimi porque precisava de um descanso?

Parabéns, você com certeza não será um daqueles que se preocupam em ser egoísta demais. Porque, honestamente: você acha que um egoísta se faria essa pergunta? Claro que não! Portanto, pensamentos como esses são uma indicação clara de que você definitivamente pode melhorar seu autocuidado.

Existem mais duas indicações para mim:

1. Você não pode tomar o autocuidado como garantido

Você teria a quantidade certa de autocuidado se não tivesse mais que pensar nisso por horas. Quando é uma parte natural da sua vida cotidiana. Provavelmente, você não se preocupa o suficiente consigo mesmo se não reservar um tempo para relaxar, seu hobby ou aproveitar os momentos de sua vida cotidiana como algo natural. Ou se você não se trata com amor e compreensão com todos os erros ou nos momentos em que não atende aos seus próprios padrões, ou pode se orgulhar de si mesmo – sem ter alcançado nada de particularmente importante.

2. Seu corpo e alma estão enviando sinais de alerta claros

Se você se sente exausto, estressado e inquieto, provavelmente está negligenciando suas necessidades com bastante severidade agora. Talvez seu corpo já esteja enviando sinais claros de alerta ou sua alma esteja enviando isso? É possível que você não seja feliz o suficiente , sinta uma insatisfação latente, esteja mais irritado ou tenha a sensação de que não há mais leveza suficiente em sua vida. Tudo indica que você pode pelo menos dar um passo adiante em termos de autocuidado.

Mulher pensando
Mulher pensando

O outro lado da moeda: é assim que você reconhece que corre o risco de se transformar em um egoísta

É bastante óbvio que se seus pensamentos são apenas sobre suas necessidades e você ignora todos os outros, o que também é um direito a ser levado em consideração, você está exagerando.

Mas há dois outros critérios claros que você pode usar para decidir se está cuidando demais de si mesmo e se concentrando inadequadamente em suas próprias necessidades.

1. Você está constantemente em uma posição defensiva e se torna cada vez mais inflexível

Tente explicar a um fanático por armas militante que tipo de risco é esse. Tenho certeza: você falharia. Você também, certo? Porque ele é muito extremo. Ele defenderá sua posição até o fim, lutará por sua posição e provavelmente nunca permitirá o menor contra-argumento.

O que isso quer dizer em termos de autocuidado? Muito simplesmente: se de repente você pensar interiormente a cada pedido que lhe for apresentado: “Alguém que quer algo de mim” exteriormente, adote uma postura defensiva. A medida certa não significa rejeitar todos os pedidos e se limitar ao último. Significa às vezes dizer sim e às vezes não. Ou pegue pessoas difíceis ao seu redor e conflitos. Se você evita todos eles (“me custa muita energia”) e não enfrenta essas coisas de forma alguma, não tem nada a ver com a medida certa. Porque isso significaria evitar verdadeiros ladrões de energia, mas também procurar confrontos e resolver problemas.

2. Seu autocuidado se torna um estressor adicional

Se suas atividades de autocuidado são opressoras e você se sente pressionado por suas próprias expectativas de cuidar bem de si mesmo, seu autocuidado pode lhe fazer mais mal do que bem. Em nenhum caso, sua rotina matinal deve se tornar um esporte competitivo para você. Ou que você corre da aula de meditação para o estúdio de ioga estressado e, em seguida, fica impaciente na cozinha por 3 horas para preparar a refeição saudável perfeita para você. O mesmo vale para o trabalho de mentalidade. Sim, você deve aprender a se tornar mais confiante e se aceitar mais. Mas se isso se transformar em uma coisa de amor-próprio-corpo-positividade-eu-digo-a-mim-mesmo-todos-os-dias-como-eu-me-amo, pode ser uma coisa boa demais. Neste caso vale a pena para você

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Homem pensativo 2
Homem pensativo 2

É assim que você encontra o nível certo de autocuidado e esses aspectos fazem parte dele

Talvez você já tenha uma ideia se pertence à categoria muito pouco ou muito. Em meu último artigo, você aprendeu que tenho uma compreensão holística do autocuidado com base em oito pilares. Portanto, vamos dar uma nova olhada nos oito pilares que constituem um bom autocuidado para mim.

1. Recuperação

Você não se recupera regularmente, não faz pausas suficientes ou não se permite pausas pequenas ou grandes, para que suas baterias fiquem constantemente vazias do que seria bom para você? Um sinal claro de autocuidado insuficiente! Torna-se muito difícil se você adotar uma postura suave permanentemente, primeiro tem que se recuperar de qualquer esforço percebido e nunca sair de sua zona de conforto porque “isso pode lhe custar muita força”.

2. Prazer e o belo da vida

Muito pouco significa que você reservou pouco espaço em sua vida cotidiana para o que é belo e agradável . Como diz o ditado: A vida não é só fazer, mas também tadaas! Se você não reserva um tempo regularmente para fazer coisas que o inspiram e lhe trazem alegria, e que você pode desfrutar com todos os seus sentidos, é um sinal de autocuidado insuficiente. Seria demais se você não pudesse suportar o fato de que nem sempre você tem bons sentimentos. Ou se você só puder trabalhar e morar no escritório depois de instalar a vela aromática, as flores estão dispostas em ângulos retos e os melhores grãos de café estão na máquina.

3. Necessidades físicas básicas

É claro que você está tomando muito pouco autocuidado se não ouvir os sinais do seu corpo e não der o que ele precisa (por exemplo, sono suficiente, dieta rica em vitaminas, água suficiente). Se você está ocupado apenas otimizando seu corpo, isso fala demais. Por quê? Porque então o prazer, a tranquilidade e a auto-aceitação geralmente desaparecem.

4. Auto-aceitação e autocompaixão

Se você se critica constantemente, não se aceita pelo que você é e não pode ser tolerante consigo mesmo quando comete um erro ou falha em cumprir seus padrões, você receberá muito pouco disso. Se você ficar cego para suas fraquezas e parar de trabalhar consigo mesmo por pura auto-aceitação e levar o feedback crítico a sério, você está exagerando. Da mesma forma, quando você entende mal a autocompaixão (“seja benevolente consigo mesmo”) e se torne autopiedade (“coitado de mim”).

Pensamento sombrio
Pensamento sombrio

5. Auto-estima e autoconfiança

Com pouca ou nenhuma auto-estima, você não confia em seus pontos fortes e talentos. Você também não defenderá suas necessidades e, portanto, dirá “sim” com muito mais frequência a coisas para as quais deveria realmente dizer não ou para as quais não representa sua opinião. Você obterá muito disso se colocar sua opinião acima da dos outros e achar que as necessidades deles são menos importantes do que as suas. Ou se você está tão convencido de si mesmo e de suas características ou pontos fortes que não leva mais a sério o feedback dos outros e, pelo menos, pensa a respeito.

6. Atenção Plena

Pouca atenção significa que seus pensamentos estão mais no passado ou no futuro do que no momento presente. Não sei se realmente pode haver um a mais na forma pura de atenção plena. Pragmático, talvez, se sua atenção de repente o torna tão lento que você não consegue mais acompanhar sua vida porque a atenção plena em lavar, tomar banho com atenção, conversar com atenção, colocar sapatos com atenção, etc. demoram muito. Mas não acho que nenhum de nós pode fazer isso. Portanto, provavelmente não há muita atenção plena.

7. Relacionamentos positivos

Se você não tem tempo para as pessoas de quem gosta, não cuide de seus relacionamentos, não se cerque conscientemente de pessoas que o apóiem, o façam bem e o inspirem, ou muito fortemente com aqueles que o puxam para baixo , então isso fala por muito pouco autocuidado neste campo. É demais quando você se transforma em uma bardana ou quando entra em pânico e foge de todos os ladrões de energia e conflitos em potencial para que você permaneça com um humor positivo.

 8.  Atividades de cumprimento

Assim que você não agir de acordo com seus pontos fortes no trabalho ou em seu tempo livre, se os momentos de fluxo se tornaram raros em sua vida ou se você parou de sonhar, isso significa muito pouco cuidado consigo mesmo. Se você acredita que precisa encontrar satisfação em cada atividade e sentir sua paixão, que não pode sobreviver a um período de seca ou que está constantemente lutando com as tarefas diárias, isso indica uma superestimação desse aspecto do seu autocuidado.

O controle deslizante de autocuidado

Você conseguiu dizer, a partir dos oito aspectos do autocuidado, se está cuidando bem de si mesmo no momento? Talvez seja muito pouco em alguns aspectos, muito em outros e correto em outros?

Pense no seu autocuidado como se fosse um controle deslizante. Você pode aumentar ou diminuir o volume do fogão a qualquer momento, como em um rádio. Da mesma forma, ao fazer pequenas mudanças em seu comportamento, você pode trazer seu autocuidado para a dose certa e ajustá-lo novamente e novamente para o que você precisa no momento.

Na próxima vez que o que você estiver fazendo parecer egoísta, pense no controle deslizante e considere a possibilidade de que você não está realmente se importando o suficiente por não se valorizar o suficiente …

Deixe-me saber nos comentários para quais aspectos do autocuidado seu controle deslizante já está na faixa certa e onde você deve aumentar ou diminuir um pouco.

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