Felicidade

Qual o papel do cérebro no seu bem estar

Todos nós queremos ser felizes e satisfeitos. Sentir-se bem. No soulsweet, você obtém muitas estratégias e dicas sobre como fazer isso. Tudo isso funciona porque certos processos são acionados e executados em seu cérebro que controlam sua sensação de felicidade, satisfação e bem-estar. Hoje estamos partindo para uma emocionante jornada dentro do cérebro. Sobre a neurobiologia da felicidade. Aprenda como funciona o seu centro de recompensas, por que você experimenta emoções negativas com mais intensidade do que as positivas e como pode ajudar na sua felicidade com um treinamento direcionado. Sem qualquer jargão técnico em uma linguagem de fácil compreensão.

1. O Centro de Recompensas: a fábrica de felicidade do seu cérebro

O chamado centro de recompensa é um conjunto de células nervosas e está localizado no mesencéfalo. Isso, por sua vez, está – o nome diz tudo – bem protegido de quedas no meio do seu cérebro.

O psicólogo James Olds descobriu isso em um experimento com ratos no final dos anos 1950. No experimento, os ratos podiam estimular seu centro de recompensa ao apertar um botão.

O martelo: os ratos apertavam o botão sem parar. Porque eles queriam o “chute de sorte”. Ela gostou tanto da sensação que até se esqueceram de comer e beber. E, portanto, quase morreu.

Você vê: assim que o centro de recompensa está ativo, muitos bons sentimentos são derramados por meio de outros processos.

Esse é sempre o caso quando acontece algo melhor do que o esperado. Por exemplo, se você passa uma noite agradável com sua namorada e ela ri muito. Ou quando seu chefe elogia você por seu bom trabalho. Quando você segue seu hobby e realmente entra no fluxo.

Os novos sapatos na sua viagem de compras ou o novo smartphone provocam uma sensação de felicidade. No entanto, isso dura apenas muito brevemente e rapidamente exige mais.

Quando uma dessas “situações felizes” ocorre, os neurônios em seu centro de recompensa liberam o hormônio da felicidade dopamina.

Uma vez no prosencéfalo, a dopamina faz você se sentir eufórico e feliz. Também melhora o desempenho do seu cérebro. Você se torna mais atento e processa o que experimentou em sua situação de sorte. É assim que você aprende o que é bom para você.

Depois de um tempo, sua alegria diminui novamente. É uma coisa boa. Afinal, você não quer colocar sua vida em perigo como os ratos do experimento.

moça feliz na natureza
moça feliz na natureza
Além da dopamina, seu corpo também produz outros hormônios da felicidade.

Quatro deles são particularmente interessantes e importantes. Por meio de seu comportamento, você pode garantir que seu corpo produza mais – e, assim, aumenta sua satisfação e bem-estar.

  • Serotonina

… é um hormônio e neurotransmissor que regula vários processos do corpo. Por exemplo, faz você sentir menos dor, dormir melhor e ter mais prazer. Também melhora o seu bom humor e evita que você ande mal-humorado, assustado ou deprimido com o mundo. Também é importante que todos os processos de informação no cérebro funcionem corretamente. Como seu corpo precisa de muita luz para produzir esse hormônio, a serotonina geralmente assume o comando, especialmente no verão, e faz você se sentir mais enérgico e otimista. No inverno, para influenciar seu nível de serotonina e não cair na tristeza do inverno, você pode, por exemplo, ajudar com uma lâmpada diurna.

  • Norepinefrina

… é uma importante substância estimulante mensageira no seu sistema nervoso e desempenha um papel central no seu corpo, especialmente quando está sob stress. Em situações estressantes, a norepinefrina faz com que a pressão arterial suba e o coração bata mais rápido, de modo que mais sangue circula pelo corpo e pelo cérebro. O suprimento de oxigênio melhora, e com ele você consegue ficar acordado, alerta e focado. Além disso, aumenta sua motivação e motivação. Torna-se problemático quando o estresse persiste e os hormônios e transmissores naturalmente bem coordenados norepinefrina, adrenalina e cortisol ficam desequilibrados. Para aumentar a norepinefrina em seu corpo, você pode consumir alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, queijo ou legumes e, o mais importante, certifique-se de aprender a reduzir seu estresse ou administrá-lo bem ( aqui você pode encontrar um Fundo de artigos com o qual você pode gerenciar o estresse na vida cotidiana).

  • Oxitocina

… é conhecido principalmente como hormônio de ligação porque promove o parto e a produção de leite em mulheres grávidas e fortalece o vínculo mãe-filho. No entanto, também desempenha um papel importante (independentemente do gênero) na forma como as pessoas vivem juntas. A oxitocina pode, por exemplo, reduzir o estresse e a ansiedade, fortalecer sua confiança nas outras pessoas e no vínculo com seu parceiro, além de promover sua empatia e habilidades sociais. Com contato físico (por exemplo, carinho ou massagens), você pode aumentar naturalmente seu nível de oxitocina e se beneficiar mais de seus efeitos.

  • Endorfina

… também são conhecidos como opiáceos endógenos. Porque colocam seu corpo em uma espécie de intoxicação. Eles agem como analgésicos para ferimentos graves. Ao se exercitar, eles reduzem sua exaustão. Eles também regulam a fome, o humor e a produção de hormônios sexuais. Para que seu corpo produza mais endorfinas, vale a pena fazer exercícios. Você não precisa ser um corredor de maratona para se beneficiar dos benefícios. Qualquer tipo de treino funcionará. Menos estimulantes, mas igualmente confiáveis, são a ioga e a meditação, por exemplo. Para quem não gosta de treinar, a melhor notícia é: o riso garante a liberação de endorfinas! Além disso, qualquer tipo de hobby “emocionante” que desencadeie uma antecipação violenta em você e traga uma “emoção” positiva com ele, leva à liberação de endorfinas. Portanto, fique curioso e com a mente aberta, experimente coisas.

Menina feliz
Menina feliz

2. O sistema límbico: a fonte de suas emoções

As emoções são extremamente importantes para o seu sentimento de felicidade. Sabemos por pesquisas que uma determinada área do cérebro é responsável por controlar e regular suas emoções: o sistema límbico.

Cada parte do sistema límbico executa tarefas diferentes. Por exemplo, embora o chamado hipocampo seja particularmente importante para a memória, os sentimentos são principalmente tarefa da amígdala (caroço de amêndoa).

O caroço da amêndoa processa todas as impressões externas e reage a elas, desencadeando emoções e liberando hormônios. Por exemplo, se uma aranha de repente rastejar sobre seu pé, isso fará você se sentir assustado e se tornar fisicamente ativo.

Sua amígdala tem sua própria memória: a memória da experiência emocional. Por exemplo, se você foi mordido por um cachorro quando criança e sentiu muito medo, ela associa a memória do animal ao medo. Então, você ainda pode ter medo de cães anos após o incidente.

Embora a amígdala fosse conhecida principalmente como um centro do medo por anos, agora sabemos que também é importante para controlar as emoções positivas. Isso garante, por exemplo, que você ficará com água na boca ao passar por sua loja de salgadinhos favorita ou que ficará feliz ao ouvir música de bom humor.

O foco do cérebro está nas emoções negativas.

Seu cérebro está focado principalmente em problemas. Na verdade, isso é bastante lógico, porque nossa principal tarefa é a sobrevivência. E, para sobreviver, o cérebro precisa se lembrar bem dos perigos e reagir rapidamente a eles. Portanto, somos programados para ver um perigo potencial rapidamente e reagir com os sentimentos apropriados. Porque especialmente com nossos ancestrais, a sobrevivência estava em jogo se eles ignorassem um perigo. Ao mesmo tempo, não era tão importante ver as belas flores ou o chilrear dos pássaros ao longo do caminho. Não havia muito tempo para orgulho ou entusiasmo também.

Essa programação continua até hoje: alguém está lhe dando a prioridade? A raiva aumenta. Seu chefe não o elogia como você esperava? A decepção se espalha. Você ouve um barulho em seu apartamento mesmo estando sozinho em casa? Zack, palpitação e suor de medo na testa.

Os estímulos positivos também estão lá – por exemplo, a gratidão quando seu parceiro trouxe seu prato chinês favorito ou o orgulho quando você completou uma tarefa difícil no trabalho – mas você está menos ciente deles.

É por isso que sentimentos negativos como medo, raiva ou tristeza costumam ser muito mais intensos do que sentimentos positivos como alegria, gratidão ou orgulho.

Guia para viver no aqui e agora
Guia para viver no aqui e agora
O que isso significa para você e sua sensação de felicidade?

O fato de você experimentar naturalmente os sentimentos negativos com mais força do que os positivos torna ainda mais importante que você se concentre conscientemente neles, gere-os ativamente e saboreá-los ao máximo!

Se você está procurando o atalho e quer trazer mais contentamento e joie de vivre para sua vida passo a passo, dê uma olhada no meu livro de exercícios “Felicidade não é uma questão de sorte” . Nele você aprenderá como trazer sentimentos mais positivos para sua vida, como lidar melhor com os sentimentos negativos e como aproveitá-los ao máximo. Vou mostrar como você pode vivenciar mais momentos de felicidade no dia a dia por meio de sentimentos positivos, relacionamentos estáveis ​​e o uso de suas forças e substituir o estresse e a insatisfação por serenidade e realização.

3. Estabeleça conexões sinápticas: o treinamento para sua sensação de felicidade

Hábitos e rotinas liberam você de grande parte de suas decisões todos os dias. Você faz mais de 80% de suas ações automaticamente, sem pensar nisso.

É uma coisa boa. Porque com a ajuda de rotinas, seu cérebro economiza muita energia. Imagine ter que pensar em como fazer café todas as vezes. Ou em que direção deve abrir a torneira e como passar da primeira para a segunda marcha.

Mas também significa que seus hábitos desempenham um papel crucial em quão satisfeito você está e na frequência com que passa por momentos de felicidade.

Como isso funciona com os hábitos do cérebro? 

Quando você aprende algo novo ou executa uma ação pela primeira vez, isso é controlado pelo córtex cerebral. Você pensa conscientemente sobre o que está fazendo. E tem que gastar energia para levar o ato a uma conclusão.

Por exemplo, lembre-se de suas primeiras tentativas com uma bicicleta. Você precisava dar toda a atenção ao andar de bicicleta para manter o equilíbrio, dirigir e pedalar.

Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Isso ocorre porque as conexões sinápticas são estabelecidas entre as células nervosas em seu cérebro quando você executa uma ação repetidamente. A cada repetição, essa conexão fica mais forte. Até que um padrão de ativação automática emerja disso. Por exemplo, seu cérebro liga a ativação de certos músculos que você precisa para andar de bicicleta com seu senso de equilíbrio para que você não caia.

Uma vez construída esta rede de conexões sinápticas, esta interconexão funciona na velocidade da luz e a ação ocorre automaticamente sem qualquer esforço.

Talvez você ainda se lembre que em algum momento você pegou o jeito de andar de bicicleta e de repente se tornou uma brincadeira de criança?

A ação é então transferida da consciência para regiões mais profundas do cérebro. Até que chegue nos chamados gânglios da base. Este é um grupo de núcleos em seu cérebro que são importantes para o aprendizado. Seu cérebro salva a ação como um programa automático que pode ser reproduzido quando necessário.

Menina feliz
Menina feliz
Da trilha batida à superestrada da informação

Isso também explica por que não é fácil mudar um velho hábito ou estabelecer uma nova rotina. Por exemplo, se você quiser se livrar de sua atitude pessimista e treinar seu otimismo, é como embarcar em um caminho completamente novo em uma selva densa.

Você tem que lutar para abrir caminho através da vegetação rasteira e gastar muita energia para trilhar este caminho desconhecido. Da segunda vez não é assim tão difícil, porque já surgiu um pequeno trilho. Em algum ponto, ele evolui para um caminho mais largo e, eventualmente, para uma enorme rodovia.

Você pode usar conscientemente esse mecanismo para aumentar seu nível de felicidade. Por um lado, rompendo padrões habituais obstrutivos . Por outro lado, estabelecendo novos hábitos benéficos e padrões de pensamento otimistas.

Se você agora está motivado e deseja estabelecer uma nova rotina em sua vida, este artigo fornecerá instruções.

Você pode dar um impulso à sua sorte.

Se você adquirir o hábito de ver o mundo com olhos positivos e se conscientizar dos belos lados da vida, ficará mais feliz e satisfeito no longo prazo.

Você também pode ficar mais feliz fazendo as coisas com mais frequência e participando de situações que lhe parecem boas. Não importa se é esporte, atividades com os amigos ou passar o tempo na natureza – afinal, a felicidade é algo diferente para cada pessoa. E o bem-estar e a satisfação surgem não apenas com os pequenos prazeres da vida, mas também quando você é fiel aos seus valores ou usa seus pontos fortes.

Você acha o tópico “Neurobiologia da Felicidade” interessante e gostaria de examiná-lo mais de perto? Então, posso recomendar o livro “O Código de Autocura: A Neurobiologia da Saúde e da Satisfação”, de Tobias Esch. Na verdade, foi escrito para terapeutas e conselheiros. Se você está interessado em abordagens científicas e no que está acontecendo no cérebro, certamente será capaz de aprender muito com elas, porque ele explica as conexões muito bem.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *