Treinamento de força Mental – O guia passo a passo

Algumas pessoas alcançam seus objetivos de forma consistente.

Superam as suas dúvidas, mantêm-se com a bola e não se deixam deter por desafios, problemas e contratempos.

Outras pessoas, por outro lado, falham repetidamente.

Deixam-se intimidar pelos seus medos, desistem muito depressa e cedem às primeiras dificuldades.

Qual é a diferença entre eles?

Força mental.

Muitas vezes, as circunstâncias não determinam o quão bem-sucedido e feliz você é. Mas sua cabeça.

Com força mental, você alcançará seus objetivos mais cedo, dominará os desafios com mais facilidade e lidará melhor com o estresse.

Se você está pensando no poder mental como uma espécie de superpotência mágica, não está errado.

Mas o que exatamente é essa força mental? E você pode treinar força mental?

Agora estamos nos dedicando a essas questões.

Mulher cheia de confiança
Mulher cheia de confiança

O QUE EXATAMENTE É FORÇA MENTAL?

A força mental é uma mistura de autoconfiança, força de vontade e estabilidade emocional.

Assim, você confia em suas próprias habilidades, lida com contratempos , tem autodisciplina e também pode lidar com emoções negativas .

A força mental é como a cena do crime no domingo: você pode confiar nela.

Freqüentemente, as pessoas pensam em poder mental em relação a crises e grandes desafios.

Mas ser mentalmente forte não é importante apenas em situações extremas, mas também na vida cotidiana.

Você duvida menos, tem mais resistência e confia mais em si mesmo.

Aqui estão algumas vantagens:

  • Você pode desligar, lidar com o estresse e relaxar melhor.
  • Você trabalha em seus objetivos mesmo quando não está motivado.
  • Você não permite que contratempos e decepções o impeçam.
  • Você dá menos valor às opiniões dos outros.
  • Você pode se afirmar melhor no trabalho e em casa, expressar sua opinião e estabelecer limites.

Por que a força mental é tão importante?

O que distingue as pessoas bem-sucedidas das malsucedidas é sua disposição para fazer coisas desagradáveis.

Coisas exaustivas. Coisas desafiadoras. Coisas que não são divertidas.

Pessoas de sucesso não gostam de fazer essas coisas. Mas eles fazem isso de qualquer maneira. Uma e outra vez.

O sucesso é tão desconfortável quanto uma depilação corporal completa. É exatamente por isso que tão poucas pessoas têm sucesso.

Todos os dias você pode decidir novamente entre as coisas “certas” e as “erradas”:

Você pode:

  • Coma alimentos saudáveis ​​ou como Homer Simpson
  • Vá para a academia à noite ou passe o tempo no treinador
  • Termine seu relacionamento doentio ou continue dizendo a si mesmo que ainda há alguma maneira de salvar
  • Ligue para esse cliente em potencial ou adie-o porque não tem vontade
  • Leia um livro para saber o que o deixará na frente ou assista à última temporada de suas séries favoritas na Netflix
  • Enfrente um desafio ou continue fugindo dele (e da vida)

Quanto mais decisões “certas” você tomar, melhor será sua vida no longo prazo.

Em quase todas as áreas da vida, são a força mental e a perseverança que têm a maior influência sobre o sucesso ou o fracasso.

Força mental é, portanto, a chave para alcançar seus objetivos – no esporte, no trabalho, na vida.

3 coisas aprendidas sobre força mental

Força mental em psicologia

Por décadas, psicólogos lidaram com o tópico da força mental e como ela surge.

Já na década de 1960, psicólogos importantes como Albert Bandura, Martin Seligman e Julian B. Rotter reconheceram a importância da força mental e realizaram vários estudos.

Isso resultou em 3 conceitos psicológicos diferentes que são muito difundidos:

  • Autoeficácia de Bandura: As pessoas geralmente só agem se ousam fazer a coisa toda e esperam ter sucesso com sua ação.
  • Aprendeu desamparo com Seligman: devido a experiências negativas, as pessoas podem desenvolver a crença de que não podem mais mudar suas vidas (o que muitas vezes leva à depressão). 2
  • A crença de Rotterdam no controle: se as pessoas acreditam que podem influenciar e controlar os eventos por meio de seu comportamento, estão em melhor situação (a crença no controle é, por assim dizer, o antagonista do desamparo aprendido). 

Mas mesmo hoje, o tópico da força mental ainda é de grande importância na psicologia e os estudos são realizados repetidamente e novos conceitos são desenvolvidos.

Com base na teoria dos construtos pessoais, os australianos Gucciardi, Gordon e Dimmock definiram a força mental em 2008 como:

“Um conjunto de valores, atitudes, comportamentos e emoções que permitem suportar e superar obstáculos, adversidades ou pressões, bem como manter a concentração e a motivação para alcançar objetivos de forma consistente”. 

Peter Clough e Keith Earle, por outro lado, desenvolveram o modelo 4C para força mental em 2012.

A posição da 4C para confiança, desafio, controle e comprometimento.

Mulher deitada
Mulher deitada

TREINE A FORÇA MENTAL EM 7 ETAPAS

Pense na força mental como um músculo. Quanto mais você o treina, mais forte ele fica.

Não é à toa que se fala de aptidão mental ou treinamento mental .

Você certamente sabe como treinar seus músculos:

  • Vá para a academia (ou pratique outro esporte) e force um pouco o músculo.
  • Publique uma selfie no Instagram com orgulho.
  • Dê descanso suficiente ao músculo (sono, boa comida, descanso).
  • Repita tudo.

Mas como você pode treinar sua força mental?

1. Enfrente pequenos desafios

Uma das etapas mais importantes é continuar enfrentando pequenos desafios. Eles são diferentes para cada pessoa.

Aqui estão alguns exemplos:

  • Tome um banho frio todas as manhãs .
  • Aprenda a dizer não.
  • Medite por 15 minutos todas as manhãs.
  • Vá à academia 3 vezes por semana.
  • Para ir para o trabalho de bicicleta.
  • Estude uma língua estrangeira por 30 minutos todas as noites.
  • Evite comer alimentos pré-embalados por uma semana.
  • Acorde cedo todos os dias .

Ao enfrentar pequenos desafios repetidamente, você se tornará mentalmente cada vez mais forte.

Tomar um banho frio é um bom desafio

É importante que o desafio não seja muito pequeno nem muito grande.

Se for muito pequeno, não será mais um desafio. Comer meia barra de chocolate em vez de uma barra inteira à noite no ônibus não é algo que o torna mentalmente forte (desculpe!).

Por outro lado, se o desafio for muito grande, você não o enfrentará permanentemente. Você não tenta agachar com 120 kg na primeira vez que vai para a academia (pelo menos eu espero).

2. Mentalidade de feedback

Quanto maiores forem seus objetivos, maiores serão os desafios, problemas e contratempos (acredite, falo por experiência própria).

Portanto, é extremamente importante que você adote a mentalidade de feedback .

Em outras palavras, só porque você falhou ou experimentou um revés, não significa que não o tenha recebido ou que não alcançará seu objetivo.

Significa apenas que seu sistema, método ou ideia atual não está funcionando.

Continue experimentando até encontrar o que funciona para você.

Se uma criança aprende a andar e cai na primeira tentativa, não diz:

“De alguma forma, correr não parece ser para mim … Prefiro deixar o absurdo!”

Mais sobre isso neste artigo: Dissolvendo crenças negativas

3. Não espere que as coisas sejam fáceis

Muitas vezes, as pessoas ficam desmotivadas, tristes ou desanimadas porque as coisas estão mais difíceis do que esperavam.

Mas a questão é: quem disse que as coisas tinham que ser fáceis?

  • Você quer ser promovido?
  • Movendo-se para uma nova cidade?
  • Começar uma família?
  • Parece um modelo de fitness?
  • Abrir um negócio?
  • Escreva um livro?
  • Desenvolver-se pessoalmente ?
  • Torne-se mais aberto e carismático?

Então não espere que as coisas sejam fáceis. Prepare-se para problemas e dificuldades.

Não estou dizendo que a vida deve ser uma luta.

Mas muitas vezes é a noção irreal de que tudo deveria ser um passeio no parque que enfraquece as pessoas.

Portanto: Espere pelo melhor, esteja preparado para o pior e aceite o que vier.

Menina preocupada
Menina preocupada

4. Seja racional sobre seus sentimentos

Você pode controlar suas emoções ?

Sim! Pelo menos até certo ponto.

Na verdade, essa também é uma das grandes diferenças entre pessoas mentalmente fortes e aquelas que não o são.

Mesmo pessoas mentalmente fortes às vezes se sentem inseguras, desmotivadas, tristes ou infelizes. Mas eles não permitem que esses sentimentos os detenham.

O fato é que, na maioria das vezes, os sentimentos negativos não são o problema. Mas sua avaliação dos sentimentos.

Deixe-me explicar

Digamos que você tenha a intenção de perder 5kg.

Infelizmente, a balança não mente. E só pesou 2 kg.

Agora você está desapontado.

E agora vem o verdadeiro problema. Em vez de apenas perceber o sentimento e observá-lo, você entra nele.

Você começa a ficar com raiva de si mesmo por comer demais.

Então diga a si mesmo que você é um fracasso e que não pode chegar a lugar nenhum.

Agora você imagina que nunca vai perder peso e, portanto, seu parceiro vai te deixar (ou você nunca vai encontrar um).

De repente, você se vê daqui a 10 anos, gordo, desesperado, infeliz e solitário.

O que aconteceu?

Você entrou no seu sentimento.

Aprenda a observar seus sentimentos e percebê-los à distância.

Um sentimento é apenas um sentimento. Uma sensação em seu corpo.

Nem mais nem menos.

5. Não agrade a todos

É bom quando você não é um idiota egoísta que usa os sentimentos das outras pessoas como capacho.

Mas fazer com que seja certo que todos sempre digam sim e evitem discussões é a atitude errada.

Para se tornar mentalmente forte, você não deve querer agradar a todos.

Entenda que você é a pessoa mais importante em sua vida. E não há problema em agir de forma teimosa e egoísta às vezes.

Que significa:

  • Esteja disposto a contradizer outras pessoas se você discordar delas.
  • Diga não quando não tiver vontade de fazer algo ou não quiser fazer algo.
  • Tente não agradar a todos.
  • Estabeleça limites e deixe claro para as outras pessoas como você gostaria de ser tratado.
  • Aceite que nem todo mundo vai gostar de você.

Para se tornar mentalmente forte, você precisa valorizar sua própria opinião sobre si mesmo mais do que o que os outros pensam de você.

Se as pessoas brincam com você ou o tratam com desrespeito, é porque você permite.

Respeite a si mesmo. Tente não agradar a todos. Dê sua opinião

jovem sorrindo
jovem sorrindo

6. Desenvolva os hábitos certos

A maioria das pessoas tenta atingir seus objetivos com pura força de vontade. E falhar.

Porque a força de vontade não é uma força constante. Às vezes você tem mais, às vezes menos.

Alguns dias você tem a força de vontade de um soldado de elite, outros dias você mal consegue ir do sofá até a geladeira.

Força de vontade é como a atriz principal de uma novela espanhola: uma rainha do drama imprevisível.

Portanto, as pessoas de sucesso não dependem de sua força de vontade. Você desenvolve os hábitos certos.

Quando algo se torna um hábito para você, você não pensa mais nisso. Você faz isso automaticamente.

Em sua vida cotidiana, você tem muitos hábitos:

  • Você continua comprando alimentos semelhantes.
  • Você geralmente faz as mesmas coisas antes de dormir (assistir TV, ler, checar as redes sociais, conversar com seu parceiro, etc.)
  • Você segue o mesmo caminho para o trabalho.
  • Você sempre toma um café com um pedaço de bolo depois do almoço.
  • Etc.

Portanto, a questão não é se você deve desenvolver hábitos. Mas o que.

Existem hábitos que são bons. Isso o ajudará a se tornar quem você deseja ser.

Existem hábitos que não são bons. Isso evita que você se torne quem você quer ser.

Se o seu objetivo é correr uma maratona, mas você sempre tem uma taça de vinho e dois cigarros para desligar à noite, seu hábito é um problema.

Em vez de se concentrar em seus objetivos, concentre-se em desenvolver os hábitos certos.

7. Concentre-se no que você pode controlar

Se você se concentrar no que pode influenciar, ficará mentalmente mais forte.

Por outro lado, se você se concentrar no que não pode influenciar, ficará mentalmente mais fraco.

Isso porque nós, humanos, aprendemos por meio de feedback.

Quando você se concentra no que pode controlar, superará suas dúvidas , mudará coisas e alcançará seus objetivos.

É assim que seu cérebro percebe que tem algum controle. E isso o torna mentalmente forte.

Por outro lado, quando você se concentra no que não pode controlar, você se sente impotente.

Você não tem controle e nenhuma influência. E isso o torna mentalmente fraco (veja também o conceito introduzido anteriormente de desamparo aprendido por Martin Seligman).

Concentre-se no que você pode influenciar

Muitas pessoas tentam controlar um determinado resultado. Mas isso não funciona.

  • Você pode controlar a forma como aborda outras pessoas. Mas você não pode controlar se eles gostam de você.
  • Você pode controlar o quanto você se prepara para uma entrevista de emprego. Mas você não pode controlar se realmente conseguirá o emprego.
  • Você pode controlar o quão disciplinado e eficiente você trabalha. Mas você não pode controlar se será promovido.
  • Você pode controlar como cria seus filhos. Mas você não pode controlar o que eles fazem com suas vidas.

Para desenvolver força mental, você precisa concentrar sua energia, tempo e focar nas coisas que você pode controlar.

Portanto, concentre-se em sua atitude, seu comportamento e sua reação às situações.

Força mental vs. falsa esperança

Muitas pessoas gostariam que a vida fosse mais fácil.

O trabalho é menos exigente. Os outros seres humanos mais amigáveis. Os desafios são menores. As preocupações financeiras são menores.

Mas isso não vai acontecer. A vida não fica mais fácil.

Mas pelo contrário.

Ganhar mais dinheiro, começar uma família, começar de novo ou começar seu próprio negócio raramente é fácil.

Os desafios aumentam. As decisões ficam mais difíceis. Os problemas estão ficando maiores.

Então, qual é a solução?

Que você fica mais forte.

Desenvolva a força mental para perseguir seus objetivos, resolver problemas e superar desafios.

Vale a pena .. Garantido.

Qual dica você mais gosta? Deixe-me saber nos comentários!

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