Tristeza – Os motivos mais comuns da tristeza aparecer

“Por que estou tão triste? Na verdade está tudo bem. Mesmo assim, não consigo me livrar desse vazio. Eu não quero ficar triste o tempo todo. “

Você se reconhece nisso?

Muitas pessoas se sentem tristes de vez em quando, sem motivo aparente.

A distração esconde o sentimento. Mas isso dura pouco.

Depois do filme engraçado, da festa, do evento tudo é como antes: vazio, triste e triste.

Sua tristeza pode não ser fácil de se livrar.

Mas neste artigo você aprenderá 5 dicas para superar sua tristeza e desenvolver mais alegria na vida novamente.

Mas primeiro vamos esclarecer uma coisa importante.

O poder das afirmações positivas
O poder das afirmações positivas

PORQUE ESTOU TÃO TRISTE RAZÕES PARA SE SENTIR DIFÍCIL

Ninguém gosta de ficar triste. Ficar triste é desconfortável. Esgotando a energia. Estranho.

Todos ao seu redor provavelmente estão altamente motivados. Pensamento positivo. Cheio de energia. A carreira está ferrada, o corpo se endurece, a personalidade se desenvolve.

A mídia social está cheia de pessoas que levam uma vida feliz . Pessoas que têm relacionamentos gratificantes, que fazem viagens emocionantes, comem alimentos saudáveis ​​e parecem ter tudo sob controle.

Estar triste e sem alegria não se encaixa na visão de mundo dos “fazedores” e auto-otimizadores.

Existem muitas razões compreensíveis para esta sensação:

  • Você acaba de sofrer uma grande perda
  • Você luta para superar uma doença
  • Seus planos de carreira falharam
  • Sua namorada ou namorado te deixou.
  • Alguém o desapontou profundamente.
  • Você está sempre preocupado com o futuro .

Ou … ou … ou …

Você percebe: há inúmeras experiências e situações em que é perfeitamente normal ficar triste.

Triste, triste, vazio: por que a tristeza não precisa ser um sintoma de depressão

Estar triste é um sentimento humano central.

Não ajuda,

  • quando você se atormenta por dentro (“Por que estou sempre tão triste?”),
  • censurá-lo (“Eu me odeio por estar triste o tempo todo.”) ou
  • suprimir o sentimento (“Não quero ficar triste.”).
  • Não faz você se sentir melhor como num passe de mágica.
  • Você pode estar se perguntando se está deprimido.

Existem grandes diferenças entre sentir-se triste, sem alegria, infeliz e deprimido.

Diferenças entre tristeza e depressão

Como descobrir se você está triste ou deprimido:

  • Ficar triste é um sentimento. Os sentimentos duram pouco: desaparecem novamente após 90 segundos. A depressão é crônica. Os sintomas duram pelo menos seis meses.
  • Quando você está triste, você pode se afastar das pessoas ao seu redor. Mas você ainda cumpre suas obrigações. Uma pessoa deprimida muitas vezes não é mais capaz de fazer isso.
  • Quando você está triste, pode acabar conversando com outras pessoas. Pessoas deprimidas tendem a se isolar.
  • Mesmo quando você está muito triste, você pode manter sua rotina. Pessoas deprimidas não podem mais fazer isso.
  • Ficar triste e sem alegria não o impede de fazer planos para o futuro. Aqueles que estão deprimidos muitas vezes se sentem desesperados demais para isso. Ele não se vê no futuro.

Se você ainda suspeita que está deprimido: peça ajuda!

Entre em contato com seu médico de família. Ele pode encaminhá-lo a um especialista.

Se você está triste, eu posso te ajudar!

Antes de dar dicas muito específicas, temos que esclarecer uma coisa:

Por que as pessoas ao seu redor geralmente reagem à tristeza com defesa

Homem com pensamentos negativos
Homem com pensamentos negativos

Não fique triste: por que a tristeza assusta aqueles ao seu redor

Vamos supor que haja um motivo específico pelo qual você está triste.

Uma experiência dolorosa arrancou o chão sob seus pés.

“Não fique triste!”

As pessoas ao seu redor tentam se livrar da sua tristeza. Livre-se da sensação o mais rápido possível. Não há necessariamente simpatia por trás dessas tentativas de consolo. Às vezes, há medo por trás disso.

O medo de que a sensação pudesse ser contagiosa. Triste, triste – ninguém gosta de se sentir assim.

Em nossa sociedade, o foco está no pensamento otimista. Todos são jovens, bonitos, felizes e bem-sucedidos. Ou pelo menos é como eles se posicionam.

Pessoas famintas por sucesso sorriem alegremente no Facebook, Instagram e Pinterest. O que realmente parece com sua carreira é quase sempre escondido do público.

Em uma pitada, sussurros serão dados.

Este mundo ilusório torna mais difícil aceitar o lado negro da vida. Isso inclui o fracasso. Mas também dor, perda, doença, velhice e morte.

Cada um de nós tem essas experiências. E sim: todos esses são motivos compreensíveis e bons para ficar triste.

A tristeza faz parte da vida, assim como a alegria, a raiva e a raiva. No entanto, em fases difíceis da vida, muitas vezes somos deixados sozinhos por nossa rede.

Ficar triste não é sexy.

O que você pode fazer quando se sente oprimido? Em essência, você não tem escolha: você tem que enfrentar sua tristeza.

5 ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM A TRISTEZA

Aqui eu conto 5 maneiras de como você pode lidar com sua tristeza.

  1. Aceite seus sentimentos

Dê espaço à sua tristeza. Em vez de lutar contra o sentimento, aceite que está se sentindo triste.

Permita suas emoções (“Estou triste – e tudo bem.”)

Você provavelmente está processando uma determinada experiência.

Não reprima seus sentimentos. Chorar também é permitido.

Parece paradoxal: mas apenas se você permitir e aceitar o sentimento, ele desaparecerá por si mesmo.

Se você lutar contra isso, você o mantém dentro de você. Então, a tristeza surge em você em um momento em que você não pode usá-la.

Jovem apreensiva
Jovem apreensiva
  1. Lide com sua tristeza

Aconteceu alguma coisa em sua vida recentemente que puxou o tapete debaixo de seus pés?

Imagine…

  • seus amigos,
  • sua família,
  • seu parceiro,
  • seu emprego,
  • seus planos futuros,
  • sua saúde e
  • sua situação financeira.

O que está incomodando você? Com o que você está preocupado?

  1. Faça dos seus sentimentos um problema

Você é alguém que gosta de falar sobre seus sentimentos? Isso costuma ser mais difícil para os homens do que para as mulheres.

Se você quer se expressar, encontre pessoas que irão ouvi-lo. Sem julgar , desvalorizar ou criticar você por suas emoções .

Ou você é alguém que se retrai e passa por fases difíceis por conta própria?

Em seguida, escreva o que está em sua mente e por que está triste.

Tente colocar seus sentimentos em palavras. Muitas coisas são mais fáceis de suportar quando você as compartilha.

Também pode ajudá-lo a escrever algumas frases tristes .

  1. Deixe de lado o sentimento
  • Ninguém está a salvo de um golpe do destino.
  • Erros e mal-entendidos acontecem.
  • De vez em quando, você toma decisões erradas.

John Lennon disse: “A vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos.”

Não podemos influenciar tudo. Algumas coisas simplesmente acontecem.

É normal fazer um balanço das falhas, contratempos e golpes do destino:

  • Você cometeu erros
  • O que você poderia ter feito melhor?
  • Você poderia ter evitado o problema / desastre?

O que, no entanto, é inútil se você girar em um círculo.

Em algum momento, será hora de deixar ir.

No final, temos que aceitar certas coisas.

Mantendo-os incessantemente em sua cabeça e girando em sua cabeça como um carrossel, a situação não melhora.

Jovem bem confiante
Jovem bem confiante
  1. Aprenda a serenidade

Ficar calmo significa ficar calmo em situações difíceis. Se você ficar calmo, você aceita a situação como ela é.

Um exemplo:

Suponha que você esteja preso em um engarrafamento.

Em vez de xingar e ficar chateado por estar atrasado para o compromisso, você aceita a situação. Sua decepção, raiva e sentimentos de culpa não mudam nada.

Como resultado, o atolamento não resolve. Você ainda não está avançando mais rápido.

Mas com a decepção, raiva e sentimentos de culpa você gasta muito de sua preciosa energia.

Em vez disso, direcione essa força para algo produtivo:

  • Deixe-os saber que você vai se atrasar. Peça desculpas por isso.
  • Teria ajudado sair mais cedo? Da próxima vez, planeje uma zona-tampão maior.
  • Use o tempo inesperado para pensar, ouvir música ou se concentrar em um livro de áudio.

Se você está infeliz e percebe: “Estou triste”, deixe este pensamento ficar sem julgamento por enquanto.

  • Evite ficar com raiva de si mesmo.
  • Interrompa os pensamentos que circulam.
  • Perceba que a tristeza é um sentimento. Tem o seu lugar.

Se você conseguir manter a calma, não se atormentará com expectativas que não pode cumprir.

O psicólogo Michael Schellberg, de Hamburgo, define a serenidade da seguinte maneira: Significa: “Estar com você mesmo e no momento”.

Triste sem motivo?

Nem sempre há uma razão específica para o sentimento. Às vezes, a tristeza chega até nós sem motivo aparente. A vida não é fácil.

Você não está sozinho com esse tipo de tristeza.

Se você se sentir triste sem motivo, outras estratégias o ajudarão. Existem coisas que você não pode influenciar. Você pode mudar outras coisas. E é aí que começamos agora.

Pode haver algum trabalho de detetive para começar. Você tem que descobrir o que o deixa triste.

Talvez seja sua vida cotidiana que rouba sua energia.

A sua vida é apenas uma rotina? Um dia é igual ao outro? Você cumpre seu dever, mas nada mais?

Se for esse o caso, tenho boas notícias para você:

Você pode mudar isso!

Vou mostrar a você como fazer isso agora.

Menina calma
Menina calma

CHEGA DE TRISTEZA: MUDE SUA VIDA

Vamos dar uma olhada rápida nas cinco áreas mais importantes da vida:

  • Trabalho: o seu trabalho é uma via de mão única? Inscreva-se em outro lugar. Ou comece seu próprio negócio.
  • Relacionamentos: O seu círculo de amizades o atrapalha? Expanda sua rede. Encontre pessoas otimistas que lhe darão energia. Separe-se dos vampiros de energia que o sugam e o deixam triste, sem alegria e vazio.
  • Seu parceiro não está (mais) indo bem? Você se distanciou? Saia dessa relação. Isso dói. Mas, a longo prazo, você ficará melhor com isso.
  • Saúde: Você se sente mole e sem energia? Se você é clinicamente saudável, isso pode ser devido à sua dieta. Reconsidere seus hábitos alimentares. Quanto exercício você faz em sua vida cotidiana?
  • Finanças: As preocupações com dinheiro podem nos oprimir. Se você estiver endividado, um consultor de dívidas o ajudará. Obter ajuda! Talvez a solução também seja um emprego com melhor remuneração.
  • Significado e autorrealização: Idealmente, você encontrará ambos em seu trabalho. Se não: voluntário. Encontre uma área onde você possa usar seus pontos fortes.

Esses são apenas exemplos.

Pense nas possibilidades realistas que você tem para mudar sua vida.

Lembre-se, uma vez que você tenha um plano, os sonhos não são mais fantasias. Então os sonhos são objetivos.

Como você fica mais feliz

Se você não quer mais ficar triste, dê o primeiro passo.

Você notará: se você mudar alguma coisa, ela ficará em círculos.

Freqüentemente, outras áreas mudam automaticamente.

  1. Saia da sua rotina

Por um lado, temos que fazer certas coisas. Por outro lado, as rotinas fornecem segurança.

Quanto mais segurança você precisa, mais monótona se torna sua vida.

Se sua rotina não for escolhida voluntariamente: Você não é um robô. Mude conscientemente a maneira como você organiza sua vida cotidiana.

Por isso, as férias são boas para nós: as férias não são o quotidiano. Você vê, ouve, sente, prova e cheira coisas completamente novas.

Se sua rotina é sua rede de segurança, saia de sua zona de conforto de vez em quando. Isso expande sua experiência.

Permita que “Estou triste” se transforme em “Estou orgulhoso de mim mesmo!”.

Mulher determinada
Mulher determinada
  1. Encontre um trabalho significativo

Passamos grande parte de nossa vida no trabalho. Isso é bom. Eu também trabalho muito.

Não sou daquelas pessoas que dizem que o trabalho tem que ser divertido. Trabalho pode ser trabalho.

Mas você precisa de desafios. Você precisa sentir que está usando seus pontos fortes. Algo para mudar. Ser importante.

Você está entediado com seu trabalho? Então você não pode crescer lá.

Isso pode fazer você se sentir triste, sem alegria e vazio sem motivo aparente.

  1. Distinguir entre prazer rápido e felicidade

Você pode pensar: “Estou tão triste. Estou mudando as casas agora para que finalmente possa me sentir melhor. “

Festas, compras, drogas, comida, filmes: tudo isso parece bom no curto prazo.

Mas o prazer rápido não o torna feliz a longo prazo. Depois disso, você ainda se sente triste, sem alegria e vazio novamente.

Você conhece isso?

  • Após a embriaguez, a realidade o traz de volta à terra. Em vez de melhor, tudo é pior do que antes.
  • Assim que o novo item está pendurado no armário, o encanto se foi.
  • Alimentos gordurosos e açucarados têm um gosto bom. Mas isso te deixa cansado e estressa seu corpo.
  • Todo mundo gosta de festa. Mas sua vida é uma série de festas. Você não vive sua vida Você está fugindo disso.
  • Assistir à compulsão por séries irá preencher seus finais de semana. Nessas horas, você é improdutivo. Sua vida está se esgotando. Você realmente quer dar o que há de mais precioso à Netflix?

Portanto, há uma grande diferença entre ser feliz a longo prazo e se sentir bem a curto prazo.

E, a longo prazo, apenas uma coisa o deixa feliz e satisfeito: uma vida significativa.

Você tem que arder por algo maior do que você. Esse pode ser o seu trabalho. Mas também uma atividade voluntária.

  1. Encontre um desafio para si mesmo

Uma vida simples e entediante pode deixá-lo triste.

As pessoas têm uma necessidade profunda de crescer. Queremos desenvolver. Afinal, é disso que se trata a vida.

Para você, isso significa: Você precisa de um desafio que o estimule.

Nossas mentes desejam superar as dificuldades. Por esse motivo, muitas pessoas adoram sudokus e jogos de quebra-cabeça.

Talvez você esteja triste, vazio e insatisfeito porque não tem o desafio.

pessoas felizes juntas
pessoas felizes juntas
  1. Trabalhe em seu relacionamento

Você está se apegando a um relacionamento que há muito acabou?

Talvez você tenha se separado. Ou a faísca simplesmente se foi.

Sempre dói terminar um relacionamento. É ainda pior, no entanto, permanecer em uma situação desesperadora.

Se ainda houver uma chance de melhoria, use-a:

  • Fale abertamente com seu parceiro.
  • Faça terapia de casal.
  • Abra espaço para união.

Se não houver mais nada para salvar, trace a linha. Isso lhe dá a chance de recomeçar com outra pessoa.

  1. Construa relacionamentos reais com outras pessoas

Os contatos sociais são importantes. Você tem um bom relacionamento com sua família nuclear, com seus amigos?

Relacionamentos reais estão se tornando mais raros.

Você pode estar bem conectado nas redes sociais. Mas no mundo real, você raramente vê as pessoas de quem gosta.

Um abraço virtual não pode substituir o toque real. Uma conversa cara a cara real é diferente de uma troca rápida por e-mail.

Conheça as pessoas de quem você gosta. Crie experiências e memórias compartilhadas. Isso é algo que realmente conecta você.

  1. Viva no presente

Você pode achar difícil deixar o passado para trás. Talvez você se atormente com erros, decisões erradas e perdas.

Ao mesmo tempo, você pode estar pensando no futuro sem nenhuma alegria.

Você se esquece de uma coisa: o presente. Aqui e agora:

  • Você não pode mudar o que está atrás de você.
  • Você não sabe o que está à sua frente.

Você só pode mudar o presente. Não deixe seu passado decidir seu futuro.

Como eu disse acima: aprenda a serenidade. Isso o torna mais consciente e permite que você esteja consigo mesmo no presente.

  1. Assuma a responsabilidade por sua vida

Você sente que não pode mudar nada?

Precisamos sentir que somos auto-eficazes. Você pode se sentir triste porque se sente impotente.

Só você decide

  • como e onde você mora.
  • onde você trabalha.
  • com quem você passa sua vida.
  • o que você faz no seu tempo livre
  • como você lida com seu corpo.

Você está nas melhores mãos: as suas.

Em outras palavras: comece a assumir responsabilidades

Mulher que se ama
Mulher que se ama

Dê o primeiro passo

O primeiro passo é sempre o mais difícil. Quando o pensamento “Estou triste” surge em você, você está reservando um tempo para si mesmo.

Vá ao fundo desse sentimento. Não tenha medo de lidar com você mesmo e com seus sentimentos.

A tristeza tem razão de ser, assim como a alegria.

Talvez o seu subconsciente esteja lhe transmitindo uma mensagem importante com a sensação de estar triste sem motivo.

É sua vida. Como você gasta, cabe a você decidir. Portanto, aproveite ao máximo!

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